Evangelho na comunidade

Data de publicação: 09/08/2013

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

19° Domingo do Tempo Comum

Sb 18,6-9; Sl 32 (33); Hb 11,1-2.8-19; Lc 12,32-48

Tesouro e coração − Onde está o vosso tesouro aí também está o vosso coração.  O que fazer com os bens deste mundo? Aproveitá-los bem enquanto estamos vivos, porque amanhã vamos morrer. Ou aproveitá-los bem enquanto estamos vivos, porque amanhã vamos morrer e queremos morrer bem para continuar vivos? Basta uma só morte, a que nos faz passar desta vida para a outra. Não queremos experimentar uma segunda morte, aquela que, depois da primeira, nos joga eternamente no lago de enxofre. Deus quer nos dar o Reino e queremos ser dignos dele. Para isso, vamos vender os nossos bens e dar esmola, assim os valores que possuímos estarão bem guardados em bolsas que não se estragam, aonde o ladrão não chega e a traça não corrói. Somos cristãos e sabemos que o Senhor subiu ao céu e virá um dia em sua glória para julgar os vivos e os mortos. O que fazemos enquanto Ele não vem? Bebemos, brigamos, batemos nos outros, assaltamos, matamos, tornamos este mundo impossível de se viver. Não seria melhor que o Senhor ao chegar nos encontrasse trabalhando positivamente para diminuir as distâncias e aproximar os corações?

A comunhão − Os santos participam solidariamente dos mesmos bens e dos mesmos perigos. Saber com antecedência ajuda a lutar pela causa que abraçamos. O Livro do Apocalipse anima os primeiros mártires a permanecerem firmes e resistirem diante das perseguições, mostrando a eles o céu e a liturgia celeste. Assim também o povo de Deus no Egito. Os hebreus sabiam que a noite da libertação ia chegar e por isso se conservaram intrépidos. Ser diferente neste mundo, não buscar o que todo mundo busca, descobrir novos valores e caminhar em busca de uma Terra sem Males, tudo isso supõe força e coragem. Os santos de Deus que vivem nesta terra, os que receberam a revelação dos bens futuros, os que caminham como se vissem o invisível, rezam e fazem um pacto divino: participar solidariamente dos mesmos bens e dos mesmos perigos. Acolhendo os necessitados com a solidariedade dos bens deste mundo, eles se unem fortemente e juntos correm os mesmos perigos. São também solidários no risco a correr e no perigo a vencer.

Fé convicta − A fé é a convicção acerca das realidades que não se veem. A fé remove montanhas porque ela nos faz ver o que outros não enxergam, nos faz ver o invisível. Ela nos dá a certeza de que a realidade não é apenas material, visível, palpável. O que existe tem sempre um lado não visível a olho nu, mas que é visto pela fé. Esperamos, e já possuímos o que esperamos. Ainda não, e já! A fé, como virtude teologal que nos une a Deus, animou e iluminou a vida de todos os patriarcas, profetas e santos. A fé sobrenatural tornou-os mais humanos, tornou-os gente que crê e espera, gente de visão, de sonhos, que busca uma pátria melhor, e antes da definitiva, mil anos de felicidade neste mundo.

Nossa vida hoje – Nós cremos e esperamos e, enquanto o mundo novo não acontece, somos solidários uns com os outros na superação dos obstáculos que querem impedir a chegada de um mundo melhor. Vivemos a utopia de uma cidade bem alicerçada que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor. O tesouro está bem colocado e lá está o nosso coração. Tudo o mais é relativo e existe em função do único Absoluto.

*Sacerdote e professor de Sagrada Escritura.





Fonte: Família Cristã 931 - Jul/2013
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados