Plantas medicinais

Data de publicação: 16/08/2013




Kiwi


Originário da China, mas popular a partir de seu cultivo comercial iniciado na Nova Zelândia, o kiwizeiro é uma trepadeira lenhosa que produz um fruto saboroso, o kiwi (Actinidia deliciosa). Um kiwi médio contém cerca de 130 miligramas de vitamina C, ou o dobro de uma laranja. É ainda uma fruta rica em potássio, mineral vital para o organismo humano, cuja deficiência pode produzir problemas arteriais, depressão, estresse e disfunções digestivas. Além de conter uma enzima, a actinidina, muito similar à papaína, que ajuda a digestão, o kiwi possui fibras que atuam como um excelente regulador da função intestinal.






Caruru


Conhecido também como bredo ou amaranto, o caruru (Amaranthus viridis) é uma herbácea de talo ereto com folhas de bordas às vezes onduladas. Consumido desde a Antiguidade pelas civilizações das Américas Central e do Sul, o caruru, especialmente as folhas e os talos, é utilizado em refogados, molhos, tortas, pastéis e panquecas. As sementes são usadas para fazer pães e podem também ser ingeridas torradas. Na medicina caseira, o caruru é recomendado contra infecções e como preventivo no tratamento de problemas hepáticos. Atualmente, pesquisadores de vários países vêm se dedicando a resgatar essa planta como espécie vegetal capaz de ajudar a enfrentar a fome e a desnutrição.











Bucha


Trepadeira de até 5 metros, de folhas grandes, ásperas e verde-escuras, a bucha (Luffa cylindrica) é originária da Ásia e foi introduzida no Brasil pelos portugueses. Quando pequenos, seus frutos substituem os pepinos em saladas. Quando grandes, chegam a ter mais de 1 metro de comprimento e podem ser usados para fazer macerações purgantes, diuréticas e depurativas do sangue. Quando a casca do fruto fica amarela, suas sementes são retiradas, servindo o fruto como esponja para banho. Serve ainda como matéria-prima para bolsas, tapetes, chinelos e peças de artesanato doméstico.











Cinerária


Com suas folhas ramificadas e cinzentas, a cinerária (Senecio cineraria) é originária da Europa e utilizada hoje como planta ornamental em jardins da Região Sudeste do Brasil. Como planta medicinal, tem utilidade anti-inflamatória e descongestionante. Entretanto, devido ao seu componente tóxico, é venenosa se for ingerida sem a indicação terapêutica ministrada por um especialista.




Fonte: Família Cristã 878 - Fev/2009
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Páscoa
Na Páscoa, é muito comum as famílias se reunirem para uma confraternização.
Ao sabor da abóbora
No Brasil, conforme os estados, a moranga é conhecida também como jerimum.
A fruta do mês
Para se alimentar melhor e ainda economizar, os nutricionistas orientam o consumo de frutas
Sabor mineiro
A arte culinária é uma das tradições mais significativas de Minas Gerais.
Viva o México!
O México possui uma gastronomia muito variada, com diferentes pratos típicos, doces e bebidas
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados