Evangelho na comunidade

Data de publicação: 18/10/2013

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

20 de outubro de 2013

29º Domingo do Tempo Comum

Ex 17,8-13; Sl 120 (121); 2Tm 3,14 – 4,2; Lc 18,1-8

Quando o Filho do Homem vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra? – Jesus conta a história de uma viúva insistente.  Ela acreditava que o juiz iria atendê-la e fazer-lhe justiça. O juiz a atendeu por causa da insistência e por medo de ser agredido.  Aquela senhora não era agressiva. Ela se tornaria agressiva por causa da injustiça.

Por isso dizemos que a paz é fruto da  justiça. Você pode falar com Deus, pode até gritar diante d’Ele, pode confiar que Ele lhe fará justiça. Isto é fé, a fé que temos ou não temos. Por isso Jesus pergunta: “Quando eu voltar, ainda haverá fé sobre a terra?”. Por que a pergunta?Será que a fé corre o risco de desaparecer?

Moisés conservava as mãos levantadas, e Israel vencia – Moisés rezava e Josué vencia a batalha contra os amalecitas. Moisés abaixava os braços e Josué perdia. Na batalha da vida, alguém tem que permanecer de braços abertos sem se cansar.

Os braços de Jesus estão abertos, pregados na cruz, para que possamos vencer a batalha contra o mal. Aos cristãos que “em  diversas partes do mundo se encontram em dificuldades para professar abertamente sua fé e ver reconhecido o direito de  vivê-la com dignidade, escreve o papa Francisco na mensagem de hoje, “desejo garantir-lhes que estou perto, na oração, das  pessoas, das famílias, das comunidades que sofrem violência e intolerância, e lhes repito as palavras consoladoras de Jesus: ‘Tenham confiança. Eu venci o mundo’”.

As Sagradas Escrituras têm o poder de comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus – Na encíclica  Lumen Fidei, o papa conta que o filósofo alemão chamado Frederico Nietzsche disse uma vez à sua irmã Elizabete que, se ela quisesse alcançar a paz da alma e a felicidade, podia se contentar com a fé, mas que se quisesse ser discípula da verdade, deveria então investigar. O filósofo coloca a fé de um lado e a busca da verdade no lado oposto, como se uma não pudesse viver com a outra. No entanto, o papa afirma que “o homem precisa de conhecimento, precisa de verdade, porque sem ela não se mantém de pé, não caminha.

Sem verdade, a fé não salva, não torna seguros os nossos passos. Seria uma linda fábula, a projeção dos nossos desejos de felicidade, algo que nos satisfaz só na medida em que nos quisermos iludir; ou então seria  reduzida a um sentimento bom que consola e afaga, mas permanece sujeito às nossas mudanças de ânimo, à variação dos tempos, incapaz de sustentar um caminho constante na vida”. O estudo das Sagradas Escrituras, que o missionário leva para o mundo, tem o poder de comunicar a sabedoria.

Nossa vida hoje – Quando Jesus voltar, Ele encontrará fé na terra porque todos nós vamos trabalhar para isso. Na mensagem, o papa começa falando de uma “Igreja que anuncia o Evangelho com coragem”, e termina abençoando “de coração os  missionários e as missionárias, e a todos os que acompanham e apoiam este compromisso fundamental da Igreja para que o anúncio do Evangelho possa ressoar em todos os rincões da Terra. E nós, ministros do Evangelho e missionários,  experimentaremos ‘adoce e confortadora alegria de evangelizar”’.

*Sacerdote e professor de Sagrada Escritura.




Fonte: Familia Cristã 933 - Set/2013
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados