Evangelho na comunidade

Data de publicação: 01/11/2013

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

3 de novembro de 2013

31º Domingo do Tempo Comum

Ap 7,2-4.9-14; Sl 23 (24); 1Jo 3,1-3; Mt 5,1-12a

Todos os Santos numa só festa – Quem são os Santos? São pessoas, homens e mulheres, que viveram neste mundo a mesma vida que nós vivemos, muito unidos a Jesus Cristo e de acordo com os seus ensinamentos.  Eles viveram por causa de Cristo e de seu Evangelho. Por isso dizemos que a melhor interpretação da Bíblia Sagrada é a vida dos Santos e das Santas. Dizemos também que foram heróis, isto é, que viveram com dedicação e firmeza, com gosto e intensidade, com paciência e alegria. Viveram de forma heroica as virtudes teologais: da fé, da esperança e da caridade; e as virtudes cardeais: da prudência, da justiça, da fortaleza e da temperança. Foram pessoas que valeu a pena. Olhamos hoje para todos eles e dizemos: “Se eles e elas puderam, por que eu não posso também?”. Os Santos são intercessores, eles rezam por nós, e são modelos de vida. Seu exemplo nos anima. Colocamos em casa e nas igrejas os seus retratos para nos lembrarmos de que eles são vitoriosos, e nós podemos ser como eles. Não fazemos pinturas e imagens para adorá-las. Adoramos a Deus somente. Quadros e imagens são uma lembrança constante de como se vive o Evangelho de Jesus e que temos bons amigos e companheiros de caminhada que estão lá no céu intercedendo por nós.

As bem-aventuranças − Bem-aventurados os filhos de Deus que lavaram e alvejaram suas vestes no sangue do Cordeiro. Essa gente toda viveu as bem-aventuranças que lemos hoje no Evangelho de Mateus. Foram pobres, aflitos, mansos, justos, misericordiosos, puros de coração, promotores da paz, defensores da justiça, firmes na fé em Jesus Cristo. Verdadeiros filhos de Deus que viveram na fé e agora vivem na visão. Aqui acreditaram, agora eles veem o que são na glória de Deus. Enfrentaram a tribulação e saíram vitoriosos. No sangue de Jesus derramado na cruz, no sangue do Cordeiro, eles se lavaram e purificaram. Uma multidão de anjos, homens e mulheres, celebram a liturgia celeste e cantam a vitória de Cristo e de todos os que viveram os seus ensinamentos. Lá estão os filhos do povo de Israel e uma multidão proveniente de todos os povos, homens e mulheres cujo coração Deus conheceu. Deles é a terra e o Reino dos Céus, alcançaram misericórdia e veem a Deus. Aguentaram firmes por causa de Cristo e receberam uma grande recompensa no céu.

Nossa vida hoje – O apóstolo São Paulo escreveu aos filipenses: “Tudo posso naquele que me dá força”. É esse o sentido da frase de Santo Agostinho: “Você não pode o que estes e estas puderam? Na verdade, eles puderam por força própria ou pela graça de seu Deus?”. Cada santo é diferente e cada um nos mostra um aspecto da beleza de Deus. Assim também você, assim também eu. Com a força de Deus, somos capazes de ter os nossos corações fixos onde estão as verdadeiras alegrias, somos capazes de não precisar de muita coisa para viver bem, somos capazes de dar as mãos aos outros e caminhar juntos, somos capazes de partilhar a comida, as vestes e o teto, somos capazes de sorrir, abraçar, perdoar. Somos um vaso de barro que contém um tesouro. Afinal, já não somos nós que vivemos, é Cristo que vive em nós, num vaso de barro.


*Sacerdote e professor de Sagrada Escritura




Fonte: Família Cristã 934 - Out/2013
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados