Evangelho na comunidade

Data de publicação: 14/11/2013


Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

17 de novembro de 2013

33º Domingo do Tempo Comum

Ml 3,19-20a; Sl 97 (98); 2Ts 3,7-12; Lc 21,5-19

Estamos terminando o Ano Litúrgico, indicação do fim dos tempos. Fim de ano, fim dos tempos, tempo de refletir sobre o que importa verdadeiramente, sobre o que fica e o que passa. É o tempo do julgamento da humanidade, da expectativa daquele que virá julgar os vivos e os mortos.

Permanecer firme – Não se iludam com a beleza do Templo de então nem dos templos de agora. Não se deixem enganar por qualquer voz que promete a prosperidade. Não tenham medo, fiquem firmes. Jesus não se impressionou com a beleza do Templo de Jerusalém. O pequeno Templo, construído depois do exílio da Babilônia, foi ampliado e quase todo refeito pelo rei Herodes, que foi um grande construtor. Ainda hoje podem ser vistas as enormes pedras do muro de arrimo da esplanada que formam a base do Muro Ocidental ou Muro das Lamentações. Mas, não nos prendamos às belas pedras ou às ofertas votivas. “Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.” “Acredite, já tinha dito Jesus à samaritana, que vem a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém vocês adorarão o Pai”... “Vem a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade; pois tais são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”. Quando o rei Davi quis construir um Templo, Deus mandou-lhe um recado por meio do profeta Natã: “Você vai construir uma casa para eu morar? Nunca pedi uma casa para morar, sempre andei errante sob a tenda. Eu é que farei uma casa para você e vou preparar um lugar para o meu povo para que não ande errante e não continue a ser oprimido pelos perversos. Vou lhe dar uma descendência. Serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Ele construirá uma casa para o meu nome” (cf. 2Sm 7).

Não se deixem enganar – Vão aparecer alguns dizendo que falam em nome de Deus e vieram para construir o seu Templo com belas promessas de prosperidade e riqueza. Não se deixem enganar porque a vida do seguidor de Cristo é uma luta na qual se dá testemunho da fé. Permanecemos firmes numa luta constante por causa de Cristo e de seu Evangelho. Tememos e respeitamos o nome do Senhor com os olhos fixos no horizonte à espera do nascimento do sol da justiça que traz em suas asas a cura de todos os males.

O Templo de Deus somos nós – Em nós habita o Espírito (cf. 1Cor 3,16). A casa de Deus é a igreja do Deus vivo (cf. 1Tm 3,15) e somos nós as pedras vivas da construção de uma casa espiritual (cf. 1Pd 2,5). O verdadeiro Templo sem paredes é feito de gente viva dedicada, consciente ou inconscientemente, à causa de Cristo e de seu Evangelho. No último livro da Bíblia, no capítulo 21 do Apocalipse, quando São João descreve em suas visões a Nova Jerusalém, ele escreve: “Não vi nenhum Templo nela, pois o seu Templo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, e o Cordeiro”.

Nossa vida hoje – Não esperamos pelo Senhor de braços cruzados, muito ocupados em não fazer nada. Enquanto Ele não vem, trabalhamos para comer honestamente o pão de cada dia e trabalhamos incansavelmente no anúncio do seu Reino. O pão que comemos é fruto do trabalho honesto de uma vida não ociosa.




Fonte: Família Cristã 934 - Out/2013
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

TOD à luz da escuta de Baco
Transtorno Opositivo Desafiador, conheça esta doença
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados