Evangelho na comunidade

Data de publicação: 21/03/2014

Ano A – 23 de março de 2014
3º Domingo da Quaresma

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Ex 17,3-7 – Dá-nos água para beber.
Sl 94 (95) – Não fecheis o coração.
Rm 5,1-2.5-8 – O amor foi derramado em nós.
Jo 4,5-42 – Uma fonte de água que jorra para a vida eterna.

"É para a liberdade que Cristo nos libertou.” De fato, Cristo nos libertou para sermos livres, escreve São Paulo aos gálatas, e essa afirmação ocupa o  centro da mensagem paulina na carta. O que vem antes é preparação. O que vem depois, consequência. “Está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito de verdade. Estes são os adoradores que o Pai procura.” Estes adoradores são livres, não se prendem a nenhuma estrutura, nem de Jerusalém, nem de Garizim, nem de parte alguma. E muito menos das estruturas do crime organizado que desfaz a dignidade do ser humano.

Afinal, Deus está no meio de nós ou não? Foi a pergunta dos filhos de Israel no deserto, mas pergunta para provocar a Deus. Eles estavam no deserto, no grande vazio, sem estruturas de apoio, e queriam água. Moisés feriu uma pedra e dela brotou água. Deus estava lá, como está em todo lugar. Ele não se deixa aprisionar, assim como os que o reconhecem e aceitam. Esta água é batismal, sobretudo nestes dias da Quaresma, e nela nascem os que nascem do “Vento”. O vento é livre, sopra onde quer.

Assim acontece com quem nasce do Vento, que é o Espírito. Não pode ser aprisionado. O batizado é livre como o vento. Ninguém pode prendê-lo, e sua passagem é uma ventania que se faz sentir. No entanto, há sempre Massa e Meriba em nossa vida. Há sempre alguém para provocar (Massa) e polemizar (Meriba). Nossa liberdade é frágil e está sempre em jogo. Tentam aprisioná-la, como tentam aprisionar o Vento de Deus que é o Espírito. Mas não conseguem. A Palavra não está algemada.

Adoradores em espírito não se deixam aprisionar. Adoradores em verdade veem e reconhecem o valor do ser humano, criatura de Deus. O coração do ser humano se torna o lugar do adorador. Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores, quando éramos fracos. Agora já não somos fracos porque a fé nos justificou e nos deixou em paz com Deus. E a esperança não nos decepciona. Vivemos de esperança em esperança, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Em nós há uma erupção do Vento de Deus. Foi essa a experiência de vida livre do papa João Paulo II em seus anos de prisão, e de tantos outros, como o cardeal Van Tuan, que não perderam a sua dignidade num ambiente adverso. O que acontece com quem não tem nenhuma segurança, é extremamente fragilizado, vive de ilusões e não de esperança? Facilmente se deixará enganar e entregará sua liberdade e sua dignidade nas mãos de trapaceiros. O desenvolvimento econômico não é real sem o desenvolvimento educacional. Não se engana quem tem fé, senso crítico e brio. Mesmo preso saberá manter sua dignidade. Quem não tem nada se torna presa fácil de espertos e espertalhões.

A verdade da fé nos liberta e nos encaminha para a solução dos problemas da vida, nos deixa firmes ao lado dos mais fracos que não serão levados pela astúcia dos malvados. Quem tem fé favorece o desenvolvimento integral da pessoa humana, ser livre no universo de Deus, que poderá dizer como os samaritanos: Eu mesmo vi, eu mesmo sei.
 
*Sacerdote e professor de Sagrada Escritura




Fonte: Família Cristã 938 - Fev/2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados