Interceder pelo futuro

Data de publicação: 03/04/2014

Padre Zezinho, scj*

Em São João 17,20-26, na sua oração sacerdotal, há um momento em que Jesus se volta para o Pai e ora pelo futuro da humanidade e dos seus discípulos. Literalmente, Jesus ora pelos que no futuro creriam n’Ele e seguiriam seu caminho. Orar e interceder por quem um dia nos ouvirá! Que sugestão maravilhosa! O exemplo de Jesus poderia e deveria nos incentivar a fazer o mesmo. Orar pelos que nos ouviram no passado, para que perseverem, pelos que nos ouvem agora, para que não nos coloquem acima da mensagem que lhes damos, e pelos que nos ouvirão no futuro, para que saibamos nos diminuir, enquanto eles crescerão.

Há profundidade nos pais que oram pelo futuro dos filhos e no pregador que ora pelo futuro dos seus ouvintes de hoje e pelos seus futuros ouvintes. O centurião romano, soldado pagão em comando, teve a humildade de orar pelo seu servo (cf. Lc 7,2). Jesus se encantou com a humildade do homem, que não quis tirar proveito para si. Apenas queria que Ele curasse o seu servo querido. Quantos de nós oramos pelos que trabalham conosco? Quantos poderiam honestamente dizer que oram pelas suas cozinheiras, lavadeiras e pelos seus zeladores ou balconistas? Quantos de nós oramos pelo futuro deles e de nossos familiares? 

Interceder pelos outros é tão importante quanto louvar a Deus. Jesus dá enorme importância ao ato de interceder. Mandou até mesmo orar pelos que nos caluniam e perseguem (cf. Mt 5,44). Encanta-se com a humildade do centurião romano a interceder pelo seu trabalhador, sem querer incomodá-lo, e com a mulher cananeia que viera interceder pela filha (cf. Mt 15,22). Atende sua mãe, Maria, quando ela intercede pelo casal nas bodas de Caná, embora não fosse ainda a sua hora de se manifestar (cf. Jo 2,3-9). Faz o mesmo por Jairo, chefe da sinagoga, por que ora pela filhinha (cf. Mc 5,22). Orar pelos outros agrada imensamente a Jesus e agrada imensamente ao Pai. O Mestre ensina que devemos interceder não apenas pelos que amamos, mas até pelos que nos odeiam. Eles nos agridem e nós respondemos orando por eles. Põe isso como condição de sermos chamados filhos do céu.  E foi bem isso que Ele fez na cruz. Orou pelos que o torturavam dizendo que não sabiam o que estavam fazendo (cf. Lc 23,34).

Orar por todos − Alguns cristãos privilegiam a oração de louvor. Falam com Deus exaltando-o e enaltecendo-o. Usam mais as palavras “louvado, adorado, glorificado, exaltado sejais”. São corações adoradores. É bonito e leva à santidade. Mas há outro caminho que também leva à santidade: o da intercessão. É o dos que oram movidos pela compaixão pelos outros que são pecadores, sofredores e carregam tristeza e dor no coração. Não pensam em si. São corações intercessores. E há, ainda, os que oram pedindo perdão pelos seus pecados. São os penitentes.
 
Finalmente, há os que oram pedindo favores e até apartamento. Tudo isso e até isso pode levar à santidade. Mas o ideal é louvar, pedir perdão e interceder. Jesus, ao interceder pelos cristãos do futuro, estava deixando claro que veio para todos os povos e para todas as gerações. Nós também não viemos só para o agora. Nossa mensagem não deve se esgotar conosco. Oremos por quem eventualmente algum dia beberá do que dissemos ou ensinamos, até porque, quem fala somos nós, mas quem converte é Deus...

*Escritor, compositor e cantor.




Fonte: Família Cristã 911 - Nov/2011
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Jovens nem-nem
Jovens na faixa etária dos 15 a 29 anos que nem trabalham nem estudam.
Das ondas ao altar
Se pregava, era de todo coração; se surfava, era para encarar as maiores ondas.
Somos peregrinos
A Jornada Mundial da Juventude, realizada na cidade do Panamá, país da América Central
Um chamado que faz chamar!
Um chamado que muitas vezes é questionado e rejeitado por um bom tempo, até que se percebe como o profeta Jeremias, que é uma luta desigual
ENTRE JOVENS
Grande parte dos jovens entre 15 e 29 anos, em algum momento experimentou dupla jornada.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados