Evangelho na comunidade

Data de publicação: 09/05/2014

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte


Ano A
11 de maio de 2014

4º Domingo da Páscoa


At 2,14a.36-41 − Vós recebereis o dom do Espírito Santo.
Sl 22 (23) − O Senhor é o pastor que me conduz.
1Pd 2,20b-25 − Voltareis ao pastor de vossas vidas.
Jo 10,1-10 − Eu sou a porta das ovelhas.

O Ressuscitado é o Bom Pastor. Jesus é o pastor e é também a porta por onde entram os que querem com Ele viver. Ao falarmos de ovelhas e de redil de ovelhas, compreendemos que Jesus está falando de sua comunidade, reunida em torno d’Ele, que o conhece e que é por Ele conhecida. Ele quer que ela tenha vida, e muita vida. Ele é a porta que leva à vida. É a porta da salvação. A ovelha que entra por tal porta encontra pastagem para viver. Andávamos como ovelhas desgarradas. Agora, porém, estamos congregados em torno do Bom Pastor, o guarda de nossas vidas. Mas Jesus fala de ladrões e assaltantes, realidade de sempre, daquele tempo e do nosso. Hoje, a insegurança é mais acentuada entre nós do que foi ontem. A corrupção generaliza-se. Se a sensibilidade é a porta para o conhecimento do amor, o amor está perdido. A insensibilidade toma conta do espaço. Mata-se sem a mínima consideração, explora-se sem o mínimo respeito. Soa bem aos nossos ouvidos o grito de São Pedro: “Salvai-vos dessa gente corrompida”.

Somos as ovelhas do redil de Jesus Cristo, mas não vivemos fora do mundo. Não podemos pensar a Igreja como uma realidade à parte, a congregação dos bons em contraposição ao mundo, recanto dos pervertidos. A Igreja está no mundo e existe em favor do mundo. Necessitamos do redil para podermos respirar, para nos abastecer, para termos uma experiência prática, mesmo se dolorosa, do amor, mas a porta da salvação pela qual entramos não significa privilégios ou facilidades. Ela é antecâmara e sinal do que vem de forma definitiva. O mundo corrupto precisa dela porque precisa da presença de um Bom Pastor que não é imagem, precisa da Palavra que não é livro, precisa de luz que não é lâmpada. Nós somos a luz do mundo, não com luz própria, mas com a luz do Ressuscitado, somos a Palavra vivida, somos o Pastor. O mundo inteiro forma o grande rebanho, e a serviço desse rebanho estão os escolhidos, que receberam de Deus a revelação do caminho, da verdade e da vida.

Somos Igreja e temos um Pastor que cuida de nós. Não nos falta coisa alguma. Levamos ao mundo a presença do Pastor com a nossa presença silenciosa e gratuita. Ninguém se sentirá como ovelha sem pastor porque estamos lá, porque há uma comunidade católica no coração do mundo consciente de sua responsabilidade de fermento na massa. É uma comunidade fiel, que conhece o Pastor e não se deixa enganar por vozes estranhas. Ele chama as ovelhas pelo nome, e elas o seguem. Um grande poeta declamava prosa e poesia diante de um auditório extasiado. Um sacerdote que participava do evento perguntou ao poeta se ele conhecia o Salmo 22, o Salmo do Bom Pastor. Ele disse que sim. O padre pediu-lhe que o declamasse. Ele consentiu, com a condição de que o padre o declamasse depois. O poeta sabia de cor o salmo e foi aplaudidíssimo. O padre o recitou tranquilamente, com expressão serena e feliz. Não arrancou aplausos. Quando terminou, fez-se um profundo silêncio. O poeta então se levantou e se dirigindo aos ouvintes lhes disse: “Vocês perceberam o que aqui aconteceu? Eu conhecia bem o Salmo do Bom Pastor, mas o padre conhece o Pastor. Precisamos de pastores que conheçam o Pastor”.

*Sacerdote e professor de Sagrada Escritura






Fonte: Família Cristã 940 - Abr/2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados