Evangelho na Comunidade

Data de publicação: 06/06/2014

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Ano A - 8 de junho de 2014
Solenidade de Pentecostes

At 2,1-11 – Todos ficaram cheios do Espírito Santo.
Sl 103 (104) – O Senhor é a minha grande alegria.
1Cor 12,3b-7.12-13 – Um mesmo é o Senhor.
Jo 20,19-23 – O Espírito Santo vos ensinará todas as coisas.

No mesmo dia em que Jesus ressuscitou, o primeiro da semana, Ele entrou no lugar onde os discípulos estavam reunidos. Jesus acabava de morrer crucificado e eles tinham medo do que lhes podia acontecer. No entanto, Jesus lá estava, vivo, desejando-lhes a paz. E era Ele mesmo porque lhes mostrou as suas chagas. Jesus então soprou sobre os discípulos reunidos e lhes disse: “Recebam o Espírito Santo. Aquele a quem vocês perdoarem os pecados, eles lhe serão perdoados; a quem não os perdoarem, eles lhe serão retidos”. Se perdoarem, os pecados somem. Se não perdoarem, eles ficam! No dia da sua ressurreição, Jesus dá a seus discípulos o Espírito Santo prometido. A palavra espírito significa “vento, sopro”. Jesus sopra sobre eles. O Espírito sai como um sopro da boca de Jesus e é dado para que se introduza no mundo o perdão.

Depois de 50 dias, um barulho, como de uma forte ventania, enche a casa onde os discípulos estavam reunidos. Era a festa judaica das Semanas, chamada de Shavuot. Aparecem línguas como de fogo que pousam sobre cada um deles. Todos ficam cheios do Espírito Santo e começam a falar em outras línguas, segundo a inspiração do Espírito. Saíram para fora da casa e começaram a falar ao povo, e todos os entendiam, cada um em sua própria língua. Eles anunciavam as maravilhas de Deus.

Um só e mesmo Espírito que se derrama sobre os seguidores de Jesus, muitos membros formando um só corpo, o corpo da Igreja. Do mesmo Espírito todos bebemos em vista do bem comum. Bem comum, perdão dos pecados, línguas, maravilhas de Deus, vento. Do que mais precisa a humanidade do que ser libertada do peso do pecado que bloqueia a comunicação e impede que se viva e que se vejam as maravilhas de Deus? Um vento que sacuda e mova toda a terra, uma brisa refrescante que traga paz e harmonia. A língua se refere à comunicação, construtiva em Pentecostes, problemática em Babel. Não se trata de falar em línguas e sim de falar em outras línguas, a dos outros, que então entendem. Quando por fim é o bem comum que aparece, todos entendem. É a linguagem do amor, a língua do Espírito.

Lembram-se daquela senhora que visitava cada mês um rapaz na prisão? Todos pensavam que ela fosse a mãe dele. De fato ela era a mãe do jovem que aquele rapaz tinha assassinado e por isso estava preso. O Vento soprou e aquela mulher se deixou levar levando o perdão e mudando uma vida. E aquele menino que ganhou uma banana com a recomendação de que a comesse sozinho porque não havia outra, e ele a repartiu em nove pedacinhos para os seus coleguinhas. E a irmã Ana que de vez em quando abrigava uma menina de rua num quarto vazio do convento e repartia com ela o seu jantar, sem que ninguém soubesse, sentindo, as duas, a brisa do Vento suave! O único santo canonizado daquele convento dominicano de Lima foi São Martinho, que abrigava doentes em sua cela, movido pelo Espírito Santo.

O Santo Padre Francisco disse mais de uma vez que a mãe não se comunica por meio de cartas ou de textos escritos. O dom da comunicação, dom das outras línguas, com o qual se fala de coração a coração, olha-se nos olhos, entendem-se as razões, sobretudo aquelas que a razão não entende, sobrepõe-se aos decretos, às leis e aos preceitos. Temos um só e único mandamento: viver o amor, que é o Espírito. Não se alegrar com o bem do outro é pecar contra o Espírito Santo.

*Sacerdote e professor de Sagrada Escritura




Fonte: Família Cristã 941 maio 2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doença celíaca
Doença do intestino delgado, autoimune, crônica, causada por uma reação ao glúten
TOD à luz da escuta de Baco
Transtorno Opositivo Desafiador, conheça esta doença
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados