Evangelho na Comunidade

Data de publicação: 24/07/2014


Texto: Cônego Celso Pedro da Silva - celsopedro@uol.com.br
Arte: Sergio Ricciuto Conte - sergioriciuttoemail.it


Ano A – 27 de julho de 2014

17º Domingo do Tempo Comum

 

1Rs 3,5.7-12 – Pediste-me sabedoria.

Sl 118 (119) − Vosso amor seja um consolo para mim.

Rm 8,28-30 − Deus contemplou com seu amor, a esses que ele predestinou.

Mt 13,44-52 – O Reino de Deus é como um tesouro escondido.

 

Encontro uma pérola que vale mais do que tudo o que tenho. Vendo tudo o que tenho para ficar com a pérola. Talvez deva acrescentar algo às minhas posses para poder comprar a pérola. Depois da compra, já não tenho mais nada, mas tenho a pérola. É assim o Reino dos Céus? É, pois tendo a pérola, tenho tudo porque nela está tudo o que procuro e tudo o de que preciso. Quem é a pérola? É aquele mesmo que nos conta a parábola. É o Senhor Jesus com tudo o que ele significa de teórico e de prático, de verdades absolutas e de existência humana compartilhada.

Um homem encontrou um tesouro escondido num campo. Também ele vendeu tudo o que tinha e comprou o campo, não pelo campo, mas pelo valor do tesouro escondido no campo. O tesouro vale muito e o campo também vale. O que é este campo? É o mundo, a Igreja, a sua comunidade, a pessoa. O tesouro os valoriza, mas está oculto. Só o sábio o descobre.

Sábio é o rei Salomão, que, na existência humana, percebe o que tem valor. Deus vale, vale tudo e tudo pode, e conversa com Salomão e lhe pergunta “o que deseja?”. Na existência humana, o que vale para Deus e para o rei é o povo que Salomão tem diante de si, povo eleito e povo numeroso. Eleito por Deus, que é o seu tesouro. Numeroso de muita gente com um rei de pouca idade. Salomão sabe de seus limites, sua pouca idade, e conhece sua responsabilidade – um povo eleito e numeroso. Pede então um coração para ouvir e julgar o povo, capaz de distinguir o bem do mal. Se não fosse sábio, se não tivesse percepção do que vale e do que não vale na vida, se não valorizasse o campo que contém o tesouro, Salomão teria pedido muitos anos de vida, muita riqueza e a morte dos seus inimigos. Ao contrário, pediu sabedoria para praticar a justiça e ganhou de Deus, que é o valor absoluto, um coração sábio e inteligente.

O Apocalipse fala de mil anos de felicidades neste mundo, durante os quais o demônio estará preso e não poderá agir. Esta fala do Apocalipse gerou os milenaristas que ao longo da história mantiveram viva a esperança dos mil anos de felicidade, equivalentes ao Reino dos Céus neste mundo. Eles o viram aqui, o viram ali, esperavam-no como resultado desta eleição ou de novos sistemas de governo. Podemos esperá-lo? Podemos! Podemos desejar governantes sábios como Salomão? Podemos! Por que então dizemos que um candidato se não é corrupto, vai ser? O que estamos escolhendo por nossa herança? O rei Salomão foi idealizado pelos redatores sagrados do livro dos Reis, pois um homem assim não se improvisa. Governante civil ou religioso que sabe ouvir e discernir é graça que sai da abundância do coração de Deus e do esforço formativo de quem acredita no Reino. Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, que predestina e chama quem queira mostrar na prática da convivência humana que a Ele nada é impossível. A sabedoria se faz necessária também em quem deseja governantes sábios.

Na vida prática, o joio surge no meio do trigo e a rede da pesca vem cheia de peixes bons e que não prestam. No fim dos tempos, se os que não prestam perseveram em sua inutilidade, joio e peixes serão separados e lançados na fornalha.

 

Leituras e Salmos

28 de julho a 2 de agosto

2ªf.: Jr 13,1-11; Cânt. Dt 32,18-21; Mt 13,31-35.

3ªf.: 1Jo 4,7-16; Sl 33 (34); Jo 11,19-27 ou Lc 10,38-42.

4ªf.: Jr 15,10.16-21; Sl 58 (59); Mt 13,44-46.

5ªf.: Jr 18,1-6; Sl 145 (146); Mt 13,47-53.

6ªf.: Jr 26,1-9; Sl 68 (69); Mt 13,54-58.

Sáb.: Jr 26,11-16.24; Sl 68 (69); Mt 14,1-12.





Fonte: FC edição 942
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados