Ano B - 7 de dezembro

Data de publicação: 05/12/2014

Cônego Celso Pedro da Silva
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Ano B -7 de dezembro de 2014
2º Domingo do Advento


Is 40,1-5.9-11 – Lá vem o Senhor nosso Deus!
Sl 84 (85) – Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade.
2Pd 3,8-14 – O dia do Senhor chegará.
Mc 1,1-8 – Preparai o caminho do Senhor.


Na primeira parte do Advento,olhamos para aquele que vem. “É aquele que virá depois de mim, alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”, diz João Batista. Fomos convidados a estar atentos, vigilantes e acordados enquanto esperamos a vinda do Senhor. Hoje, João Batista nos convida a preparar o caminho do Senhor, a endireitar suas estradas, a passar pelo batismo de conversão para o perdão dos nossos pecados. João Batista aparece no deserto. É o precursor do Messias, que realiza as profecias. É a voz que grita no deserto, anunciada por Isaías, é a figura visível do profeta Elias, que anuncia a presença do Salvador.

João Batista é o nosso companheiro neste tempo de Advento. Ele nos encaminha para o encontro com o Senhor que vem. Mergulhados nas águas do Batista, saímos cheios de bons propósitos de conversão. Mergulhados nas águas de Jesus Cristo, saímos uma nova criatura, plenificada pelo Espírito Santo. João traz uma boa-nova a Sião, uma boa notícia a Jerusalém, ele aponta para aquele que já está no meio de nós e nos mostra o nosso Deus. A partir de então nos sentimos seguros, como a ovelha nos braços do bom pastor. Aquele que vem é o pastor vitorioso, não vencedor de batalhas com exércitos e armas, mas vencedor carinhoso que usa a força dos braços para carregar cordeiros e ovelhas.

Estamos na primeira parte do Advento e olhamos para o fim dos tempos, quando virá definitivamente o nosso glorioso Salvador. Ele virá a qualquer momento, e a imaginação humana, cheia de imagens colhidas na experiência diária, retrata aquele dia com barulho, chamas e desintegração, antes que surjam novos céus e nova terra, onde habitará a justiça. Independentemente do que a imaginação possa ver, São Pedro nos exorta a esperar com anseio a vinda do dia de Deus, empenhados numa vida santa e piedosa.

Como viver em paz uma vida santa e piedosa, vida pura e sem mancha? João se mostra como alguém de vida austera. Podemos imitá-lo, ao menos não nos perdendo em futilidades de uma vida superficial. Isaías fala de caminhos tortos e ásperos, de vales e colinas, fala de consolo e boa notícia. Podemos consolar o povo com boas notícias e lapidar a aspereza da pedra bruta. Quando falamos em piedade, pensamos na qualidade dos nossos relacionamentos com Deus, com os superiores, com o próximo. Quando falamos de santidade, pensamos em Deus, que mostra a perfeição na misericórdia. Que tal alisar o que em nós é áspero durante o tempo do Advento, para que o Senhor nos encontre em paz? Que tal consolar com atitudes de misericórdia e com boas notícias?

João Batista vai caminhando conosco. É um homem sério. Não anda vestido de seda nem sai embriagado do palácio de Herodes pela manhã. Não nos dá o Espírito Santo que receberemos de Cristo, mas mostra que o Espírito está com ele desde o seu nascimento. Sua seriedade não é tristeza. Houve muita alegria quando ele nasceu, e agora sua alegria está no encontro com o Pastor, que apascenta o rebanho e tange as ovelhas-mães. Assim, é de alegria a expectativa de quem olha para aquele que está vindo e vê o que outros não veem. No Advento, vemos a paz e a justiça que se abraçam, vemos a verdade e o amor que se encontram.

Leituras e Salmos
8 a 13 de Dezembro

2ªf.: Gn 3,9-15.20; Sl 97 (98); Ef 1,3-6.11-12; Lc 1,26-38.
3ªf.: Is 40,1-11; Sl 95 (96); Mt 18,12-14.
4ªf.: Is 40,25-31; Sl 102 (103); Mt 11,28-30.
5ªf.: Is 41,13-20; Sl 144 (145); Mt 11,11-15.
6ªf.: Gl 4,4-7; Sl 95 (96); Lc 1,39-47.
Sáb.: Eclo 48,1-4.9-11; Sl 79 (80); Mt 17,10-13.




Fonte: Família Cristã 947 - Nov/2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados