Ano B - 14 de dezembro

Data de publicação: 12/12/2014

Cônego Celso Pedro da Silva
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Ano B - 14 de dezembro de 2014
3o Domingo do Advento

Is 61,1-2a.10-11 – O Senhor é a minha grande alegria.
Cânt.: Lc 1,46-54 – Meu espírito se alegra em Deus.
1Ts 5,16-24 – Estai sempre alegres.
Jo 1,6-8.19-28 – Endireitai o caminho para o Senhor.


João Batista é uma figura de destaque no Tempo do Advento, mas ele é apenas o precursor, o que não é pouco, pois vem na frente preparando o caminho. Não é a luz, mas vem dar testemunho da luz. Naquele tempo, muita gente pensava que João era o Messias esperado. Ele fez muitos discípulos, que se organizaram em comunidades e permaneceram sempre fiéis aos ensinamentos e à pessoa de João. A esses e àqueles que aceitaram seguir Jesus era preciso dizer com clareza que acima de João estava Jesus. Naquele tempo e hoje, Jesus está acima de tudo e de todos. Não colocamos nada nem ninguém diante dele, para ocultá-lo, ou acima dele, para encobri-lo.

João não é o Messias. O Messias é o ungido de Deus, ungido com óleo para uma missão especial, anunciado pelo profeta Isaías. Sobre ele está o Espírito do Senhor Deus. João tampouco é Elias, que foi arrebatado vivo ao céu e devia voltar antes da chegada do Messias como sinal do fim dos tempos. João não é o profeta, não um profeta, mas o profeta por excelência, prometido por Deus a Moisés no livro do Deuteronômio. Quem é então João? Com muita humildade, ele se identifica com a voz que clama no deserto: Preparem o caminho do Senhor. Aquele que é o Messias, Elias e o Profeta está no nosso meio e nem sempre o reconhecemos. João prepara o caminho para aquele que deve vir. João não é a luz, mas é de fato o sinal de que a luz já está brilhando. É sinal da presença de Deus entre nós.

É possível que o Batista tenha começado sua atividade missionária de pregador de conversão como muitos outros no mundo, religiosos ou filósofos, com propostas de verdades filosóficas, de leis e crenças religiosas, de ritos que mantivessem a coesão dos adeptos. João, porém, sabia, de alguma maneira, que a coesão interna de um novo discipulado estava em outro lugar, mais do que lugar, estava em uma pessoa. Preparem o caminho para o encontro com uma pessoa real, o Senhor. Seguir o caminho é muito mais do que aprender verdades e normas de um sistema religioso. É a identificação com uma pessoa, Jesus, o Cristo.

Inteligência e imaginação, normas e regras, princípios e objetivos, tudo cai por terra diante de duas pessoas que se abraçam, o discípulo e o Mestre. “No meio de vós está aquele que vós não conheceis.” Tratem de conhecê-lo, vocês os humildes, os feridos, os de coração partido. Alegrem-se e rezem, deem graças, mantenham vivas as profecias e não sufoquem o Espírito. Provem tudo e, afastando-se do mau, fiquem com o que é bom. Encontrem-se com ele na totalidade do ser, espírito, alma e corpo. Confiem. Aquele que vos chamou é fiel.

Quem trilhar o caminho encontrará uma pessoa que vem pelo mesmo caminho. Dois parceiros se unirão para uma dança de alegria. Dois violeiros se sentarão e entoarão uma melodia. Um toca bem, o outro nem tanto, um dança bem, o outro deixa a desejar, até que a harmonia seja perfeita, e o discípulo aprenda totalmente com o Mestre. O discípulo se alegra, e sua alma se regozija enquanto o Mestre o veste com vestes de salvação, o envolve com o manto de justiça e o adorna com a coroa de um noivo.

João, o precursor, não é ninguém mais do que aquele que provoca o encontro. O Mestre coloca seu braço sobre o ombro do discípulo e saem os dois no abraço da paz, para muito além do Jordão, onde João estava batizando.

Leituras e Salmos
15 a 20 de Dezembro

2ªf .: Nm 24,2-7.15-17a; Sl 24 (25); Mt 21,23-27.
3ªf.: Sf 3,1-2.9-13; Sl 33 (34); Mt 21,28-32.
4ªf.: Gn 49,2.8-10; Sl 71 (72); Mt 1,1-17.
5ªf.: Jr 23,5-8; Sl 71 (72); Mt 1,18-24.
6ªf.: Jz 13,2-7.24-25a; Sl 70 (71); Lc 1,5-25.
Sáb.: Is 7,10-14; Sl 23 (24); Lc 1,26-38.




Fonte: Família Cristã 947 - Nov/2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doença celíaca
Doença do intestino delgado, autoimune, crônica, causada por uma reação ao glúten
TOD à luz da escuta de Baco
Transtorno Opositivo Desafiador, conheça esta doença
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados