Ano B - 14 de dezembro

Data de publicação: 12/12/2014

Cônego Celso Pedro da Silva
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Ano B - 14 de dezembro de 2014
3o Domingo do Advento

Is 61,1-2a.10-11 – O Senhor é a minha grande alegria.
Cânt.: Lc 1,46-54 – Meu espírito se alegra em Deus.
1Ts 5,16-24 – Estai sempre alegres.
Jo 1,6-8.19-28 – Endireitai o caminho para o Senhor.


João Batista é uma figura de destaque no Tempo do Advento, mas ele é apenas o precursor, o que não é pouco, pois vem na frente preparando o caminho. Não é a luz, mas vem dar testemunho da luz. Naquele tempo, muita gente pensava que João era o Messias esperado. Ele fez muitos discípulos, que se organizaram em comunidades e permaneceram sempre fiéis aos ensinamentos e à pessoa de João. A esses e àqueles que aceitaram seguir Jesus era preciso dizer com clareza que acima de João estava Jesus. Naquele tempo e hoje, Jesus está acima de tudo e de todos. Não colocamos nada nem ninguém diante dele, para ocultá-lo, ou acima dele, para encobri-lo.

João não é o Messias. O Messias é o ungido de Deus, ungido com óleo para uma missão especial, anunciado pelo profeta Isaías. Sobre ele está o Espírito do Senhor Deus. João tampouco é Elias, que foi arrebatado vivo ao céu e devia voltar antes da chegada do Messias como sinal do fim dos tempos. João não é o profeta, não um profeta, mas o profeta por excelência, prometido por Deus a Moisés no livro do Deuteronômio. Quem é então João? Com muita humildade, ele se identifica com a voz que clama no deserto: Preparem o caminho do Senhor. Aquele que é o Messias, Elias e o Profeta está no nosso meio e nem sempre o reconhecemos. João prepara o caminho para aquele que deve vir. João não é a luz, mas é de fato o sinal de que a luz já está brilhando. É sinal da presença de Deus entre nós.

É possível que o Batista tenha começado sua atividade missionária de pregador de conversão como muitos outros no mundo, religiosos ou filósofos, com propostas de verdades filosóficas, de leis e crenças religiosas, de ritos que mantivessem a coesão dos adeptos. João, porém, sabia, de alguma maneira, que a coesão interna de um novo discipulado estava em outro lugar, mais do que lugar, estava em uma pessoa. Preparem o caminho para o encontro com uma pessoa real, o Senhor. Seguir o caminho é muito mais do que aprender verdades e normas de um sistema religioso. É a identificação com uma pessoa, Jesus, o Cristo.

Inteligência e imaginação, normas e regras, princípios e objetivos, tudo cai por terra diante de duas pessoas que se abraçam, o discípulo e o Mestre. “No meio de vós está aquele que vós não conheceis.” Tratem de conhecê-lo, vocês os humildes, os feridos, os de coração partido. Alegrem-se e rezem, deem graças, mantenham vivas as profecias e não sufoquem o Espírito. Provem tudo e, afastando-se do mau, fiquem com o que é bom. Encontrem-se com ele na totalidade do ser, espírito, alma e corpo. Confiem. Aquele que vos chamou é fiel.

Quem trilhar o caminho encontrará uma pessoa que vem pelo mesmo caminho. Dois parceiros se unirão para uma dança de alegria. Dois violeiros se sentarão e entoarão uma melodia. Um toca bem, o outro nem tanto, um dança bem, o outro deixa a desejar, até que a harmonia seja perfeita, e o discípulo aprenda totalmente com o Mestre. O discípulo se alegra, e sua alma se regozija enquanto o Mestre o veste com vestes de salvação, o envolve com o manto de justiça e o adorna com a coroa de um noivo.

João, o precursor, não é ninguém mais do que aquele que provoca o encontro. O Mestre coloca seu braço sobre o ombro do discípulo e saem os dois no abraço da paz, para muito além do Jordão, onde João estava batizando.

Leituras e Salmos
15 a 20 de Dezembro

2ªf .: Nm 24,2-7.15-17a; Sl 24 (25); Mt 21,23-27.
3ªf.: Sf 3,1-2.9-13; Sl 33 (34); Mt 21,28-32.
4ªf.: Gn 49,2.8-10; Sl 71 (72); Mt 1,1-17.
5ªf.: Jr 23,5-8; Sl 71 (72); Mt 1,18-24.
6ªf.: Jz 13,2-7.24-25a; Sl 70 (71); Lc 1,5-25.
Sáb.: Is 7,10-14; Sl 23 (24); Lc 1,26-38.




Fonte: Família Cristã 947 - Nov/2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados