4 de janeiro de 2015

Data de publicação: 02/01/2015

Ano B – 4 de janeiro de 2015

Epifania do Senhor


Is 60,1-6 – Deixa-te iluminar! Chegou a tua luz!
Sl 71 (72), – Aos pobres, fará justiça.
Ef 3,2-3a.5-6 – Ele foi revelado pelo Espírito.
Mt 2,1-12 – Vimos a sua estrela, viemos adorá-lo.


O Senhor é luz que ilumina. Ele brilha e ilumina, ele é luz em sua glória. Assim é o Senhor. Deixar-se iluminar por ele, compete a nós. Ele é luz, e eu me deixo iluminar por ele. Este é um acontecimento de sempre e de todos os dias. Todos caminham à luz de Deus, e alguns se deixam iluminar. Estes veem e querem a luz, seu rosto se ilumina, seu coração palpita, tesouros incontáveis se amontoam ao seu redor. Outros, também iluminados, não veem e não querem. Talvez vejam, mas dizem não querer.  “Sou ateu, não creio em Deus!”. Eis o profeta que vê os últimos tempos, vê a nova Jerusalém de pé iluminada e iluminando. Para ela convergem todos os povos, dos exilados ao reis de Madiã, de Efá e de Sabá. Neste momento, nesta festa da Manifestação do Senhor, inúmeras pessoas experimentam em sua vida a luz de Deus e iluminam o mundo, até o dia em que todos o verão em sua glória e dirão:  “Na verdade, este é o Senhor”.

Na sua experiência de Deus, agora na presença do Deus encarnado, o evangelista São Mateus vê a luz no brilho da estrela, vê Madia, Efá e Sabá nos reis que vêm do Oriente, vê as riquezas do mundo concentradas no ouro, no incenso e na mirra, vê a palpitação do coração e o brilho do rosto na alegria do reencontro com a estrela no caminho novamente iluminado. Não é a nova Jerusalém que estamos vendo nem os últimos tempos da manifestação final. É a Jerusalém da terra, com Herodes no governo, com os sumos sacerdotes e os escribas a interpretar as Escrituras, com uma aldeia chamada Belém, gruta e manjedoura, pastores e rebanhos, e a Mãe com o seu Filho recém-nascido. Aqui é preciso procurar, andar, perguntar, escutar, proteger-se, voltar por outro caminho.  “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?”. A pergunta não alegrou nem agradou, ao contrário, alarmou, assustou. “Herodes, por que ter medo desta criança? Veja a alegria dos Reis Magos. Ela é a solução. Uma criança nunca é problema”, dizia dom Luciano de Almeida, é sempre solução.

A visita dos Reis abre um precedente notável na tradição de Israel, que acontece por causa do Menino. Maria, José e os pastores se sentiam em casa, são gente de casa. Os Magos vêm do Oriente, chegam de fora, não pertencem ao povo de Israel. Movimentam-se a partir de seus conhecimentos. Não consta que tenham tido uma revelação de Deus. Conheciam as profecias, estudavam as estrelas, tiraram suas conclusões e puseram-se a caminho. Tanto assim que procuraram a capital, e na capital, o palácio do rei. Procuravam um rei recém-nascido. Conheciam a profecia de Balaão: “Eu o vejo, mas não agora, eu o contemplo, mas não de perto. Uma estrela procedente de Jacó se torna chefe, um cetro se levanta procedente de Israel”. Seguiram a estrela que desapareceu em Jerusalém e reapareceu no caminho de Belém. Ao encontrarem o Menino com Maria, sua Mãe, ao lhe oferecerem ouro, incenso e mirra, Baltazar, Belchior e Gaspar tornaram-se possuidores de uma herança maior. A herança é o Menino, a grande herança de Israel. Nele se encontra tudo o que foi prometido ao povo eleito. Agora o mistério foi plenamente revelado: os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo e beneficiários da mesma promessa, no Cristo Jesus, por meio do Evangelho.


Leituras e Salmos (5 a 10 de JANEIRO)
2ªf.: 1Jo 3,22 – 4,6; Sl 2; Mt 4,12-17.23-25.
3ªf.: 1Jo 4,7-10; Sl 71 (72); Mc 6,34-44.
4ªf.: 1Jo 4,11-18; Sl 71 (72); Mc 6,45-52.
5ªf.: 1Jo 4,19 –5,4; Sl 71 (72); Lc 4,14-22a.
6ªf.: 1Jo 5,5-13; Sl 147 (147B); Lc 5,12-16.
Sáb.: 1Jo 5,14-21; Sl 149; Jo 3,22-30.




Fonte: Familia Crista ed. 948
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doença celíaca
Doença do intestino delgado, autoimune, crônica, causada por uma reação ao glúten
TOD à luz da escuta de Baco
Transtorno Opositivo Desafiador, conheça esta doença
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados