Edição 951, março de 2015

Data de publicação: 23/02/2015

A fé nos tempos de cólera
Capa FC Março de 2015
Tempos sombrios estes nos quais vive uma humanidade em que, mais uma vez, a fé é alimentada não em princípios de amor, paz e boas obras, mas nos fios das espadas ou fuzis Kalashnikov, que podem ser manipulados por crianças doutrinadas para matar ou morrer em nome de uma entidade que elas mal compreendem. A exemplo dos adultos que as catequizaram e armaram – seja lá o nome que estes atribuem ao deus que os criou –, é impossível crer que ele cobre o sangue como prova de fé. Mas é o que se vê – com indiferença cada vez maior dos homens – na Nigéria, com as ações do grupo Boko Haram ou pela violência encarniçada no Iraque ou na Síria em nome de um Estado Islâmico. Ou mesmo na ocidental Paris (França), onde um atentado à redação de um semanário, de pouca expressão, insultou o Islã e resultou em 12 vítimas. Na Nigéria, a mesma quantidade de baixas é produzida em minutos. Ali, em uma semana, o Boko Haram deixou um rastro de 2 mil mortos.
Uma oração recorrente ao crente – de qualquer religião – suplica a Deus que este aumente sua fé. Mas de que adianta aumentar uma fé aparentemente louca? Pode ser o mesmo que alimentar um tumor para que possa crescer cada vez mais até estourar e se tornar maligno... Seria melhor pedir ao Criador, tenha esse o nome que tiver, que concedesse aos homens uma fé sã. O remédio para a cura de uma fé encolerizada, tanto no Ocidente quanto no Oriente, que se esmera em humilhar e diminuir a humanidade dos outros povos e etnias – principalmente as mais diferentes e minoritárias –, pode não estar, primeiro, na santidade, mas, com o perdão do fácil jogo de palavras, na sanidade, na pureza do espírito, no equilíbrio da aceitação e no esforço sincero de compreender as diferenças. No respeito – mais que na tolerância – ao próximo. Porque o inferno não está nos outros e sim no sangue derramado de homens, mulheres e crianças em nome de um Deus que nunca pediu isso. E o paraíso não estará dentro – e muito menos próximo – de nós enquanto ficarmos indiferentes a essas loucuras promovidas em nome de uma fé, qualquer fé, tão insana.






ENTREVISTA
Um tempo para os odres novos

“Os carismas da Igreja estão vivos, mas talvez quais vinhos novos em odres velhos, inadequados para os tempos de renovação que atravessamos”, afirma a irmã Márian Ambrósio.




POLÍTICA
Uma história reescrita
A CNV rompeu a tradição brasileira de esconder erros históricos que envergonham suas elites. Agora todos os brasileiros já têm informações sobre as violações contra os direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988.




POVOS DA FLORESTA
A guerreira munduruku
A jovem Maria Leusa Kaba Munduruku luta pela defesa do território de seu povo contra a construção da Hidrelétrica São Luiz do Tapajós, no Pará. Por Felício Pontes Jr.




REPORTAGEM                                                                   
Em nome da fé
O grupo extremista Boko Haram avança os ataques contra a população africana gerando milhares de órfãos e refugiados no continente.





DINÂMICA FAMILIAR
Casal, gelo, sabedoria
Sabedoria, os casais que a assumirem como companheira de vida encontrarão uma conselheira para o bem e conforto nas preocupações e tristezas.





FAMÍLIA
Ciranda dos Fuso
Mais de 2,5 milhões de famílias brasileiras têm filhos de apenas um dos cônjuges, este é o caso de Priscila e Leonardo.





MATURIDADE                                                                                              
Vamos ao trabalho!
Fazer o que se gosta é essencial para manter a disposição de viver, e bons exemplos não faltam.





COMPORTAMENTO
Menos mães perfeitas
Quero viver em um mundo com mães reais, cheias de dúvidas, questionamentos, dificuldades, mas sempre com uma mão estendida para ajudar. Por Melina Pockrandt.




FILHOS
Educar na fé
Os pais devem educar as crianças nas crenças da família, pois a fé é importante para o indivíduo, até como expressão da cultura e valores.





ENTRE JOVENS
Leitura em rede
Contra os números, os clubes de leitura usam a rede como um verdadeiro clube de leitura, pescando novos adeptos apaixonados por livros.





PAZ INQUIETA
Receitas de reconciliação                       
Desarmem o coração por mais mágoa que levem. Meçam as palavras. Considerem as coisas boas que viveram juntos. Por Padre Zezinho, scj.





ESPIRITUALIDADE
Cheias de graça
Na espiritualidade cristã, a graça também se liga à espontaneidade e à simplicidade e parece se manifestar especialmente numa figura feminina.





LIBERDADE OU PROVOCAÇÃO?                                                                           
Limites da liberdade de expressão
Sistematicamente, em resposta a agressões, o exemplo do Profeta Muhammad nos ensina a pensar no bem maior, a iniciar a defesa pelos meios menos gravoso. Pelo Sheikh Muhammad Ragip al-Jerrahi.




PAZ                                                                                              
A favor da cultura da tolerância e da paz
O Islã é uma religião de paz. Francisco tem alertado sobre as "odiosas difusões" que identificam o terrorismo com o Islã, já que, segundo ele, "o verdadeiro Islã se opõe a toda violência". Pelo Padre Savério Paolillo.




JUVENTUDE E FÉ
Ser é mais que fazer
A conversão é primeiramente uma atitude de mudança interior, de dentro para fora, de mudança de pensamento, de propósito, de sentido à vida. Por padre Reginaldo Carreira.




FORMAÇÃO LITÚRGICA

Unção dos Enfermos
A importância do Sacramento da Unção dos Enfermos como um recurso sobrenatural para dignificar o que ao natural não conseguimos. Pelo frei Luiz Turra.





FORMAÇÃO TEOLÓGICA
Sexto mandamento
“Não pecar contra a castidade”. Por Maria Inês Carniato, fsp.





CÁRITAS
Um avanço das mulheres
A Cáritas desenvolve ações para construir formas concretas de diminuir a violência contra as mulheres e contribuir para a construção de políticas públicas adequadas para atendê-las




FRANCISCO
Integrar
As lógicas da Igreja de Francisco: descentralizar e reintegrar todos os tipos de marginalizados na vida da comunidade eclesial. Por Moisés Sbardelotto.





ALIMENTAÇÃO
Comer com fé
As regras da alimentação cashrut não são difíceis de entender se levarmos em conta que os judeus acreditam que o alimento nutre não apenas o corpo, mas também a alma.




O EVANGELHO NA COMUNIDADE

5 de abril Ressurreição do Senhor
12 de abril 2º Domingo da Páscoa
19 de abril 3º Domingo da Páscoa
26 de abril 4º Domingo da Páscoa



BIOÉTICA
Paciente em fase terminal
O juramento de Hipócrates exige que os clínicos não parem de tratar do doente, até o momento da sua morte. Pelo padre Léo Pessini.





SAÚDE
Curar com as mãos

Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais armas da osteopatia.





PANORAMA
Casas do povo
São 30 mercados públicos em Recife e mais de uma centena espalhados por Pernambuco, onde prevalecem elementos da cultura regional.





CULTURA
Cecília vive
Os versos da menina de Botafogo continuam a germinar leitores aqui e acolá a partir de uma das vozes mais importantes das literaturas de língua portuguesa.




CULINÁRIA
O conceito de pureza
Um dos equívocos comuns entre os curiosos da cultura judaica é confundir comida de judeu e alimentação cashrut.





CRÔNICA
Mulher, matéria de poesia
 “Quantas vezes, ainda pequena, tinha parado para observar as estrelas. E via-se ali, vestida de luz como uma delas. Tão distante de tudo o que a circundava, ao mesmo tempo tão próxima, invejada por sua beleza.”  Por Nayá Fernandes.




TRABALHOS MANUAIS
Recicle
Ao invés de jogar fora objetos descartáveis – como manda o capitalismo –, podemos transformar qualquer “quase-lixo” em arte, porque as possibilidades de se criar algo inovador são infinitas.




Fonte: FC ediçao 951
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Fórmulas de energia
Pratos à base de amendoim fazem parte da cultura do Brasil e de seus países vizinhos
À moda de João Batista
Alimento natural, o mel é um dos primeiros alimentos utilizados pelo homem
Mimos para a mamãe
Pequenos mimos, como gestos de eterna gratidão.
Todos os sabores do ovo
A ciência já comprovou: o ovo, principalmente a gema, não causa mal à saúde
Arroz de galinha caipira
Arroz de galinha caipira ao açafrão e capim-limão é de dar água na boca.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados