Edição 973, Janeiro de 2017

Data de publicação: 27/12/2016

Revista Família Cristã – edição 973 -  janeiro de 2017




Acima de tudo, a esperança!

Estamos iniciando um novo ano. O que termina, não foi dos melhores para grande parte da população brasileira. E, se olharmos para 2017 somente com um olhar humano, talvez não tenhamos muitos motivos para acreditar que será melhor. Mas somos chamados a fazer um mutirão: mutirão de esperança. Esse é um convite que fazemos aos nossos leitores, suas famílias, amigos, conhecidos: criemos um elo de esperança. Esta edição da revista Família Cristã chega permeada desse sentimento, dessa virtude humana e de fé, que é irmã gêmea da fé e da caridade.
A capa deste mês é uma expressão da esperança tornada carne na vida de nosso querido pastor Cardeal Arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns! “De esperança em esperança” era seu lema episcopal, que o fez se mover por entre estradas tortuosas, cheias de espinhos, de sofrimentos vividos junto com tantas pessoas cujas vidas eram desprezadas, vilipendiadas. Mas de esperança em esperança ele foi derrubando muros e construindo pontes. Desde os mais empobrecidos, e até os generais, políticos, empresários mereceram sua repreensão. Com os que defendiam e promoviam os direitos do povo, mesmo com censuras de instituições da sociedade, Dom Paulo nunca deixou de dizer sua palavra-força: “coragem”!
Com esse horizonte diante de nosso olhar, a revista Família Cristã chega até você assinante, leitor, colaborador, com novidades. Vivemos um tempo em que a palavra crise é uma das mais usadas em nosso dia a dia. E nós não estamos isentos dessa realidade. Por isso, reconhecendo o valor da publicação para seus leitores, e ao mesmo tempo as dificuldades financeiras, optamos por diminuir algumas páginas e assim manter o mesmo custo da revista. A diminuição de páginas não significa perda de qualidade: teremos as mesmas editorias e seções, conservando o conteúdo, inclusive com inclusão de seções que vinham sendo solicitadas, bem como culinária, saúde, artesanato. Algumas matérias serão mais breves, de forma a tornar a leitura ainda mais agradável.

De esperança em esperança, Feliz Ano-Novo! Deus nos ilumine e abençoe a todos!

                                   




ENTREVISTA
Como podem as religiões participar da construção de sociedades mais igualitárias e justas? A teóloga Cecília Franco fala sobre o tema.






OPINIÃO DO LEITOR







DIREITOS HUMANOS
Iniciamos o ano com muitas dúvidas e inseguranças com relação ao que será dos direitos dos trabalhadores.






REPORTAGEM
Cerca de 40 mil mulheres estão em presídios no País, na sua maioria jovens, negras e solteiras; cumprem suas penas longe de condições mínimas de dignidade.





BIOÉTICA
Pensava que, entre as obras de misericórdia, já estava ultrapassada aquela de “enterrar os mortos”. 






POLÍTICA
Para o País, 2016 foi marcante. A História o observará com especial atenção. Porém, ele não deixará saudades para a grande massa de brasileiros. Foi um tempo duro, além da conta.





POVOS DA FLORESTA
A tragédia com o avião que levava a equipe de futebol do Chapecoense deu a conhecer que seu mascote é um indígena. O orgulho de seu mascote é a demonstração de que vale a pena a luta contra o preconceito e a discriminação aos indígenas.





FAMÍLIA
Conheça os 5 bons hábitos que toda família deveria cultivar, de acordo com um casal da Pastoral Familiar, um Terapeuta Familiar e o próprio papa Francisco.





FILHOS
A discussão sobre o papel da mulher na sociedade ganhou mais força nos últimos meses com a abertura da Escola de Princesas, em São Paulo, e seu oposto, a Oficina de Desprincesamento.





MATURIDADE
O governo propõe Reforma Previdenciária que aumenta idade mínima de contribuição e suscita debate sobre o futuro do benefício.






ENTRE JOVENS
Dois jovens deficientes visuais defendem seus direitos apostando na informação e na solidariedade como neio de acesso a uma “vida normal”.






COMPORTAMENTO
Não existe uma receita para a solução de todos os nossos problemas e é extremamente importante que nossas propostas de vida sejam procuradas a cada respiro.





DINÂMICA FAMILIAR
Há famílias se reciclando, repensando a vida, elegendo novos valores. Elas se deram conta de que a ânsia do ter esvazia o ser, que o dinheiro não é absoluto e sua administração requer ponderação.





SER UM
Desde os primeiros dias do casamento, os pequenos desentendimentos devem ser enfrentados com coragem, transparência e muita ternura.






MESA DA PALAVRA
05 de fevereiro - 5º Domingo do Tempo Comum
12 de fevereiro - 6º Domingo do Tempo Comum
19 de fevereiro - 7º Domingo do Tempo Comum
26 de fevereiro - 8º Domingo do Tempo Comum



OBRAS DE MISERICÓRDIA
Vestir os nus: Quem não tem com que se vestir facilmente se isola no risco de anular seu potencial humano de esperança.






FRANCISCO
Nada é tão exigente como o amor. Por isso, ninguém deve temer que o papa Francisco nos convide, com a Amoris Laetitia, a um caminho fácil demais. O caminho não é fácil, mas “é cheio de alegria!”.





CNBB
Nota em Defesa da Vida.






IGREJA
Dom Paulo Evaristo Arns parte, mas deixa um legado e exemplo de defesa de direitos humanos.






JUVENTUDE E FÉ
Precisamos compreender que a esperança nos alegra e fortalece, e não decepciona.






PANORAMA
O turismo pedagógico é uma área que se especializa a cada ano, estabelecendo-se como um ótimo recurso educacional.






CULTURA
Marias: O primeiro longa-documentário da diretora Joana Mariani é um poema visual sobre a Mãe de Deus e mapeia de forma afetiva histórias de fé na América Latina.





SAÚDE
Verão é sinônimo de férias, viagens, praias, piscinas e passeios em parques e áreas florestais.  Por isso é uma época que requer cuidados especiais com a saúde.





CULINÁRIA
A fruta do mês.






CRÔNICA
Notei que naquele dia a chuva era diferente. Sem perceber, ela me transportou para a minha infância.






TRABALHOS MANUAIS
Agendando compromissos.




Fonte: FC ediçao 973 JANEIRO 2017
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Revista Família Cristã
Edição 1.004 da revista Família Cristã – Agosto de 2019
Das ondas ao altar
Se pregava, era de todo coração; se surfava, era para encarar as maiores ondas.
Caldos, sopas e consumês
Neste inverno, além dos cuidados com a pele, é importante se preocupar com a alimentação.
O Anjo Bom do Brasil
Irmã Dulce,a religiosa que conquistou o coração do povo brasileiro será canonizada.
Revista Família Cristã
A edição 1.003 da revista Família Cristã, com conteúdo de qualidade para você e sua família.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados