Edição 983, Novembro 2017

Data de publicação: 27/10/2017

Revista Família Cristã – Novembro de 2017


Abrir coração e mãos

Família Cristã chega mais uma vez a sua casa como a revista portadora de fé, de esperança e de amor, para dar um renovado sentido à vida. Sim, porque neste mês nos lembramos de nossos entes queridos que já passaram para a plenitude da vida. Mas sua presença permanece viva em nossa memória, pelo que são e foram para nós, ao recordamos duas celebrações: Todos os Santos e Fiéis Defuntos.
Novembro, mês de saudade, de comunhão, de gestos de solidariedade e amor, como foi a vida de pessoas queridas que nos deixaram tantos testemunhos de fé, de esperança, enfim, de vida cristã. E quando falamos em todos os santos, não são apenas os que estão nos altares de nossas Igrejas ou em nossas casas. São também aquelas pessoas humildes, que viveram no escondimento mas fizeram o bem silenciosamente. E são também as pessoas que vivem ao nosso lado, as multidões que se reúnem para pensar e programar uma vida melhor para tantos irmãos e irmãs que vivem na pobreza material, cultural, espiritual.
E, por falarmos em carências, vale a pena lermos, refletirmos e nos comprometermos com algum gesto concreto em favor de quem passa fome, pede o papa Francisco na mensagem para o 1º Dia Mundial dos Pobres, tema bem explicitado também na Reportagem sobre a fome de muitos e o desperdício de alimentos de tantos outros!
Mas animemos uns aos outros! Somos passageiros de uma viagem que poderá ser longa ou curta, não importa! O que importa é o que vamos semeando ao longo do caminho!
Na mesma fé, esperança e amor, até a próxima edição!





ENTREVISTA
Após perder o marido, e sem uma literatura que pudesse ajudar no processo, Cristiane Donegá colocou tudo no papel e, dessa experiência, nasceu seu primeiro livro sobre a viuvez.




REPORTAGEM
A situação da fome no Brasil e no mundo é uma realidade concreta. O novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), anunciado neste ano de 2017, mostra que a fome está novamente em ascensão impulsionada por vários fatores.





POVOS DA FLORESTA
O Procurador Regional da República, Felício Pontes Jr. explica os problemas que irá causar a ação direta de inconstitucionalidade promovida pelo Democratas (DEM). O partido acusa de inconstitucionais as normas que estabelecem o processo de identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes dos quilombos. Isso atingiria em cheio cerca de 150 territórios já demarcados pelo governo federal desde 1988, e os mais de 1.500 que esperam pela demarcação.
 

SAÚDE
Reconhecida oficialmente há cerca de dez anos, a Síndrome das Pernas Irrequietas  –  nem um pouco rara ou agradável – felizmente começa a ser desvendada.
 



BIOÉTICA
Neste ano de 2017, comemoramos os 50 anos da Carta Encíclica, Populorum Progressio (1967), do papa Paulo VI, cuja mensagem central nunca perdeu sua atualidade. Pelo contrário, com o crescimento da exclusão via globalização, tornou-se muito mais necessária e urgente hoje. Léo Pessini, sacerdote e professor doutor em Bioética, analisa a Carta Encíclica com os recentes discursos de Papa Francisco.


DIREITOS HUMANOS
Um levantamento da Pastoral do Povo da Rua aponta que mais de 20 mil pessoas vivem em situação de rua na cidade mais rica do País. Como cristãos, como podemos ampliar nossas ações?
Política
O dia de Nossa Senhora Aparecida e a mensagem que o Papa Francisco enviou a todos os brasileiros por ocasião da festa da padroeira do Brasil.



FAMÍLIA
Famílias perfeitas não existem. Mas, quando há aceitação e amor, os laços se fortalecem e elas ficam mais próximas da perfeição.





FILHOS
Acolher a criança é mostrar a ela que há outras maneiras de expressar seus sentimentos e de lhe ensinar a lidar e a aprender com seus erros.





COMPORTAMENTO
Em 9 de novembro de 1989, 28 anos atrás, caía o Muro de Berlim construído em 1961. Infelizmente ainda há muitos muros em nosso mundo.






DINÂMICA FAMILIAR
Ravi, com 1 ano e 9 meses, come sozinho, deita na cama quando quer dormir e circula pela casa brincando com sua motoca. Rafaela, de 7 anos, recebe tudo pronto nas mãos e constantemente demonstra sinais de insegurança. A raiz da diferença entre uma criança e outra está no incentivo à autoconfiança que os pais dão. E isso é vital para o crescimento das crianças.
 



MATURIDADE
Conheça a trajetória da professora Alzira Altenfelder Silva Mesquita, que no auge dos seus 102 anos, a serem celebrados no dia 17 de novembro, traz no coração a paixão pela educação.





SER UM
Cada dia percebemos como a comunidade vai, de pouco em pouco, esvaziando-se. Os fiéis, já não tão fiéis, trocam a vida na comunidade eclesial por muitas outras atividades que lhes pareçam mais interessantes, acolhedoras e, em muitos casos, mais legítimas e verdadeiras. Os casais deveriam ser os primeiros a serem convidados a uma experiência de participação e de caminhada de aprendizado.




ENTRE JOVENS
A temível repetência escolar é uma realidade em muitas famílias, e é preciso encará-la de frente para que não se torne um problema maior.






MESA DA PALAVRA
3 de dezembro 1º Domingo do Advento
10 de dezembro 2° Domingo do Advento
17 de dezembro 3º Domingo do Advento
24 de dezembro 4º Domingo do Advento
25 de dezembro Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo
31 de dezembro Sagrada Família, Jesus, Maria e José


FRANCISCO
Dia mundial dos pobres: Na Evangelii Gaudium, retomando uma frase de Bento XVI, o papa reitera que “hoje e sempre, os pobres são os destinatários privilegiados do Evangelho”.





JUVENTUDE E FÉ
Liberdade de expressão é fazer o que se quer, falar o que se deseja, na hora em que se almeja?






IGREJA
Sínodo de São Paulo: É preciso coragem para olhar-se no espelho! É isto que a Arquidiocese de São Paulo (SP) se propôs a fazer para verificar sua ação evangelizadora no contexto de uma realidade tão complexa como é a da metrópole paulistana. 
 
 


PAZ INQUIETA
Há casais que ainda se amam, mas perderam o desejo de se darem reciprocamente. O que fazer por eles, quando um deles gostaria de se dar fisicamente e o outro perdeu a libido? Padre Zezinho nos brinda com mais um de seus instigantes textos.
 


SACRAMENTOS
Frei Luiz Turra inicia a reflexão sobre o Sacramento do Matrimônio: “vemo-nos diante de um ideal imenso, do tamanho do amor criativo de Deus, que deseja garantir um digno santuário à vida humana. Vemo-nos, também, diante da realidade humana sempre propensa aos mecanismos de resistência e até mesmo de negação aos projetos divinos”.

 
TESTEMUNHO DE FÉ
Padre Jorselei Aparecido da Silva convive diariamente no limite da morte. Ou seria da vida? Ele é capelão na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e integra a equipe de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas. Seu trabalho é de um verdadeiro herói, mas herói da alma, já que tem por objetivo trazer conforto para pessoas que, na maioria das vezes, estão vivendo os últimos meses, dias ou minutos de vida.




SANTOS
Conheça a história de São Martinho de Porres e da Bem-aventurada Isabel da Trindade.






ARTE
Em nosso País, onde nos últimos anos as polarizações se tornam cada vez mais acirradas, a arte também pode se configurar como campo de batalha.






PANORAMA
Conheça a Pedra Azul, o ponto turístico mais visitado da região serrana do Espírito Santo; uma montanha que ganhou esse nome devido ao tom azulado que adquire dependendo da incidência do sol sobre ela.





CULTURA
Ele dá nome a muitas ruas e avenidas pelo Brasil e é responsável pelo projeto de tantas outras. André Pinto Rebouças, em plena escravidão, foi o primeiro engenheiro negro do Brasil, inventor, escritor, professor e abolicionista.





CULINÁRIA
Biscoitos: uma opção deliciosa para cafés e lanches.






TRABALHOS MANUAIS
Aprenda a fazer uma guirlanda reciclável para o Natal.





Fonte: FC edição 983 Novembro 2017
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Revista Família Cristã
Edição 1.004 da revista Família Cristã – Agosto de 2019
Das ondas ao altar
Se pregava, era de todo coração; se surfava, era para encarar as maiores ondas.
Caldos, sopas e consumês
Neste inverno, além dos cuidados com a pele, é importante se preocupar com a alimentação.
O Anjo Bom do Brasil
Irmã Dulce,a religiosa que conquistou o coração do povo brasileiro será canonizada.
Revista Família Cristã
A edição 1.003 da revista Família Cristã, com conteúdo de qualidade para você e sua família.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados