Coco Versátil

Data de publicação: 07/11/2017

Por Receitas e imagens cedidas por Ducoco Alimentos e Bebidas

O coco, além de possuir aroma e sabor deliciosos, é extremamente nutritivo, contém vitaminas, sais minerais e fibras. O fruto pode ser consumido verde ou maduro. Podemos utilizar a água de coco, e a polpa fresca, desidratada e ralada. Além disso, extraímos do coco o leite, a manteiga e o óleo. O óleo de coco, aliado a uma alimentação saudável e balanceada, possui propriedades funcionais e pode contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, aumento de energia ou diminuição dos efeitos danosos do estresse. A água de coco possui vitamina B, potássio, cálcio, sódio e outros minerais, regenera a flora intestinal e é considerada um isotônico natural. Já o leite de coco é diurético e rico em fibras. A polpa contém magnésio, cálcio e fósforo, que fortalecem as unhas, o cabelo e os dentes. Separamos algumas receitas versáteis e criativas com coco e derivados.

Arroz com Leite de Coco Ducoco e frango
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
•    400 g de peito de frango cozido e desfiado
•    2 copos (americano) de arroz lavado e escorrido
•    4 copos (americano) de água
•    1 cebola grande cortada em tiras
•    1 dente de alho
•    100 ml de Leite de Coco Ducoco
•    150 g de amêndoas em lascas torradas
•    1 colher (sopa) de curry
•    Sal e azeite a gosto
•    Coentro ou salsa a gosto
Modo de preparar
Refogue o arroz no azeite, em um pouco da cebola e no alho e despeje agua para cozinhar. Quando o arroz estiver ainda al dente, despeje o Leite Ducoco, deixe secar e desligue o fogo. Reserve. Depois, refogue em fogo brando o restante da cebola no azeite até que ela fique transparente. Acrescente o curry, as amêndoas e deixar fritar. Em seguida, adicionar o frango desfiado, misture bem, salgue a gosto e deixe refogar por mais três minutos. Desligue. Salpique com coentro. Em uma travessa, coloque o arroz e despeje por cima o frango e as amêndoas.


Abóbora ao creme de frango com Óleo Ducoco
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Calorias: 287,8

Ingredientes
•    2 miniabóboras ou 1 moranga pequena
•    2 colheres (sopa) de Óleo Ducoco
•    ½ cebola pequena picada
•    1 dente de alho amassado
•    2 colheres (sopa) de molho de tomate
•    ½ peito de frango cozido e desfiado
•    1 colher (chá) de sal
•    1 colher (sopa) de requeijão light
•    1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparar
Lave e seque as abóboras. Coloque em uma assadeira pequena, junte meio copo de água e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por 30 minutos ou até ficarem macias. Corte uma tampa, retire as sementes e a polpa com cuidado. Reserve a polpa, e as tampas. Em uma panela, aqueça o Óleo Ducoco e refogue ligeiramente a cebola e o alho. Junte o molho de tomate, o frango e o sal. Acrescente a polpa reservada, o requeijão e misture bem. Recheie as abóboras e polvilhe com o queijo ralado. Coloque na assadeira e leve ao forno médio pré-aquecido por cinco minutos. Coloque as tampas e sirva em seguida.



Bolo de cenoura saudável
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Calorias: 154,6 por porção

Ingredientes
•    3 cenouras médias picadas
•    ½ xícara (chá) de leite de soja light ou leite desnatado
•    2 ovos
•    4 colheres (sopa) de Óleo Ducoco
•    7 colheres (sopa) de farinha de aveia
•    7 colheres (sopa) de farinha de trigo
•    5 colheres (sopa) de adoçante em pó para uso culinário (sucralose)
•    2 colheres (sopa) de Ralado Ducoco Desidratado
•    1 colher (chá) de fermento em pó
•    5 colheres (sopa) de Leite Ducoco

Modo de preparar
Bata no liquidificador as cenouras, o leite de soja, os ovos e o Óleo Ducoco, até obter uma mistura homogênea. Coloque em uma tigela e acrescente, aos poucos, as farinhas de aveia e de trigo, 4 colheres de adoçante e bata bem. Acrescente delicadamente o Ralado Ducoco e o fermento. Coloque em uma assadeira pequena (28cm X 18 cm), untada e enfarinhada, e leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por 30 minutos. Reserve. Em uma tigela, misture o Leite Ducoco com 1 colher de adoçante e espalhe sobre o bolo ainda quente.


Crepe de coco ao molho de café
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Ingredientes
Massa
•    1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
•    2 colheres (sopa) de açúcar
•    2 ovos
•    1 colher (chá) de essência de baunilha
•    2 colheres (sopa) de manteiga
•    1 ½ xícara (chá) de leite
Recheio
•    1 caixinha (85g) de Pudim Frutop de Baunilha, ou chocolate com coco ou caramelo
•    1 pacote de Flocos de Coco Úmido e Adoçado Ducoco (100g)
•    2 colheres (sopa) de licor de café (ou chocolate)
Cobertura
•    1 barra de chocolate ao leite (200g)
•    1 colher (sopa) de café solúvel
•    1 lata de creme de leite sem o soro
•    2 colheres (sopa) de Licor de café (ou chocolate)
•    50 g de Coco Ralado Desidratado Ducoco para polvilhar

Modo de preparar
Massa

Coloque no liquidificador todos os ingredientes para a massa e bata até que fique homogênea.
Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de manteiga. Frite os crepes em pequenas porções e reserve.

Recheio
Prepare o Pudim de Baunilha Frutop seguindo as instruções da embalagem. Acrescente os Flocos de Coco Úmido e Adoçado Ducoco e o licor, misture bem. Leve à geladeira para ficar mais consistente. Reserve.

Cobertura
Em uma panela, em banho-maria, coloque o chocolate até derreter por igual. Acrescente o creme de leite sem o soro, o café solúvel e por último o licor. Misture até a cobertura ficar homogênea. Reserve.

Montagem
Coloque um pouco do recheio no centro do crepe e dobre-o (ou enrole). Coloque-os em uma travessa e regue-os com a cobertura ainda quente. Polvilhe um pouco de Coco Ralado Desidratado e sirva quente ou frio.
Se preferir, sirva gelado com sorvete de creme ou de coco.





 




Fonte: FC edição 933- setembro 2013
Postado por: Família Cristã




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