Coco completo

Data de publicação: 05/02/2018


A “Árvore do Bem-Estar” produz um fruto com 100% de aproveitamento, que vai desde a água de coco até a fibra para fabricação de capachos


O coqueiro (Cocos nucifera) é uma das frutíferas mais difundidas naturalmente no mundo, e está presente em quase todos os continentes. A frutífera tem origem nas ilhas de clima tropical e subtropical do Oceano Pacífico, seu cultivo estendeu-se pela América Latina, Caribe e África.
No Brasil, o coqueiro surgiu em meados de 1950, na Bahia, por isso a denominação coco-da-baía. A partir daí, o coqueiro disseminou-se por todo o litoral nordestino e, posteriormente, atingiu quase todas as outras regiões do País. Hoje, a Região Nordeste representa 82,28% do total de área plantada de coco no Brasil.
As variedades de coqueiros presentes no País são gigante, anão e híbrido (resultado do cruzamento do anão com o gigante). O coco é considerado um dos frutos tropicais mais completos cultivados no Brasil. Detentor de um sabor inconfundível, é rico em nutrientes pois fornece proteínas vegetais, gorduras, carboidratos, vitaminas A e B, além de sais minerais, potássio e magnésio.
A água de coco é um isotônico natural, muito utilizada por atletas para repor os nutrientes perdidos nos treinos e também é indicada em casos de desidratação. A polpa, com característica carnosa e branca, é rica em albumina e pode ser consumida em pedaços, fatiada, ralada, flocada, muito usada para realçar receitas doces e salgadas, como veremos nas sugestões da página?. A partir da polpa são também extraídos o leite, o farelo e o óleo.
Além de servir como alimento, a casca fibrosa do fruto verde ou seco permite a confecção de produtos artesanais e a fabricação de capachos, brochas, escovas, estofados e tecidos grossos para sacos, além de ser um importante substrato agrícola, por ser meio de enraizamento e crescimento de plantas, devido sua impressionante capacidade de germinação.
A casca do coco serve como combustível em caldeiras de termoelétricas, substituindo o carvão mineral. O coco também possui muitas propriedades cosméticas e medicinais. As indústrias de sabão e detergente se beneficiam dos componentes extraídos do coco.


Importante recurso vegetal − A gama de produtos que se obtêm a partir da cultura do coco é relevante não só a partir dos aspectos econômicos, mas também sociais e ambientais. Esse fruto é reconhecido atualmente como importante recurso vegetal para a humanidade.
O Brasil ocupa lugar de destaque entre os maiores produtores mundiais de coco, mas o que chama a atenção é que áreas não tradicionais de cultivo estão se expandindo cada vez mais no País.
De acordo com o Panorama 2010 da “Evolução da produção de coco no Brasil e o comércio internacional”, divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 1990 o Brasil ocupava o 10º lugar no ranking de produtores, com uma produção ao redor de 477 mil toneladas de coco.
Hoje em dia, o País é o 4º maior produtor mundial, com uma colheita de 2,8 milhões de toneladas, aproximadamente, em uma área de 287 mil hectares de coqueiros.
Na América do Sul, de acordo com o Panorama, o Brasil é responsável por mais de 80% da produção de coco.


Por Silvia Torreglossa

 





Fonte: FC Setembro 2013
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doença celíaca
Doença do intestino delgado, autoimune, crônica, causada por uma reação ao glúten
TOD à luz da escuta de Baco
Transtorno Opositivo Desafiador, conheça esta doença
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados