Cozinhe para sua mãe
Data de publicação: 08/05/2018
Cozinhe para sua mãe: ela merece!
“São apenas três letrinhas, nada mais, e nelas cabe o infinito. Palavra tão pequena, do tamanho do céu, e apenas menor do que Deus.” O trecho do poema de Mario Quintana nos convida à reflexão. Em todo o mundo, filhos compram presentes e flores para homenagear suas mães no segundo domingo de maio. O que a maioria não sabe é que a criação da data foi uma iniciativa da americana Anna Jarvis, após a morte de sua mãe, em 1905. A proposta não tinha nada a ver com presentes, mas com um dia dedicado à gratidão por todos os esforços maternos na criação dos filhos.
Desde 1914, quando o segundo domingo de maio foi oficialmente considerado Dia das Mães nos Estados Unidos, a reunião familiar para um almoço também faz parte da celebração. No Brasil, a data foi oficializada em 1932, por decisão do presidente Getúlio Vargas, e de lá para cá o segundo domingo de maio é também um dia em que o almoço é especial.
Se você não conhecia essa história, está aí mais um bom motivo para cozinhar especialmente para sua mãe (ou para a mãe de seus filhos) no segundo domingo de maio. As receitas que selecionamos foram cedidas por Clau Gavioli, chef de cozinha e blogueira de gastronomia (www.blogdagavioli.com.br).
Salada de cebola roxa

Ingredientes
4 cebolas roxas grandes
100 gramas de ricota fresca
1 colher (sopa) de creme de leite
1 colher (sopa) de alcaparras
1 colher (sopa) de azeitonas verdes sem caroço
1 maço de rúcula
½ maço de salsinha crespa
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite a gosto
Molho
½ xícara (chá) de nozes levemente assadas e picadas
1 pimenta dedo de moça sem sementes, picada bem miudinha
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de vinho tinto seco
1 colher (sopa) de azeite
Modo de preparar
Misture todos os ingredientes do molho e reserve. Deixe descansar por 20 minutos. Esfarele a ricota e leve ao multiprocessador com o creme de leite até que dê liga. Acrescente as alcaparras, as azeitonas, sal e pimenta sem parar de processar. Desligue o processador e envolva o conteúdo em filme plástico, fazendo uma espécie de rolo. Amarre as pontas como se fosse uma bala. Dobre as extremidades e leve ao freezer até que fique firme. Corte as cebolas sem casca em rodelas de 2 cm de espessura. Coloque em uma assadeira antiaderente. Polvilhe com sal e pimenta. Pincele com azeite e leve ao forno em temperatura de 200 graus por 45 minutos. Ao final desse tempo, as cebolas devem estar tenras e coradas. Se precisar, aumente o tempo e a temperatura. Monte uma travessa com as folhas verdes, a ricota e as cebolas. Cuidado para não desmanchá-las. Regue com o molho de nozes. Sirva em seguida.

Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz cateto integral
1 litro de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
½ cebola roxa média picada
1 beterraba média picada em cubos
½ xícara (chá) de castanha-do-pará tostada e picada em 4 pedaços
Sal e pimenta rosa a gosto,
Raspas de limão e salsinha picada a gosto.
Molho
½ xícara (chá) de coalhada fresca
1 dente de alho esmagado
Folhinhas de dill picadas
Modo de preparar
Na panela de pressão, cozinhe o arroz cateto com 2 xícaras do caldo de legumes por dez minutos. Interrompa a pressão e retire imediatamente o arroz de dentro da panela para parar o cozimento. Reserve. Numa panela alta, refogue a cebola no azeite, acrescente a beterraba e 1 xícara do caldo. Cozinhe por dez minutos. Em seguida, acrescente o arroz cozido, deixe incorporar. Tempere com sal e pimenta, mexa bem e acrescente caldo suficiente para cobrir o arroz. Cozinhe por mais sete minutos, até que todo o líquido se evapore. Se precisar, acrescente um pouco mais de caldo. O ponto do cozimento é al dente, não molinho. Desligue o fogo. Acrescente a castanha, as raspas de limão e a salsinha. Regue com um pouco mais de azeite. Para o molho: tempere a coalhada com o alho e acrescente dill. Sirva porções individuais do risoto com 1 colher do molho por cima.

Ingredientes
Água mineral
Frutas cítricas (laranja, limão, morango, carambola)
Essência de laranja ou água de flor de laranjeira
Folhinhas de hortelã, salsa ou manjericão a gosto
Cubos de gelo
Modo de preparar
Lave bem as frutas, seque e corte-as em rodelas sem tirar a casca. Em uma jarra de vidro, coloque a água mineral, as frutas cortadas, algumas gotas de essência de laranja ou água de flor de laranjeira e hortelã, salsa ou manjericão. Sirva com gelo.
Fonte: Fc edição 977, Maio de 2017
Postado por: Família Cristã
Veja Também
Receitas de pratos rápidos, ideais para fazer naqueles dias intensos de trabalho

Quer um novo cardápio? O pepino, apesar de levar a fama de ser indigesto, podem ser uma boa opção.

Neste inverno, além dos cuidados com a pele, é importante se preocupar com a alimentação.