Evangelho na comunidade

Data de publicação: 07/08/2014

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Ano A - 10 de agosto de 2014

19º  Domingo do Tempo Comum

1Rs 19,9a.11-13a – O Senhor estava na brisa leve.
Sl 84 (85) – Justiça e paz se abraçarão.
Rm 9,1-5 – Deus bendito para sempre.
Mt 14,22-33 – Não tenham medo.

O vento sopra na liturgia deste domingo, nas passagens que lemos de Mateus e no Livro dos Reis. Pedro sente o vento e tem medo. Elias vê a ventania que provoca terremoto e fogo. “Não tenha medo, Pedro. Jesus está perto e lhe estende a mão. Coragem. Você não vai afundar.” “Espera um pouco, Elias, a ventania será brisa suave e você sentirá a presença de Deus.” Tudo tem um lado obscuro e um lado iluminado. Há um vento, brisa suave, que também pode ser impetuoso. Seu terremoto e seu fogo são a verdade e o amor, a justiça e a paz. Elias percorre o deserto e sobe ao Monte Horeb. Jesus reza sozinho no monte da Galileia. Deus se manifesta como quer e quando quer, mas nós, a exemplo de Jesus e dos profetas, podemos criar condições e remover obstáculos para a manifestação de Deus. Faça a experiência de Deus no silêncio da oração no deserto e vá depois enfrentar a tempestade criada por Jezabel. A brisa suave é o Espírito que habita a sua consciência e o move para a obra de Deus.

Depois da multiplicação dos pães, o povo vai embora e os discípulos vão de barco para o outro lado do mar da Galileia. Jesus fica sozinho. Sobe ao monte dali de perto e fica rezando até alta madrugada. Depois de toda a movimentação com o povo que se alimentou dos pães e dos peixes multiplicados, Jesus faz o seu “dia de deserto”. Ele tira um tempo para estar a sós com o Pai, em oração, para ficar quieto e rezar. Pelas 3 da manhã, andando sobre a água, Jesus vai ao encontro dos discípulos que estavam na barca. Eles ficam com medo. Pensam ser uma assombração. Ouvem então a voz de Jesus que lhes diz: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”. Pedro quer uma prova de que é Jesus mesmo quem lá está. Caminhando sobre as águas, ele sente o vento. Volta a ficar com medo e começa a afundar. “Salva-me, Senhor” – grita Pedro. Então Jesus lhe estende a mão e o segura: “Por que duvidaste, homem de pouca fé?”. A cena se conclui com a profissão de fé dos discípulos: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus”.

A rainha Jezabel mandava matar os profetas de Israel e protegia os profetas pagãos de Baal. O profeta Elias fez uma verdadeira guerra contra a rainha e esses profetas a ponto de a rainha mandar matar Elias. Foi então que ele fugiu para Bersabeia, no sul, e de lá entrou no deserto. Caminhou um dia, sentou-se embaixo de uma árvore e desejou morrer, tão desanimado estava. Veio um anjo e o acordou por duas vezes, mandando que tomasse alimento: “Levanta-te e come que o caminho é longo”. Elias se alimentou e caminhou quarenta dias e quarenta noites pelo deserto até chegar ao monte de Deus, chamado Horeb. Passou a noite numa gruta e, como aconteceu com Moisés, aqui também o Senhor disse que ia passar diante de Elias. Veio um vento forte que provocou fogo e terremoto e depois se transformou em brisa suave. Elias cobriu o rosto diante de Deus que passava. Deus o mandou de volta e, no caminho, encontrou Eliseu que o seguiu para ser profeta também.

Quero ouvir o que o Senhor fala. Ele fala sempre e está perto. Sua fala é de verdade e amor, de justiça e paz.

O apóstolo São Paulo expressa-se apoiado no testemunho do Espírito e de sua consciência.

*Sacerdote e professor de Sagrada Escritura




Fonte: Família Cristã 943 - Jul/2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados