Evangelho na comunidade

Data de publicação: 07/08/2014

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Ano A - 10 de agosto de 2014

19º  Domingo do Tempo Comum

1Rs 19,9a.11-13a – O Senhor estava na brisa leve.
Sl 84 (85) – Justiça e paz se abraçarão.
Rm 9,1-5 – Deus bendito para sempre.
Mt 14,22-33 – Não tenham medo.

O vento sopra na liturgia deste domingo, nas passagens que lemos de Mateus e no Livro dos Reis. Pedro sente o vento e tem medo. Elias vê a ventania que provoca terremoto e fogo. “Não tenha medo, Pedro. Jesus está perto e lhe estende a mão. Coragem. Você não vai afundar.” “Espera um pouco, Elias, a ventania será brisa suave e você sentirá a presença de Deus.” Tudo tem um lado obscuro e um lado iluminado. Há um vento, brisa suave, que também pode ser impetuoso. Seu terremoto e seu fogo são a verdade e o amor, a justiça e a paz. Elias percorre o deserto e sobe ao Monte Horeb. Jesus reza sozinho no monte da Galileia. Deus se manifesta como quer e quando quer, mas nós, a exemplo de Jesus e dos profetas, podemos criar condições e remover obstáculos para a manifestação de Deus. Faça a experiência de Deus no silêncio da oração no deserto e vá depois enfrentar a tempestade criada por Jezabel. A brisa suave é o Espírito que habita a sua consciência e o move para a obra de Deus.

Depois da multiplicação dos pães, o povo vai embora e os discípulos vão de barco para o outro lado do mar da Galileia. Jesus fica sozinho. Sobe ao monte dali de perto e fica rezando até alta madrugada. Depois de toda a movimentação com o povo que se alimentou dos pães e dos peixes multiplicados, Jesus faz o seu “dia de deserto”. Ele tira um tempo para estar a sós com o Pai, em oração, para ficar quieto e rezar. Pelas 3 da manhã, andando sobre a água, Jesus vai ao encontro dos discípulos que estavam na barca. Eles ficam com medo. Pensam ser uma assombração. Ouvem então a voz de Jesus que lhes diz: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”. Pedro quer uma prova de que é Jesus mesmo quem lá está. Caminhando sobre as águas, ele sente o vento. Volta a ficar com medo e começa a afundar. “Salva-me, Senhor” – grita Pedro. Então Jesus lhe estende a mão e o segura: “Por que duvidaste, homem de pouca fé?”. A cena se conclui com a profissão de fé dos discípulos: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus”.

A rainha Jezabel mandava matar os profetas de Israel e protegia os profetas pagãos de Baal. O profeta Elias fez uma verdadeira guerra contra a rainha e esses profetas a ponto de a rainha mandar matar Elias. Foi então que ele fugiu para Bersabeia, no sul, e de lá entrou no deserto. Caminhou um dia, sentou-se embaixo de uma árvore e desejou morrer, tão desanimado estava. Veio um anjo e o acordou por duas vezes, mandando que tomasse alimento: “Levanta-te e come que o caminho é longo”. Elias se alimentou e caminhou quarenta dias e quarenta noites pelo deserto até chegar ao monte de Deus, chamado Horeb. Passou a noite numa gruta e, como aconteceu com Moisés, aqui também o Senhor disse que ia passar diante de Elias. Veio um vento forte que provocou fogo e terremoto e depois se transformou em brisa suave. Elias cobriu o rosto diante de Deus que passava. Deus o mandou de volta e, no caminho, encontrou Eliseu que o seguiu para ser profeta também.

Quero ouvir o que o Senhor fala. Ele fala sempre e está perto. Sua fala é de verdade e amor, de justiça e paz.

O apóstolo São Paulo expressa-se apoiado no testemunho do Espírito e de sua consciência.

*Sacerdote e professor de Sagrada Escritura




Fonte: Família Cristã 943 - Jul/2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doença celíaca
Doença do intestino delgado, autoimune, crônica, causada por uma reação ao glúten
TOD à luz da escuta de Baco
Transtorno Opositivo Desafiador, conheça esta doença
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados