Castanhas

Data de publicação: 03/10/2017

Um punhado de muita saúde: castanhas. Nutricionistas apontam que uma quantia diária de nozes, amêndoas e afins faz bem ao coração, deixando-o mais protegido, age contra o envelhecimento precoce e ajuda a diminuir a fome. Aqui trazemos diversas receitas que poderão fazer parte de sua alimentação. Bom apetite!


BOLO DE BANANA E CASTANHA-DO-PARÁ
•    Calorias: 280 por porção
•    Categoria: Bolo
•    Dificuldade: Fácil
•    Rendimento: 16 porções
•    Tempo de preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
•    Tipo: Sobremesa
INGREDIENTES
•    1 xícara (chá) de açúcar
•    1/2 xícara (chá) de manteiga ou margarina
•    2 ovos
•    1 xícara (chá) de banana madura amassada
•    1 colher (sopa) de suco de limão
•    2 xícaras (chá) de farinha de trigo
•    1 colher (sopa) de fermento em pó
•    1 pitada de sal
•     3/4 de xícara (chá) de castanha-do-pará picada
•    Açúcar de confeiteiro para polvilhar, opcional
MODO DE PREPARAR
Aqueça o forno em temperatura moderada (180º). Unte uma forma de bolo inglês de uns 25 cm x 12 cm e reserve. Numa vasilha, coloque o açúcar com a manteiga até que a mistura esteja cremosa. Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem. Adicione a banana e o suco de limão. Numa vasilha média, misture a farinha, o fermento e o sal. Misture com a banana. Bata com a batedeira em velocidade média por um minuto. Acrescente a castanha e misture cuidosamente. Despeje na forma preparada. Asse por uma hora mais ou menos, até que esteja dourado ou que ao enfiar uma faca no meio ela saia limpa. Deixe esfriar por dez minutos na forma e depois desenforme. Se desejar, polvilhe com açúcar de confeiteiro.

SOPA DE BRÓCOLIS COM CASTANHA-DO-PARÁ
Calorias: 288 por porção
Categoria: Sopa e caldo
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Tipo: Prato principal

INGREDIENTES
•    2 colheres (sopa) de azeite
•    1 cebola picada
•    1 L de caldo de legumes
•    1 maço de brócolis cortados em pequenos buquês
•    1 pote de requeijão
•    6 castanhas-do-pará cortadas em lascas
•     Azeite a gosto

MODO DE PREPARAR
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o caldo de legumes e deixe ferver. Junte os brócolis, porém reserve alguns buquês, e cozinhe com a panela tampada por 20 minutos. Bata no liquidificador. Leve novamente ao fogo e misture o requeijão, desligue o fogo. Sirva em seguida com os brócolis reservados e as lascas de castanha-do-pará. Regue com azeite.

BOLO DE CASTANHA-DO-PARÁ
Calorias: 235 por porção
Categoria: Bolo
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Tipo: Acompanhamento

INGREDIENTES
•    6 ovos
•    300 g de açúcar
•    1 colher (sopa) de manteiga
•    300 g de castanha-do-pará moída
•    3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

MODO DE PREPARAR
Bata os ovos com o açúcar e a manteiga até obter uma massa cremosa. Se necessário, adicione mais manteiga. Acrescente a castanha-do-pará e misture bem, sem bater. Coloque a massa em uma assadeira de 18 cm x 25 cm, untada com manteiga, e leve ao forno, pré-aquecido, a 180ºC por 30 minutos ou até ficar firme. Retire do forno e deixe esfriar. Corte em quadrados e polvilhe o açúcar de confeiteiro antes de servir. Dica: se preferir, polvilhe canela sobre o bolo.

PAÇOCA DE CARNE-SECA E CASTANHA-DO-PARÁ
Calorias: 375 por porção
Categoria: Refogado
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: Rápido (até 30 minutos)
Tipo: Acompanhamento

INGREDIENTES
•    100 g de margarina
•    1 cebola picada
•    3 dentes de alho picados
•    600 g de carne-seca dessalgada cozida e desfiada
•    1/2 xícara (chá) de castanha-do-pará picada
•    2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada
•    Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARAR
Em uma frigideira grande, derreta a margarina, doure a cebola e o alho. Acrescente a carne-seca, a castanha-do-pará, a farinha de mandioca, sal e pimenta. Misture bem e desligue o fogo. No liquidificador, bata a farofa, aos poucos, até formar uma paçoca.



ARROZ COM CASTANHAS-DE-CAJU
Informações nutricionais
Valor calórico    351 kcal = 1469,57kJ
Carboidratos    57 g
Proteínas    6,50 g
Gorduras totais    11 g
Gorduras saturadas    1,80 g
Gordura trans    0 g
Colesterol    0 mg
Fibra alimentar    1,10 g
Sódio    279 mg

INGREDIENTES
•    3 colheres (sopa) de margarina
•    3 xícaras (chá) de arroz branco 
•    1/4 xícara (chá) de vinho branco seco
•    6 xícaras (chá) de água fervente
•    Sal a gosto
•    8 ramos de salsa picados bem finos
•    1 xícara (chá) de castanha-de-caju picada

MODO DE PREPARAR
Numa panela média, derreta a margarina, adicione o arroz e refogue por alguns instantes. Acrescente o vinho e misture bem. Depois de alguns minutos, coloque a água fervente. Tempere com sal e cozinhe por aproximadamente 20 minutos em panela semitampada em fogo baixo. Desligue o fogo, tampe a panela completamente e deixe descansar por mais cinco minutos. Momentos antes de servir, transfira o arroz para uma travessa, adicione a salsa e misture a castanha-de-caju delicadamente.






Fonte: FC edição 950- fevereiro 2015
Postado por: Família Cristã




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