Caldos, sopas e consumês

Data de publicação: 03/07/2019

Por, Carmen Maria Pulga*
Caldos, sopas e consumês
Neste inverno, além dos cuidados com a pele, é importante se preocupar com a alimentação. As sopas e os caldos estão entre os alimentos mais indicados para esta época do ano. Refeições nutritivas e saborosas, os caldos podem ajudar a prevenir alguns problemas de saúde, como gripes e resfriados, pois os ingredientes básicos em seu preparo – alho, gengibre e cebola – são recomendáveis.
As receitas que utilizam o gengibre amenizam os sintomas da artrite, gota, dores de cabeça e coluna. A cebola é indicada para combater e prevenir gripes e resfriados, pois é rica em vitamina C e possui ação antimicrobiana. O alho é ideal para pessoas que possuem asma ou bronquite por ser um ótimo antitérmico e expectorante natural. O açafrão é ótimo para o controle do colesterol.
Esses pratos, embora muito próximos, se distinguem pela textura. Os caldos são mais límpidos, servem de base para sopas e consomês e podem ser congelados; as sopas costumam trazer massas ou ingredientes sólidos; e o consomê tem uma textura mais cremosa. O menos presente na mesa dos brasileiros é o este último. Ele exige um pouco mais de tempo e cuidados. Sua uma forma aportuguesada vem da palavra consommé, do francês, para designar um tipo de creme, um caldo com sabor concentrado, porém clarificado. Geralmente e preparado com legumes, batatas, queijos ou carnes, cozidos e liquidificados, consumidos quentes em pratos de sopa ou em canecas, na maioria das vezes antes das refeições.
Sopa de abobrinha italiana

Ingredientes
•    ½ colher (sopa) de azeite
•    1 cebola picada
•    1 dente de alho amassado
•    2 abobrinhas italianas raladas
•    1 xícara (chá) de peito de frango desfiado
•    ½ xícara (chá) de arroz
•    Queijo parmesão ralado a gosto
•    Salsinha a gosto
Modo de preparar
Cozinhe o peito de frango até dar um caldo. Aqueça o azeite em uma panela e doure a cebola e o alho, depois adicione a abobrinha e deixe refogar. Acrescente o caldo, o frango desfiado e o arroz. Sirva com queijo ralado e salsinha picada.

Caldo de abóbora cabotiá ou japonesa
Igredientes
    1 kg de abóbora cabotiá
    1 dente de alho amassado
    1 cebola grande picada
•    1 xícara (chá) de carne vermelha
•    Queijo minas ralado grosseiramente a gosto
    1 colher (chá) de gengibre
    1 colher (café) de açafrão
    Sal a gosto
    Queijo parmesão ralado a gosto
•    Salsinha a gosto

Modo de preparar
Cozinhe a abóbora sem casca até que ela derreta. Bata no liquidificador e reserve. Em outra panela, cozinhe a carne com a cebola, o alho, o gengibre e o açafrão.  Coe o caldo e retire a carne para desfiar. Acerte os temperos, coloque a carne desfiada e deixe levantar fervura. Na hora de servir, polvilhe queijo e, se desejar, salsinha picada.

Consomê de cenoura

Ingredientes
•    2 cenouras médias descascadas
•    1 batata média descascada
•    1 cebola média picada
•    1 dente de alho amassado
•    1 pedaço pequeno de gengibre
•    1 colher (sopa) de óleo vegetal
•    Sal e pimenta-do-reino a gosto
•    Raspas de limão (pequena quantidade)
•    Azeite de oliva para servir
Modo de preparar
Em uma panela, aqueça o óleo vegetal e refogue o alho e a cebola. Acrescente as cenouras e a batata em pequenos cubos. Adicione o gengibre e água até cobrir os legumes. Tempere com sal e deixe cozinhar. Quando os ingredientes sólidos estiverem macios, retire-os e coloque-os no liquidificador com um pouco da água do cozimento e bata até conseguir um creme bem lisinho. Acrescente o restante da água do cozimento aos poucos para controlar a consistência. Devolva para a panela, ajuste o sal e coloque as raspas de limão até levantar a fervura. Sirva imediatamente. Se desejar, coloque um fiozinho de azeite de oliva. 
Consomê de alho-poró

Ingredientes
•    1 talo de alho-poró
•    1 batata descascada
•    1 mandioquinha descascada
•    2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
•    Sal a gosto
•    1 tablete de caldo de legumes

Modo de preparar
Corte os legumes em cubos, cubra-os com água e leve-os a cozinhar. Quando estiverem macios, junte o tablete de caldo e com a água dos legumes bata tudo no liquidificador até obter um caldo fino, mas cremoso. Acrescente o requeijão e sal. Sirva imediatamente.

Segredinho: Os idosos – e os que fazem dieta – devem evitar alguns ingredientes que esses pratos pedem. Creme de leite; embutidos (paio, calabresa, bacon); queijos gordurosos; pães e torradas; carboidratos, como arroz, batata, macarrão; e o excesso de sopas instantâneas.




Fonte: Revista Família Cristã, edição 991, julho de 2018
Postado por: Família Cristã




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