Música transforma

Data de publicação: 08/11/2019

Por: Roseane Welter

A música como companheira de vida e suas influências na saúde mental, física, emocional e comportamental dos jovens

 

Você já parou para pensar o que seria da vida sem a música? A música é uma das principais manifestações de arte e cultura em todo o mundo. Ela está presente, diariamente, na vida de crianças, jovens e adultos de diferentes maneiras e em diversas ocasiões.

Seja no celular, no tablet, no rádio, independente do estilo, gosto musical ou playlist favorita, a música pode ser apreciada nas atividades corriqueiras, na academia, no trânsito. Pode ser ouvida para relaxar, refletir, dançar, estudar, estimular a criatividade, expressar os sentimentos, enfim, é uma companhia em todos os momentos. A grande maioria dos jovens afirma não conseguir viver sem ela e, mais ainda, que nela encontram forças e influências positivas para enfrentar desafios.

“A música diminui a timidez, aperfeiçoa a linguagem, estimula o foco, a concentração, transforma vidas”, enfatiza a psicóloga Marilene Kehdi. A profissional destaca que “a música marca a história do jovem, muda o estado de espírito, o humor, aquece a alma e mexe profundamente com os sentimentos e emoções”, influenciando de forma positiva na formação da identidade e da personalidade.

O contato com a música traz também muitos benefícios para a saúde mental, emocional, psicológica, física e comportamental dos jovens. “É um ótimo aliado na redução do estresse, da ansiedade, desenvolve a empatia, contribui na socialização, libera as emoções, ajuda na superação de traumas e medos, controla os comportamentos impulsivos” destaca Marilene.

Música para todos – João Amaro, de dezenove anos, se encantou pelas notas musicais aos cinco anos de idade e, desde então, se dedica a estudar música. Aos nove anos, ganhou seu primeiro instrumento, o violino. Já tocou em orquestras, e, atualmente, participa de um projeto solo que visa levar a música para todas as pessoas.

No início de 2018 começou a tocar seu violino e suas canções nas ruas de São Paulo (SP) e nos vagões do metrô, surpreendendo o público com seu dom e talento. “A música é minha paixão. Meu sonho é viver disso. Surpreender as pessoas na rua ou no metrô é algo indescritível e não tem preço que pague o sorriso, o olhar de aprovação, ao ouvirem minha música”, destaca o jovem violinista.

Freepik.com


Deseja continuar lendo esta matéria? Adquira a revista Família Cristã!