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Laudato Si no pensamento social da Igreja (A)

Laudato Si no pensamento social da Igreja (A)

Da ecologia ambiental à ecologia integral

Código: 531944

Coleção: ECOS DE FRANCISCO

Agenor Brighenti


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R$ 25,80

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O objetivo deste livro é contribuir para uma melhor compreensão da Encíclica Laudato Si . Para isso, propõe-se um itinerário de reflexão, em cinco pequenos capítulos.
No primeiro capítulo, situa a Encíclica do Papa Francisco no conjunto dos documentos do magistério social pontifício, que compõem o Pensamento Social da Igreja, desde a publicação da Rerum Novarum pelo Papa Leão XIII, em 1891. Procura-se mostrar a inter-relação entre fé cristã e compromisso social, de onde deriva o Pensamento Social da Igreja, que tem uma fase pré-conciliar e outra conciliar, esta última com uma perspectiva distinta.
No segundo capítulo, traz a questão da ecologia no Pensamento Social da Igreja, mostrando a evolução histórica do conceito nas diferentes Encíclicas sociais que foram sendo publicadas ao longo de mais de um século. A questão ecológica nunca esteve ausente, mas foi sendo entendida de modo mais abrangente, na medida em que os problemas foram se apresentando. Até chegar ao conceito de "ecologia integral" do Papa Francisco, a compreensão passou por uma ecologia "criacional", "ambiental" e "humana".
O terceiro capítulo apresenta a ecologia como uma nova "chave de leitura" do Pensamento Social da Igreja, que se soma pelo menos a outras quatro, que servem de parâmetro para uma abordagem global deste patrimônio histórico do magistério social. Mostra-se que a ecologia na Laudado Si não é apenas um tema, mas uma ótica, da qual se lê a globalidade das diretrizes de compromisso dos cristãos com o social, que agora precisa ter igualmente presente o "cuidado da casa comum".
No quarto capítulo, propõe-se uma leitura global da Laudato Si , a partir de quatro chaves de leitura, colocadas em relevo pelo Papa Francisco na estrutura do texto, que segue a trilogia do método "ver-julgar-agir", acrescido do momento de "celebrar". Na Encíclica, o método não apenas dá forma ao texto. Na medida em que o método também é mensagem, a Encíclica parte do imperativo cristão de ouvir "o grito da terra, gritos dos pobres", que nos remete ao "Evangelho da Criação", que mostra os limites do antropocentrismo moderno e da tecnocracia e que, por sua vez, nos desafia a promover uma "ecologia integral", que tenha numa "espiritualidade ecológica", a mística necessária para criar um novo estilo de vida, austero e sóbrio.
E, para finalizar, o quinto capítulo apresenta um "resumo sintético" da Encíclica, nas palavras do próprio texto, elegendo o principal e o central da abordagem do Papa, o que não dispensa uma leitura e estudo da Laudato Si , em sua totalidade.

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