Meu Carrinho
0 item(ns)

Central de Atendimento
0800 70 100 81 | (11) 5081-9332
WhatsApp
(11) 94569-0240
Boa tarde, visitante

Um baú de símbolos na sala de aula

Um baú de símbolos na sala de aula

Código: 523968

Coleção: Educar

Eunice Simões Lins Gomes


Avaliação dos clientes:
0 1



R$ 15,50

Comprar


Fundamentada nos estudos sobre a atividade da imaginação simbólica proposta por Gilbert Durand, esta obra traz um método didático-pedagógico que tem o intuito de explorar e motivar a imaginação dos educandos, a partir da utilização de um baú contendo objetos que suscitem sentidos simbólicos.
A imagem é sempre, por ela mesma, portadora de um sentido que não deve ser procurado fora da significação imaginária; porque ela não é um símbolo arbitrariamente escolhido, mas é sempre intrinsecamente motivado, é sempre símbolo.
Ao contrário da estrutura do pensamento moderno, marcada pelo racionalismo positivista que elimina o mito e minimiza o seu papel, encontramos na Teoria do Imaginário, proposta por Durand, o equilíbrio entre razão e imaginação, e é nela que a autora se apoia para desenvolver essa técnica de ensino, projetando as imagens numa total gratuidade, seja na forma epistemológica ou pedagógica.
Não por acaso o baú com o qual é desenvolvida a proposta tem aqui um apelo simbólico, uma vez que considera que o universo do imaginário, pouco explorado na sala de aula, deve ser vigorosamente perseguido pelos professores, tal qual em contos de piratas em busca do tesouro escondido. O tesouro imaginário, embora escondido, é extremamente atuante e mobilizador dos anseios, sejam tanto dos educandos quanto dos educadores.
Ao trabalhar com a teoria geral do imaginário, a autora motiva-os para uma nova forma de percepção - não mais pelo paradigma cartesiano da uniformidade dos conceitos -, na medida em que essa teoria induz a pistas para uma construção pluri, trans e meta-disciplinar, evidenciando o caráter basal que a linguagem simbólica possui. Aplicando a técnica "um baú de símbolos na sala de aula", o educador estará revelando o papel formativo que as imagens assumem ao possibilitar a integração da dimensão cognitiva e simbólica, da razão e sensibilidade, do racional e simbólico, bem como ao ressaltar a função educativa da imaginação, entendida como faculdade que assume e constrói a coerência do ser, tece e projeta as imagens.

Avaliação dos clientes

Veja também

Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados
CNPJ: 61.725.214/0017-87 - Rod. Raposo Tavares, Km 19,145 – Jd. Monte Alegre - 05577-300 – São Paulo – SP
Atendimento ao cliente: 0800 70 100 81 - E-mail: livirtual@paulinas.com.br