Bom dia, Seja Bem-Vindo
28/02 - Terça-Feira 04:38

Família Paulina

Família Paulina - 10 vozes que anunciam o Evangelho

Uma grande família para um grande apostolado, ou no dizer de Pe. Tiago Alberione “uma grande árvore ” com dez ramos.



Tiago Alberione, na passagem do século IXX para o XX, estando em oração, sentiu que deveria fazer alguma coisa pelas pessoas do novo século. Foi um profeta que soube responder plenamente aos apelos de Deus, e sua resposta foi de extraordinária fecundidade para a Igreja e para o mundo.

A partir de 1914 e 1915, surge a Família Paulina, que concretiza o grande carisma acalentado no coração de Alberione: viver Jesus Cristo, Mestre e Comunicador, Caminho, Verdade e Vida, e anunciá-lo com os mais modernos e eficazes meios que o progresso humano pode oferecer. Para responder às novas exigências apostólicas, vão surgindo através dos anos as diversas Congregações e Institutos da Família Paulina:


10 vozes que anunciam o Evangelho

1914 - Sociedade São Paulo – Padres e Irmãos Paulinos
Os Padres e Irmãos Paulinos proclamam o Reino de Deus na missão específica de anunciar o Evangelho na cultura da comunicação. Foram fundados em 1914 pelo Bem-Aventurado Tiago Alberione, na Itália, e hoje se encontram nos cinco continentes.

Como consagrados, são chamados a proclamar ao maior número possível de pessoas, de forma atual e profunda, o Evangelho do Mestre, com a mesma ousadia do pai e inspirador, São Paulo.
Se você acredita que o anúncio do Evangelho com os meios de comunicação pode transformar o mundo, seja Paulino também.
Acesse: www.paulinos.org.br
Ou envie um e-mail para  centrovocacional@paulinos.org.br


1915 - Filhas de São Paulo - Irmãs Paulinas
As Irmãs Paulinas são chamadas e enviadas para viver e comunicar Jesus Cristo, Mestre, Caminho, Verdade e Vida, na cultura da comunicação. Como irmãs comunicadoras de Jesus Cristo, vivem e realizam a missão em comunidade.

Sua espiritualidade está centrada em Jesus Mestre, em Maria, Rainha dos Apóstolos, e em São Paulo Apóstolo, de quem aprendem o ardor missionário. A Eucaristia e a Palavra são as fontes da espiritualidade Paulina.

Como mulheres consagradas para o anúncio do Evangelho, colocam-se a serviço da Palavra de Deus. Receberam do fundador, Bem-Aventurado Tiago Alberione, a herança missionária de fazer dos meios de comunicação seu lugar e espaço de evangelização. Por isso, ele dizia: “O rádio, a televisão, o microfone, os filmes... são nossos púlpitos (lugares de pregação). Os livros, as mensagens, as músicas, as livrarias são igrejas de onde anunciamos o Evangelho”.
E-mail: irmaspaulinas@hotmail.com

1917 - União dos Cooperadores Paulinos
Padre Alberione, além das congregações religiosas e dos institutos, organizou leigos e leigas que estivessem estreitamente ligados à missão e à espiritualidade de suas fundações.

Os Cooperadores Paulinos ajudaram as congregações nascentes em tudo aquilo que era necessário, participando de sua mística e missionariedade. No pensamento de padre Alberione, os Cooperadores são benfeitores, sim, mas, ao mesmo tempo, pessoas que compartilham um mesmo ideal com os membros das várias fundações.

A União dos Cooperadores Paulinos é formada por homens e mulheres, jovens e adultos, que acreditam no ideal e no valor do carisma paulino e prolongam, nos mais variados ambientes, os múltiplos apostolados da Família Paulina.

Os Cooperadores são chamados a viver o apostolado paulino em todas as dimensões: catequese, redação, inserção nos meios de comunicação e diversas pastorais e evangelização, acreditando que o carisma paulino é atual e urgente e constitui um grande desafio para o mundo de hoje.
E-mail: cooperadores@paulinas.com.br

1924 - Discípulas do Divino Mestre
As Irmãs Discípulas do Divino Mestre cultivam uma espiritualidade litúrgica centrada na pessoa de Jesus Mestre, que se faz presente na Palavra, na Eucaristia e na comunidade reunida. Assim como Maria e o Apóstolo Paulo, vivem sua consagração em comunidades de oração e de atividades apostólicas, no seguimento de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida. Sua missão na Igreja se insere no amplo horizonte do sacerdócio dos batizados, dos ministérios litúrgicos e da pastoral litúrgica. Essa missão acontece também por meio da formação litúrgica e da produção de subsídios que colocam a arte e a criatividade a serviço da Liturgia.

Se você sente no coração o desejo de consagrar sua vida a Deus, seguindo Jesus, conheça as Irmãs Discípulas do Divino Mestre, partilhe de sua vida e de sua missão.
E-mail: vocacional@piasdiscipulas.org.br

1938 - Irmãs de Jesus Bom Pastor (Irmãs Pastorinhas)
As Irmãs de Jesus Bom Pastor têm como centro de sua vida a pessoa de Jesus Bom Pastor, Caminho, Verdade e Vida. Alimentam-se da Palavra de Deus e da Eucaristia e vivem em pequenas comunidades a consagração religiosa, a vida de oração, a partilha de vida e dos bens e a missão comum.

Com um carisma bem definido, participam da missão de Cristo Pastor, na edificação e no crescimento das comunidades cristãs, em colaboração e reciprocidade com os padres, bispos e leigos na Igreja.

Movidas pela compaixão do Jesus Bom Pastor, vivem com simplicidade e disponibilidade nos lugares mais necessitados de evangelização, atuam no anúncio da Palavra de Deus, na orientação bíblica, na catequese e na liturgia, na formação de agentes de pastorais, nos movimentos populares e nos projetos sociais.

Você se sente atraída por esta missão? Entre em contato com as Irmãs de Jesus Bom Pastor! Torne-se uma Irmã Pastorinha, colocando sua vida a serviço de Deus e dos irmãos e irmãs na missão pastoral.
E-mail: vocacional@irmaspastorinhas.com.br

1959 - Instituto Rainha dos Apóstolos (Irmãs Apostolinas)
No seguimento de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, sob o olhar da Rainha dos Apóstolos e no espírito de São Paulo, as Irmãs Apostolinas são chamadas e enviadas a anunciar o Deus que chama, “consumindo a vida pelas vocações”.

Em sua atuação pastoral, buscam despertar a consciência de que todos somos vocacionados e vocacionadas. Ajudam e acompanham as pessoas na descoberta e na vivência de sua vocação e seu ministério na Igreja e no mundo, para que o Reino de Deus aconteça entre nós.

Na simplicidade, na fraternidade e na oração, realizam a missão por meio de encontros e retiros vocacionais, orientação vocacional, semanas vocacionais, exposição vocacional, experiência de oração, formação de lideranças, participação nas equipes de Pastoral Vocacional e pelo Centro Vocacional.

A você, jovem aberta à vida, ao amor, ao compromisso vocacional, o nosso convite: junte-se às Irmãs Apostolinas, consagrando sua vida pelas vocações!
E-mail: apostolinas@hotmail.com

1960 - Institutos Seculares

Padre Alberione, em sua preocupação apostólica, buscou contemplar todas as pessoas. Assim, deu início aos Institutos de Vida Secular Consagrada.

Instituto São Gabriel Arcanjo - Gabrielinos
É destinado a homens solteiros que, como leigos consagrados, exercem sua missão na sociedade, usando dos meios que têm ao seu alcance para tornar conhecido Jesus Mestre.
E-mail: institutospaulinos@paulinos.org.br

Instituto Nossa Senhora da Anunciação - Anunciatinas
Destina-se a mulheres que se consagram a Deus no ambiente da própria família. As Anunciatinas realizam sua missão onde vivem, tendo como suporte espiritual a herança deixada pelo Bem-Aventurado Tiago Alberione.
E-mail: institutospaulinos@paulinos.org.br

Instituto Jesus Sacerdote

Destina-se a sacerdotes diocesanos que aspiram a viver a espiritualidade e a missão paulina e proclamam, onde se encontram, nuanças dessa vivência.
E-mail: institutospaulinos@paulinos.org.br

Instituto Sagrada Família

Tem como fim a santificação da vida conjugal e familiar. Cada casal que participa do Instituto acolhe o dom dos votos de pobreza, castidade e obediência e busca testemunhar o Evangelho no ambiente onde vive e age.
E-mail: institutospaulinos@paulinos.org.br

Compartilhe este conteúdo:


Institucional

Livrarias

Nossa Missão

Marca Paulinas

Espiritualidade Paulina

Fundadores

1 2 Próximo Final
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados