BUSCA

Por um permanente aprendizado da vida consagrada

Data de publicação: 23/04/2007

imprimir

Trailer



Antigamente, objetivava-se aparelhar o jovem seminarista por toda a vida; era-lhe fornecida uma mala cheia de tudo o que era necessário. Hoje, talvez se deva ter o objetivo de fornecer-lhe uma mochilinha com instrumentos e mapas com os quais o padre saberá procurar o necessário ao longo do percurso.(Pe. Giuseppe Zanon)

Paulinas publicou, há dois anos, os livros O respiro da vida e A graça da formação permanente. Agora, lança A árvore da vida, de Amedeo Cencini, seqüência dessas duas obras, uma espécie de projeto sistemático de formação permanente do presbítero e do consagrado. Mais que um roteiro, o autor quer estimular a reflexão de todos os que estão empenhados na grandiosa tarefa da formação de presbíteros e consagrados em nossos dias.

Logo no prefácio, Padre Giuseppe Zanon, diretor do Instituto São Lucas para a formação permanente do clero da diocese de Pádua, considera: "Antigamente, objetivava-se aparelhar o jovem seminarista por toda a vida; era-lhe fornecida uma mala cheia de tudo o que era necessário. Hoje, talvez se deva ter o objetivo de fornecer-lhe uma mochilinha com instrumentos e mapas com os quais o padre saberá procurar o necessário ao longo do percurso.

Cencini propõe, aqui, um modelo formativo que integra um conjunto teórico-prático de considerações e orientações, inspiradas num ideal antropológico e vocacional, que visa a um objetivo final e a objetivos intermediários. Adota estratégias pedagógicas particulares, com instrumentos apropriados, em função das metas traçadas e indica sinais pessoais e comportamentais que permitem avaliar a consecução do objetivo.

Faz referência a cinco modelos de formação que mais caracterizaram a experiência educativo-formativa e marcaram a vida de cada um de modo mais ou menos incisivo nas últimas décadas. Ele os lista em ordem de aparecimento e procura compreender a inspiração de cada um desses modelos para, em seguida, apresentar os aspectos positivos e os menos positivos - ou os menos capazes de suscitar uma lógica de continuidade e disponibilidade formativa na vida do chamado.

Depois de mostrar a insuficiência dos modelos habituais, que partem de um ideal abstrato de perfeição, observância, auto-realização, auto-aceitação ou, quando muito, de uma visão parcial da vida humana, Cencini propõe um modelo de integração inspirado na antropologia cristã: tudo, na vida da pessoa e da comunidade, deve ser recapitulado em Cristo; deve ser pensado a partir e em função de Jesus no Espírito. A última parte desenvolve uma pedagogia em três fases: educativa, formativa e "transfigurante", em que nossas limitações, como pessoa e comunidade, são interpretadas à luz da Cruz.

Título: A árvore da vida
Subtítulo: Proposta de modelo de formação inicial e permanente
Autor: Amedeo Cencini
Editora: Paulinas
Coleção: Carisma e missão
Formato: 13,5 x 20,0
Páginas: 472
Preço: R$ 39,50
Código: 51096-3

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
J. Fátima Gonçalves, Taís Gonzaléz e Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados