BUSCA

Shortestórias ou histórias de calças curtas?

Data de publicação: 12/04/2007

imprimir

Trailer



Júnior estava disposto a entrar para o livro dos recordes com a maior bola de espaguete do mundo!

Cuco e o Tempo são amigos inseparáveis... Não se desgrudam um segundo. Aonde o Tempo vai, o Cuco vai atrás. O Tempo não pára. Arranja tempo pra tudo: pra brincar, pra aprender, pra fazer e pra descansar também. E o Cuco vai atrás, só apontando o tempo que o Tempo gasta... Mas, um dia, o Tempo pára. Não se conforma: Por que só o Cuco envelhece, fica velho, cheio de rugas, aumenta a barriga, e ele não? Mas, diante da solução de seu amigo Cuco, ele muda de idéia rapidinho... Esta é parte de uma das sete historinhas curtinhas de ShorteStórias!, de Vera Andrade, um dos mais recentes lançamentos de Paulinas Editora.

Os temas escolhidos pela autora são provocativos; tratam de valores universais e de emoções que mexem com as lembranças, desejos e sonhos. Exigem, portanto, uma leitura atenta, a fim de despertar o espírito crítico, e sugerem uma reflexão sobre as pequenas-grandes coisas do cotidiano que afetam nossa relação com o outro.

Livre de intenções didáticas, Vera recorre a um estilo coloquial, opta por uma linguagem lúdica, carregada de afetividade e muito humor. Com vocábulos próprios do público jovem, suas histórias "descobrem" os múltiplos usos das palavras, não se acanham em usar expressões da informática e da internet, tampouco se esquivam em brincar com as palavras estrangeiras, inevitáveis neste mundo globalizado.

Já na escolha do título, a autora traz uma proposta desprendida e livre para narrar suas histórias. Das palavras inglesas short e story, constrói uma expressão que brinca com o sentido: serão histórias curtas ou histórias de calças curtas? Nesse jogo de estilo lúdico, abre espaço para discussão, inclusive em sala de aula, sobre a linguagem coloquial e formal; uma discussão que pode ser ampliada para que os alunos reflitam sobre os preconceitos lingüísticos e as influências que uma determinada língua exerce sobre a outra. Como escreveu Vera Andrade, as histórias: "São o passaporte para a viagem da imaginação. Bem-vindos a bordo!"


Título: ShorteStórias! - Estórias curtinhas ou de shorts
Autora e ilustradora: Vera Andrade
Editora: Paulinas
Coleção: Magia das letras - série Mundo encantado
Formato: 15,5 x 23,0
Código: 51069-6

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
J. Fátima Gonçalves, Taís Gonzaléz e Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados