BUSCA

Pedacinhos alegres do Brasil

Data de publicação: 10/04/2007

imprimir

Trailer



Tô fraco, tô fraco... Fraca, Tu Tá... Tu, fraca tá!

O que a galinha d'angola - ou será a galinhola? -, o açaí, o menino boiadeiro, a mula e o Pantanal têm em comum? Todos, a seu modo, são Pedacinhos alegres do Brasil - pedacinhos que Lúcia Pimentel Góes foi recolhendo um a um para reunir nesta divertida obra.

Do pequeno Juca, das terras do Pará, por exemplo, ela extraiu a esperteza, o gosto pelo chão e pelas brincadeiras com Alice - mas ele só brinca depois de dar milho pras galinhas, papa de fubá pros gulosos pintinhos, varrer o terreiro com vassoura de taioba, catar galho caído, papel amassado...
 
Lúcia, que também cresceu em um lugar encantado - o quintal de casa - e conviveu com plantas e bichos (até hoje, ela conversa com eles!) - quer unir o lúdico ao útil, e levar a crianças, pais, professores e educadores a rica diversidade de diferentes regiões do Brasil. Assim, como representante de cada pedacinho desse país, ela tanto pode nomear uma fruta, um animal, quanto um recorte da natureza; basta que seja um "elemento integrador" comum a todas as regiões.

Ao final de cada historieta, ela traz detalhes do elemento escolhido, como o cultivo do açaí, na região Norte; e o da uva, na região Sul... Assim, as histórias, melódicas e cheias de bom humor, enriquecem os conhecimentos sobre a fauna e flora e fazem você "viajar" pelos quatro cantos do País.

A obra exige uma leitura de várias linguagens: a verbal, a da ilustração, a da moldura, a do formato/tamanho das letras. Lúcia Hiratsuka, que sabe bem o que é viver na terra, escolheu aquarela e guache para conferir cores à imaginação da autora. Não foi assim tão difícil! "Como morei num sítio até os nove anos, convivi bastante com animais, especialmente as galinhas. A d'angola é linda! É como se estivesse usando um vestido de bolinhas, com detalhes em vermelho dando um charme a mais", resume.

Ao começar a rascunhar, decidiu apostar nos cortes, que, ao contrário de elementos inteiros, deixam as composições mais interessantes e instigantes. Para não fazer ruído no texto, deixou o espaço bem limpo, ou seja, as três histórias têm fundo branco. Em algumas páginas, porém, optou por esbanjar cores - caso do Pantanal, onde vive o jacaré Zezé. Foi a forma que encontrou para dar mais peso à exuberância desse quintal tão importante para o planeta. "Enquanto olhava os animais e as imagens dali, fiquei encantada com uma cena: o ninhal. Não é que parecia uma árvore onde brotam pássaros?", diz, inquieta.

Título: Pedacinhos alegres do Brasil
Autora: Lúcia Pimentel Góes
Ilustradora: Lúcia Hiratsuka
Editora: Paulinas
Páginas: 48
Preço: R$ 26,50
Formato: 21,0 x 28,0
Código: 51082-3

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
J. Fátima Gonçalves, Taís Gonzaléz e Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados