BUSCA

A palavra como o melhor argumento de fé

Data de publicação: 09/01/2007

imprimir

Trailer



Quase não houve ninguém que pudesse se livrar do fascínio de sua oratória, feita de busca e pesquisa, de argumentação, confissão e testemunho.

Sacerdote, teólogo, escritor e professor, o alemão Karl Rahner nasceu em 1904 e morreu em 1984. Revelou-se um dos mais importantes e originais teólogos do século XX. Influenciou decisivamente os rumos da teologia católica, dialogou em profundidade com o pensamento contemporâneo e atuou no Vaticano II desde o início, de maneira profunda, embora nem sempre bem compreendida.

A importância excessiva que se deu, então, às questões eclesiológicas e eclesiais o alijou relativamente da liderança do movimento teológico. Morreu entristecido com esse afastamento sutil. Mas seu pensamento revive hoje de maneira vigorosa.

O livro Karl Rhaner - Experiência de Deus em sua vida e em seu pensamento, de Herbert Vorgrimler, editado por Paulinas, possibilita ao leitor descobri-lo de uma forma viva, intensa, reviver seu pensamento, pois está centrado na experiência de Deus, e esta sobrevive a todas as modas e tendências, mesmo teológicas e eclesiais.

Ao fundamentar a teologia católica de modo transcendental, Rahner conseguiu que a teologia acadêmica, antes ocupada com questões abstratas, se abrisse aos temas da fé.

O livro contém a confissão de um cristão que acreditava no mistério de Deus e em sua proximidade em Jesus Cristo. Sua teologia nasceu da meditação e da reflexão da espiritualidade inaciana, que lia praticamente diariamente.

Herbert Vorgrimler lembra que Rahner era um homem de palavra falada, mais que de palavra escrita. Quase não houve ninguém que pudesse se livrar do fascínio de sua oratória, feita de busca e pesquisa, de argumentação, confissão e testemunho, uma linguagem honrada, repleta de humor, sem medo de mostrar seus sentimentos, com seu timbre de voz opaco.

Na primeira parte, a vida de Rahner é dividida em quatro períodos: formação; ruptura com a prática tradicional da teologia dogmática; criatividade, em que elabora corajosamente seu próprio pensamento e atua no Vaticano II; e, finalmente, maturidade, em que assume uma posição crítica diante da maneira como se interpreta oficialmente o Concílio, e é tratado qual rebelde.

A segunda parte retoma os "temas básicos" da teologia de Karl Rahner em cinco tópicos: o ser humano em face de Deus, a autocomunicação de Deus com o dom da graça, a revelação da intimidade de Deus, a Trindade, o papel de Cristo e da Igreja e, finalmente, a existência cristã em perspectiva escatológica.

A profissão de fé de Karl Rahner, reproduzida no prólogo, dá a medida do alcance e da profundidade de seu pensamento de cristão e de teólogo.


Livro: Karl Rahner - Experiência de Deus em sua vida e em seu pensamento
Autor: Herbert Vorgrimler
Editora: Paulinas
Coleção: Pensamento teológico
Formato: 14 x 21
Págs.:416
Preço: R$ 42-50
Código: 50981-7

Sala de Imprensa
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
11-5081-9333
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados