BUSCA

De corpo e alma pra toda a vida

Data de publicação: 29/09/2006

imprimir

Trailer



O casamento é ainda uma fonte inesgotável de amor e de esperança, de afirmação de dois seres que se amam e que pode ser inabalável em suas estruturas, apesar de todas as intempéries que possam se abater sobre ele.

Todos nós temos - ou já tivemos - dúvidas e mais dúvidas sobre sexo - e quando é preciso confrontar o que pensamos com os ditames da Igreja, então, nos sentimos perdidos e, não raro, contraditórios. É um assunto exaustivamente debatido, por leigos e especialistas, porém bem pouco compreendido na sua essência.

Não bastasse, muitos de nós podemos ter tido más orientações sobre o assunto e até maus procedimentos em nossa adolescência e juventude que, sem que saibamos, marcaram nosso inconsciente indelevelmente, causando-nos sentimento de culpa ou mesmo mudança a nossa maneira de ser e de encarar coisas e fatos.

Médico especializado em ginecologia-obstetrícia e em sexologia humana, Nilton Geraldo Machado escreveu, em 1983, Amor e sexo no casamento. Falecido em 1988, o autor deixou um legado importante, tão importante que Paulinas o reedita pela nona vez. A proposta do autor neste livro foi ajudar homens e mulheres a viver melhor o relacionamento sexual no casamento. Em seu entender, muitos noivos chegam ao casamento com uma bagagem de conhecimentos sexuais e de possíveis experiências completas ou incompletas.

É um livro didático, fácil de ler e com algumas ilustrações. Entre os muitos assuntos, aborda as diferenças psicológicas entre homem e mulher; explica em detalhes os órgãos sexuais, contracepção, pré-natal, parto, amamentação; traça considerações sobre laqueadura, aborto, pílula, método Billings, aborto, orgasmo, etc.

As orientações e explicações de Machado primam sempre pela visão dos ensinamentos de Cristo e da Igreja. Em vários pontos, defende o papel da Igreja de "baluarte da moral cristã". No que se refere especialmente a planejamento familiar, por exemplo, ele acentua: "Ela (a Igreja) não quer, não pode e não dispõe de meios para controlar a natalidade. Deseja, sim, que todo casal se instrua o máximo possível a respeito do assunto para que tome uma decisão de acordo com sua própria consciência."

E prossegue: "Portanto, a Igreja não é coercitiva nem abusa do seu poder terreno. Pelo contrário, estimula o crescimento do homem como um todo, apesar de suas fraquezas e imperfeições, para que ele seja digno de construir a sua família dentro dos padrões cristãos, sociais e econômicos da sociedade em que vive."

Machado acreditava que o relacionamento entre marido e mulher não se deve limitar exclusivamente ao perfeccionismo sexual e às necessidades fisiológicas do homem e da mulher. "Na vida agitada de hoje, estamos nos esquecendo de coisas simples como um gesto de carinho, como a atenção e como a doação que devem existir entre duas pessoas que se amam. E é exatamente a falta desses ingredientes que, paulatinamente, tem levado o casamento a se desintegrar. É o que tem levado às dissociações inconseqüentes das famílias."

Para justificar seu livro, disse que a meta era alertar os casais para que não sejam vencidos pelo egoísmo simplório, que impede o crescimento do ser amado e do casamento como uma instituição sacramental. Insistiu que o casamento é ainda uma fonte inesgotável de amor e de esperança, de afirmação de dois seres que se amam e que pode ser inabalável em suas estruturas, apesar de todas as intempéries que possam se abater sobre ele.

Título: Amor e sexo no casamento
Autor: Nilton Geraldo Machado
Editora: Paulinas
Coleção: Psicologia familiar
Páginas: 160
Preço: R$ 19,80
Código: 50988-4

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Malu Delmira, Ir. Sofia, fsp e J. Fátima Gonçalves
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados