BUSCA

Jornalismo: informar é imprescindível; entreter é fundamental

Data de publicação: 27/09/2006

imprimir

Trailer



Aristóteles foi o primeiro a defender o entretenimento como uma atividade positiva. Ele afirmava que o homem deveria trabalhar pouco e utilizar o tempo livre para entreter-se da forma mais nobre possível, desenvolvendo, assim, o corpo e o espírito.

Todos os dias somos bombardeados com um mundo de notícias, apelos, informações das mais diversas vindas dos mais diferentes lugares. Um simples acidente pode virar um estardalhaço. São os meios de comunicação buscando desesperadamente audiência, leitura, atenção.

Não são tantos, todavia, os que conseguem estabelecer a sintonia necessária a ponto de seduzir o público. Qual o segredo dos que são bem-sucedidos na complexa tarefa de reter a atenção do leitor/receptor? O que este busca além da informação nos jornais impressos?

Tentar responder a estas e outras questões e, ao mesmo tempo, colaborar para o avanço conceitual da dinâmica da informação levaram Fábia Angélica Dejavite a escrever INFOtenimento: informação + entretenimento no jornalismo. "Leveza é fundamental", adianta.

Indispensável ao estudo do jornalismo, esta obra argumenta e comprova que a utilização de informações variadas nas páginas do jornal impresso diário ameniza a leitura e contribui para essa sintonia. "Em todos os espaços, é possível ser sério sem perder a leveza ou, para ser mais exata, pode-se ser leve sem perder a seriedade!", garante.

Chamada por muitos de jornalismo de espetáculo, a informação com o entretenimento foi denominada pela autora de INFOtenimento. Ela focaliza em especial a mídia impressa, em que a seriedade do jornalismo mais tradicional se une ao entretenimento como exigência da sociedade atual. Nela, o lazer é um dos valores emergentes e que será, no médio e longo prazo, tão importante quanto a informação. Evidências na formação desse novo cenário são os lares equipados com computadores, a parafernália gerada pelas atuais tecnologias e a mídia como fonte principal de difusão de diversões.

Seu texto é uma tese de doutorado: "A prática do INFOtenimento no jornal diário impresso: o caso da Gazeta Mercantil", defendida em 2003 na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Vai às raízes históricas da importância do entretenimento, explica seu atual desenvolvimento pelas tecnologias da comunicação e mostra porque veio a ser hoje um dos principais valores da comunicação. Por fim, propõe o conceito de INFOtenimento: o conteúdo editorial que fornece informação e entretenimento ao leitor e, ao mesmo tempo, constitui uma prestação de serviço.

Título: INFOtenimento: informação + entretenimento no jornalismo
Autora: Fábia Angélica Dejavite
Coleção: Pastoral da comunicação: teoria e prática - série: Comunicação e Cultura
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 128
Preço: R$ 16,60
Código: 50975-2
ISBN: 85-356-1776-0

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Malu Delmira, Irmã Sofia e J. Fátima Gonçalves
11-5081-9333
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados