BUSCA

Transforme em ouvidos o coração de quem te ouve

Data de publicação: 14/09/2006

imprimir

Trailer



A arte de falar em público é, antes de tudo, um ato de sedução.

No momento em que há uma tendência em se confundir comunicação com performances individuais, surge o manual Oratória - Técnicas para falar em público que, de cara, destrona essa limitação de conceito. A performance individual ou, melhor dizendo, o desempenho pessoal perante o público é apenas um dos elementos. A ele se agregam outros, quais sejam, os saberes adquiridos ao longo da vida, as conexões que se realizam a partir do cotidiano e a capacidade de transformar tudo isso em um bom argumento.

Foi assim que o autor redesenhou, com linguagem simples, a arte da oratória, utilizando exemplos clássicos permeados com fatos corriqueiros que transformam a pura "falação" em diálogo com o público. O manual é resultado do curso ministrado por Emílio Gama há vários anos no Sepac - Serviço à Pastoral da Comunicação, e traz conceitos básicos da arte de falar em público.

Todas as experiências do autor chegam para servir às pessoas que queiram exercitar-se na arte de falar bem, nas relações pessoais e profissionais, nas pastorais, nas paróquias, nos centros comunitários, nas associações, etc. As informações que ele oferece aqui estimulam a iniciativa e desafiam o intelecto, afinal, o bom orador é, antes de tudo, uma "voz que pensa" e atua decisivamente sobre sua platéia.

O autor defende que um verdadeiro curso de oratória deve primar pelo autoconhecimento e evitar clichês, diferentemente de muitos cursos que ensinam "fórmulas" prontas sobre a arte de falar em público, com tipos padronizados de discursos em que os alunos ensaiam posturas e assumem o estereótipo de um orador. O resultado desses "cursos" é uma porção de oradores articulando palavras de maneira carregada, lembrando alguns locutores de futebol, sorrindo sem a menor naturalidade, fazendo o gênero simpático.

Este livro quer colocar graça e estilo que tornam o orador espontâneo, sem fazer nada que destoe de sua imagem natural. A arte de falar em público é, antes de tudo, um ato de sedução. "A oratória é uma mensagem emocional que transforma em ouvidos o coração das pessoas presentes na platéia. Ela não visa atingir somente o intelecto do ouvinte, pois é no coração deste que está guardada toda a energia capaz de transformar as palavras em ação."

Oratória: técnicas para falar em público - laboratório
Autor: Emílio Gama
Coleção: Pastoral da Comunicação: teoria e prática - série Manuais
Editora: Paulinas
Páginas: 56
Preço: R$ 10,50
Código: 51013-0

Sala de Imprensa
Malu Delmira, Ir. Sofia, fsp e J. Fátima Gonçalves
e-mail: imprensa@paulinas.org.br
www.paulinas.org.br/sala_imprensa


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados