Cidadania pelo voto, este exercício vale a pena!
Data de publicação: 05/09/2006

"A política é o mais importante dos instrumentos no que diz respeito à nossa coexistência no mundo... só a liberdade política pode fazer de nós homens autênticos..." Karl Jaspers (filósofo)
Pesquisa recente da Datafolha mostra um perfil de eleitorado preocupante em uma nação que clama por ética e cidadania, que necessita de urgentes mudanças que promoveriam seu crescimento sustentado e mais justiça e igualdade social.
Maioria dos eleitores não se lembra para quem deu o voto para deputado no último pleito; quase 20% pretende anular na votação para a Câmara e praticamente metade (49%) dos brasileiros não iria às urnas se não fosse obrigatório.
Como citou certa vez o renomado filósofo Karl Jaspers, "...a política é o mais importante dos instrumentos no que diz respeito à nossa coexistência no mundo... só a liberdade política pode fazer de nós homens autênticos...
Estas citações estão no livro Policidadania - Política e cidadania, editado por Paulinas, e têm complemento da economista Érica Perdigão: "relutamos, porém, em proferir as benesses da democracia participativa, especialmente a minha geração, tomada pela aversão que a palavra política lhe causa."
A educação deficitária ou de baixa qualidade dificulta nossa vida, nos marginaliza. Mais que isso, faz com que assistamos passivamente ao estabelecimento de poderes paralelos, à destruição do ambiente, à elevação dos índices de desemprego, misérias e violência e ao enfraquecimento da autonomia estatal, tornando-nos vítimas de nossa própria indiferença, que acalentamos.
Visto ser a democracia o regime que garante a liberdade de todos os cidadãos de escolherem os seus governantes, só existe liberdade de opção se houver informação, se as pessoas forem mais conscientes de seus direitos e deveres, se dominarem com certa precisão conceitos como democracia, cidadania, política, poder público, eleições, direito democrático, dívida social, ideologia, utopia, etc.
Esta percepção de conceitos básicos, porém imprescindíveis ao exercício da cidadania, hoje, é privilégio de uma parcela mínima da sociedade. Não é difícil observar, em graus mais ou menos elevados, a alienação política de cidadãos até mesmo com diploma de curso superior.
O livro Policidadania - Política e cidadania, da pedagoga Lucrecia Anchieschi Gomes e do advogado Luciano Pereira dos Santos, originou-se da experiência no acompanhamento do processo legislativo na Câmara Municipal de São Paulo, quando se constatou a falta de informação da maioria dos jovens e dos adultos sobre seus direitos e deveres e de como são alijados de todo o processo de construção da cidadania.
É imprescindível que os projetos educacionais de nossas escolas não visem somente à formação intelectual e à preparação para o mercado de trabalho, mas estimulem os alunos para a importância de um pensamento crítico e reflexivo, que mostre o voto como instrumento de alternância do poder e da ética.
Elas também devem ser estímulo para a participação em projetos que despertem a solidariedade, a fraternidade e o senso de justiça. Devem se tornar um celeiro de idéias, difusora do saber e um espaço democrático privilegiado, no qual os alunos possam vivenciar, no cotidiano, o exercício efetivo da cidadania.
Livro: Policidadania - Política e cidadania
Autores: Lucrecia Anchieschi e Luciano Pereira dos Santos
Paulinas Editora
Coleção: Mundo possível
Páginas: 88
Código: 50546-3
Preço: R$ 14,30
Sala de Imprensa
Malu Delmira, Ir. Sofia, fsp e J. Fátima Gonçalves
Tel: (11) 5081-9333
e-mail: imprensa@paulinas.org.br
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
Fonte:
Paulinas
Postado por:
Administrador