De excluído a agente transformador - uma trajetória possível
Data de publicação: 31/08/2006

Precisamos conscientizar nossos alunos, com urgência, dos problemas sociais que os levam a viver em uma sociedade marginal, para que saibam lutar por seus direitos e pôr em prática os deveres próprios dos cidadãos.
Entra governo, sai governo e grande parte da população continua analfabeta, acarretando desemprego, ausência de espírito crítico e certo comodismo em aceitar as decisões provenientes dos grupos de poder: os alfabetizados e letrados.
Reduzir o analfabetismo e, de quebra, promover um maior senso crítico da realidade é uma tarefa que pode muito bem ser encampada pelas lideranças comunitárias, como mostra um bem-sucedido programa da Pastoral da Criança (PC) em redutos carentes da periferia de Recife, PE.
Em Alfabetizar Letrando, Padre Bruno Carneiro Lira centrou seu interesse na questão da formação da liderança pelas vias dos programas de alfabetização, ou seja, alfabetizar e letrar como forma de contribuir e ampliar as formas de socialização de lideranças comunitárias.
A proposta é fazer com que muitos participantes dessas turmas de aprendizado se engajem no trabalho em favor de maior dignidade para as próprias comunidades. Assim, como novos líderes, teriam condições de orientar as famílias com relação à vida, soro caseiro, vacinas, pré-natal, multimistura, etc.
Em suma: por trás da proposta de alfabetização da PC existe algo bem mais profundo: a motivação voltada para o outro e, conseqüentemente, para o meio em que vivem. Evidencia-se, aí, a diferença em relação a outros programas, que se atêm somente ao processo de alfabetização.
O autor defende, ainda, uma prática pedagógica que decorra das diferentes trocas de saberes. Dedica um capítulo ao aprofundamento dos processos da alfabetização e do letramento, levando em conta o desenvolvimento da leitura e da escrita e as variedades lingüísticas.
O objetivo, aí, é alertar-nos para o respeito às várias formas de expressão da língua portuguesa em nosso país, livrando-nos do aprisionamento mantido pela gramática tradicional que, durante tantos anos, imperou como a soberana e única forma correta da língua.
Nesse sentido, o método de alfabetização escolhido pela Pastoral segue ensinamento de Paulo Freire, para quem a leitura e a escrita devem brotar, a partir de palavras e temas significativos, da experiência comum dos alfabetizandos - e não dos educadores.
Finalmente, Padre Lira traça considerações sobre a necessidade de uma conscientização urgente por parte dos alunos dos problemas sociais que os levam a viver em uma sociedade marginal, para que saibam lutar por seus direitos e pôr em prática os deveres próprios dos cidadãos.
O combate ao analfabetismo deve ser um compromisso com as futuras gerações que esperam de nós ações capazes de promover a verdadeira inclusão social, como a que realiza a Pastoral da Criança.
Título: Alfabetizar letrando - Uma experiência na Pastoral da Criança
Autor: Pe. Bruno Carneiro Lira, osb
Coleção: Pedagogia e educação
Formato: 13 x 20 cm
Páginas: 168
Preço: R$ 15,70
Código: 50943-4
ISBN: 85-356-1745-0
Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Malu Delmira, Ir. Sofia e J. Fátima Gonçalves
11-5081-9333
imprensa@paulinas.org.br
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
Entra governo, sai governo e grande parte da população continua analfabeta, acarretando desemprego, ausência de espírito crítico e certo comodismo em aceitar as decisões provenientes dos grupos de poder: os alfabetizados e letrados.
Reduzir o analfabetismo e, de quebra, promover um maior senso crítico da realidade é uma tarefa que pode muito bem ser encampada pelas lideranças comunitárias, como mostra um bem-sucedido programa da Pastoral da Criança (PC) em redutos carentes da periferia de Recife, PE.
Em Alfabetizar Letrando, Padre Bruno Carneiro Lira centrou seu interesse na questão da formação da liderança pelas vias dos programas de alfabetização, ou seja, alfabetizar e letrar como forma de contribuir e ampliar as formas de socialização de lideranças comunitárias.
A proposta é fazer com que muitos participantes dessas turmas de aprendizado se engajem no trabalho em favor de maior dignidade para as próprias comunidades. Assim, como novos líderes, teriam condições de orientar as famílias com relação à vida, soro caseiro, vacinas, pré-natal, multimistura, etc.
Em suma: por trás da proposta de alfabetização da PC existe algo bem mais profundo: a motivação voltada para o outro e, conseqüentemente, para o meio em que vivem. Evidencia-se, aí, a diferença em relação a outros programas, que se atêm somente ao processo de alfabetização.
O autor defende, ainda, uma prática pedagógica que decorra das diferentes trocas de saberes. Dedica um capítulo ao aprofundamento dos processos da alfabetização e do letramento, levando em conta o desenvolvimento da leitura e da escrita e as variedades lingüísticas.
O objetivo, aí, é alertar-nos para o respeito às várias formas de expressão da língua portuguesa em nosso país, livrando-nos do aprisionamento mantido pela gramática tradicional que, durante tantos anos, imperou como a soberana e única forma correta da língua.
Nesse sentido, o método de alfabetização escolhido pela Pastoral segue ensinamento de Paulo Freire, para quem a leitura e a escrita devem brotar, a partir de palavras e temas significativos, da experiência comum dos alfabetizandos - e não dos educadores.
Finalmente, Padre Lira traça considerações sobre a necessidade de uma conscientização urgente por parte dos alunos dos problemas sociais que os levam a viver em uma sociedade marginal, para que saibam lutar por seus direitos e pôr em prática os deveres próprios dos cidadãos.
O combate ao analfabetismo deve ser um compromisso com as futuras gerações que esperam de nós ações capazes de promover a verdadeira inclusão social, como a que realiza a Pastoral da Criança.
Título: Alfabetizar letrando - Uma experiência na Pastoral da Criança
Autor: Pe. Bruno Carneiro Lira, osb
Coleção: Pedagogia e educação
Formato: 13 x 20 cm
Páginas: 168
Preço: R$ 15,70
Código: 50943-4
ISBN: 85-356-1745-0
Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Malu Delmira, Ir. Sofia e J. Fátima Gonçalves
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