BUSCA

"A liturgia sem o silêncio é estéril, superficial, banal, vazia."

Data de publicação: 05/06/2006

imprimir

Trailer



"A liturgia sem o silêncio é estéril, superficial, banal, vazia."

As três horas programadas para o curso Comunicação na Liturgia foram insuficientes para responder ao grande interesse dos cerca de 80 participantes reunidos no auditório da Paulinas Livraria da Domingos de Morais, em São Paulo. A manhã do último sábado de maio, 27, transcorreu rápida, e a palestra do teólogo e filósofo Padre Agnaldo José avançou quase uma hora mais.

Dinâmica e leve, ela foi intercalada por músicas ao violão e teclado. Padre Agnaldo versou sobre o significado da liturgia e da comunicação, falou da importância dos símbolos e de como controlar o nervosismo de falar em público. Com o objetivo de enfatizar o papel da comunicação para uma liturgia mais eficaz, ele abordou em mais da metade da explanação as questões práticas em uma celebração - como o silêncio, o canto, a expressão corporal, o ambiente, a voz, a leitura em público e o microfone - e fez sugestões de exercícios práticos.

O teólogo enfatizou, ainda, a necessidade da preparação para a liturgia, para a leitura e proclamação dos textos bíblicos, para que a transmissão do conteúdo não seja algo mecânico, desprovido de emoção, de vida. Igualmente fundamental. em seu entender, é a decoração do espaço litúrgico. "Deve aliar organização, simplicidade e harmonia, com paramentos bem ordenados e condizentes com o tempo litúrgico, flores sempre frescas - nunca artificiais -, toalhas limpas e bem passadas etc."

Ponto alto da palestra foi a parte reservada à explanação sobre a importância do silêncio - nunca uma fuga ou alienação - que pode ser orante, celebrante e participativo. "A liturgia sem o silêncio é estéril, superficial, banal, vazio", concluiu.

Sala de imprensa
Paulinas Editora
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
11-5081-9333 ou 7203-8595
imprensa@paulinas.org.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

VIVER E CELEBRAR: HORA VOCACIONAL PAULINAS - REZANDO COM @ PALAVRA PELAS VOCAÇÕES - UM ANO DE TRANSMISSÃO, PROMOVENDO A CULTURA VOCACIONAL
A Paulinas Livraria de São Luís (MA) realiza a primeira edição do programa “HORA VOCACIONAL PAULINAS – Rezando com a PALAVRA pelas vocações”, com o nome terço vocacional, apresentado às quintas-feiras, no horário da manhã.

Agosto Lilás: livro da Paulinas apresenta vários pontos de vista sobre o combate à violência contra a mulher
Para o "Agosto Lilás", o livro “Violência doméstica e familiar contra a mulher – Um problema de toda a sociedade” reúne artigos que falam sobre a prevenção, o cuidado, o comportamento e até o socorro em caso de agressão.

Paulinas São Luís: Campanha Janeiro Branco aviva equipes da Paulinas Livraria e é sucesso de adesão as obras literárias por parte dos clientes
A campanha Janeiro Branco, que chamou a atenção para os cuidados com a saúde mental e emocional, fez sucesso entre os clientes das filiais, tendo como exemplo a Paulinas São Luis, no Maranhão.

Paulinas Editora marca presença na 1ª Bienal Virtual do Livro de SP
A Paulinas Editora, presente em todas as edições físicas da Bienal do Livro de São Paulo, marcará presença também na primeira edição virtual da Bienal, que acontece de 7 a 13 de dezembro.

Programas da Paulinas WebRádio chegam ao YouTube
Agora os ouvintes poderão ficar mais conectados à Paulinas WebRádio por meio do YouTube.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados