BUSCA

Um novo olhar sobre fariseus, escribas e saduceus

Data de publicação: 06/04/2006

imprimir

Trailer



São Paulo, 06 de abril de 2006

A obra "Fariseus, Escribas e Saduceus" na sociedade palestinense ajuda a corrigir muitas concepções erradas acerca desses três partidos religiosos.

Defensor do papel vital que fariseus, escribas e saduceus desempenharam no ministério de Jesus e na vida judaica do primeiro século, o especialista em história antiga e estudos bíblicos, professor Anthony J. Saldarini, se lançou ao desafio de contribuir para uma compreensão mais abrangente desses três partidos religiosos, em relação ao seu contexto e significado. Sua obra Fariseus, Escribas e Saduceus na sociedade palestinense ajuda a corrigir muitas concepções erradas acerca deles, concepções que até hoje alimentam um forte anti-judaísmo.

         Exímio conhecedor da história e da sociologia das sociedades agrárias e da antropologia cultural, ele percorre as fontes literárias do respeitado historiador judeu Flávio Josefo, do Novo Testamento e da literatura rabínica para entender esses grupos, focaliza o seu papel social e político e os situa no contexto da sociedade no tempo do império Romano e do Judaísmo da época. Rejeita, assim, muitos equívocos e imprecisões que até então têm inspirado as opiniões tradicionais.

         Na última das três partes, o autor faz uma interpretação e síntese e apresenta o papel social de cada um deles na sociedade judaica. Questiona, por exemplo, a teoria de que o fariseus eram artesãos urbanos, portanto pobres e sem instrução. Eles são mais bem compreendidos como conservadores que eram servos letrados da classe governante, e tinham uma proposta para a sociedade judaica e influência junto ao povo e a seus patronos. Sugere, ainda, que a organização dos fariseus não pode ser vista como uma comunidade monástica ou uma seita retirada que exige compromisso principal e total de cada membro. O mais provável, segundo ele, é que estivessem unidos por crenças, práticas e esforços que incentivavam mudança na sociedade. Sempre que surgia uma oportunidade, eles buscavam poder na sociedade.


Livro: Fariseus, Escribas e Saduceus na sociedade palestinense
Coleção: Bíblia e História
Autor: Anthony Saldarini
Páginas: 344
Preço: R$ 66,00. 

Paulinas Editora
Departamento de Comunicação
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
imprensa@paulinas.org.br
saladeimprensa@paulinas.org.br
Tel: (11) 5081-9333 / 7203-8595


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados