BUSCA

A importância da Carta aos Romanos na história da teologia cristã.

Data de publicação: 06/01/2006

imprimir

Trailer



São Paulo, 06 de janeiro de 2006

A importância da Carta aos Romanos na história da teologia cristã.

" Carta aos Romanos", da Paulinas Editora, apresenta estudos sobre os principais temas tratados nesses escritos de Paulo.

         Sabedor das críticas que seus adversários lhe faziam, temeroso diante do futuro que se lhe apresentava como incerto e talvez confiante da importância que a comunidade de Roma teria no futuro, Paulo fez dos romanos seus destinatários, depositários daquilo que se revelaria como seu testamento teológico. Com seus 16 capítulos, a Carta aos Romanos apresenta uma síntese da doutrina cristã. Um grupo de especialistas espanhóis da área da Sagrada Escritura apresenta estudos sobre os principais temas tratados nessa Carta, tais como a justiça de Deus revelada em Cristo, a descendência de Abraão e a salvação dos pagãos e de Israel.
              Díaz analisa o tema da Justiça que, segundo se deduz da síntese do próprio Paulo em 1,16-17, não é apenas central, mas pode ser considerada como uma espécie de ímã que atrai todos os outros temas. A relação entre Israel e os gentios na nova economia da salvação inaugurada em Cristo, um dos aspectos que mais chamaram a atenção dos estudiosos da Carta aos Romanos, em particular, e do paulinismo, em geral- merece análise de Tomás Otero Lázaro e Miguel de Burgos. O artigo sobre Reino de Deus, de Francisco Ramírez Fueyo, pode jogar um pouco de luz na relação entre Jesus e Paulo, um dos temas clássicos do paulinismo, indiscutível para uns e mais do que questionável para outros.
         Enrique Benavent Vidal, por sua vez, desnovela os grandes temas tratados por Paulo na Carta, mostrando a incidência que têm na compreensão e na vivência adequada da fé cristã. As seis catequeses elaboradas por Gerson Amat ressaltam uma vez mais um escrito que não tem em si caráter catequético, mas cujos conteúdos básicos são imprescindíveis em qualquer síntese da doutrina cristã.


Livro: Carta aos Romanos
Coleção: Resenha Bíblica
Organizador: J. M. Díaz Rodelas
Páginas: 110
Preço: R$ 14,80

Paulinas Editora
Departamento de Comunicação
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
imprensa@paulinas.com.br
Tel: (11) 5081-9333 / 7203-8595


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados