BUSCA

Uma análise sobre a acelerada expansão do pentecostalismo

Data de publicação: 06/01/2006

imprimir

Trailer



São Paulo, 06 de janeiro de 2006

Uma análise sobre a acelerada expansão do pentecostalismo

"Movimentos do Espírito" visa captar a dinâmica desse crescimento e desenvolvimento

Reflexão conjunta de autores veteranos e novos, Movimentos do Espírito disseca o cristianismo pentecostal sob diversos ângulos e se propõe a divulgar estudos para um público mais amplo e, assim, contribuir com o debate sobre um fenômeno que se movimenta a passos largos, desafiando os paradigmas teóricos clássicos da interpretação religiosa. É um livro que visa captar a dinâmica de expansão e desenvolvimento e as matrizes, afinidades e configurações de um segmento do cristianismo que, em um século de existência, se espalhou, adquirindo formas e expressões bastante variadas. No Brasil estima-se em 18 milhões o número de adeptos de um fenômeno sócio-religioso que tem rompido com antigos invólucros, quase sempre herméticos, e conquistado visibilidade social, poder econômico e força política.
         Os autores questionam como pôde o paradigma pentecostal conservar sua inspiração original mesmo se adaptando aos vários contextos e épocas; como tem sido possível crescer em seu interior um cristianismo contra e outro a favor da modernidade, misturando-se a composição sectária e a adesão light, o fundamentalismo e o virtualismo religioso, o poder carismático e o poder racional, formando uma constelação de símbolos e práticas religiosas afinadas entre si por características mais ou menos comuns.
         Entre outras questões discutem quais matrizes facilitaram ao pentecostalismo a bem-sucedida inserção na grande moldura cultural e religiosa da América Latina e, de modo direto, o Brasil; quais as afinidades atuais relacionadas à sociedade e à cultura moderna, ao gênero e à cultura midiática; e se é correto afirmar que se está diante de um tipo de cristianismo que dá certo, de modo especial entre os pobres da periferia das grandes cidades, que exigem de seus cidadãos formas de encaixe que lhes possibilitem superar as distâncias sociais, e costumam negar-lhes o bem-estar prometido incessantemente pelo mercado de produtos eficientes e sofisticados.


Livro: Movimentos do Espírito - Matrizes, afinidades e territórios pentecostais
Coleção: Ecclesia XXI
Organizador: João Décio Passos
Páginas: 272
Preço: R$ 28,50

Paulinas Editora
Departamento de Comunicação
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
imprensa@paulinas.com.br
Tel: (11) 5081-9333 / 7203-8595


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados