BUSCA

Um Pinóquio para crianças e adultos

Data de publicação: 09/12/2005

imprimir

Trailer



Edição brasileira ganha ilustrações do artista italiano Alvaro Cattaneo.

         Há mais de cem anos, por volta de 1883, o jornalista e escritor Carlo Collodi publicou a história de Pinóquio em capítulos, no Jornal das Crianças, em Toscana, Itália. Desde então, "As aventuras de Pinóquio", o menino-boneco, tornaram-se um clássico da literatura mundial moderna.
       Isto se explica porque a invenção do velho Gepeto, personagem que criou este menino-boneco de madeira, encarna o que há de mais humano nas pessoas: a eterna luta entre o vício e a virtude. Suspenso entre o sonho e a realidade, Pinóquio, em outras palavras, assim como todos os seres humanos de todas as épocas, deve continuamente fazer escolhas entre o bem e o mal, entre companhias boas e más; tem que resolver o conflito entre os estímulos transgressivos do prazer e os apelos ao dever ético (entre os pífanos e o teatrinho de Come-fogo e ir à escola). E Collodi insiste mesmo na caracterização positiva e negativa também de outros personagens (vejam-se o Gato e a Raposa, a Fadinha, o Grilo Falante), que representam um amplo repertório de comportamentos humanos.
          Nesta nova edição brasileira, destaque para as ilustrações do renomado artista Alvaro Cattaneo, natural da região da Lombardia. A novidade proposta por Alvaro é uma leitura simbólica que procede, primeiramente, através da análise dos personagens, isolados e colocados dentro do que se pode definir como a "sua" (do pintor) paisagem. A originalidade da interpretação do artista está, antes de tudo, na cifra estilística do pintor, na técnica usada para estender a tinta na tela, utilizando a ponta fina da espátula com uma "ininterrupta" seqüência de cortes monocromáticos. Não existe esfumaturas (conjugação de sombras em um desenho) nas suas imagens, não existem passagens de cor, só sobreposições e aproximações de cores puras.
          Outro aspecto, talvez ainda mais significativo na originalidade das ilustrações do pintor, refere-se à escolha de representar com ícones o dilacerante contraste entre o bem e o mal, motivo dominante do escrito de Collodi.
          A história de Pinóquio contém um ensinamento universal: em qualquer parte do mundo e em qualquer época, a vida do ser humano é marcada por vícios e por virtudes, pela bondade e pela perfídia, pela honestidade e pela hipocrisia, mas, em todos os tempos, cada um deve agir pelo triunfo do bem, impreterivelmente.

Livro: As aventuras de Pinóquio
Autor: Carlo Collodi
Ilustrações: Alvaro Cattaneo
Páginas: 208
Preço: R$ 36,80

Paulinas Editora
Departamento de Comunicação
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
imprensa@paulinas.com.br
Tel: (11) 5081-9333 / 7203-8595


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Paulinas conclui cadastramento de seu catálogo em metadados e potencializa busca de seus produtos na internet
Paulinas dá um passo gigante ao oferecer ao mercado todo o seu catálogo em metadados, firmando contrato com a empresa Metabooks

SETEMBRO AMARELO - Considerado um assunto tabu, o suicídio é o tema de livro lançado pela Paulinas
No Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, o suicidólogo Padre Lício de Araújo Vale lança um livro que ajuda a entender e prevenir o suicídio

São Luís tem festa em dobro para comemorar os 90 anos de presença no Brasil e 42 anos de missão em terras maranhenses
No momento em que as Paulinas comemoram os 90 anos de caminhada no Brasil, a filial de São Luis comemora os 42 anos em terras maranhenses.

Paulinas lança livro-agenda em homenagem aos 80 anos de vida de Pe. Zezinho, scj
“No Caminho do Reino com Pe. Zezinho, scj” é um livro-agenda que apresenta conteúdos para encontros diários com Jesus.

Contemplando o passado, mas prontas para os desafios do futuro, as Irmãs Paulinas celebram os 90 anos de missão no Brasil
As irmãs Paulinas comemoram, em 2021, os 90 anos de caminhada no Brasil. Em 1931, desembarcou no Brasil a Irmã Dolores Baldi para começar a primeira incursão das Filhas de São Paulo fora do território italiano.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados