BUSCA

Um Pinóquio para crianças e adultos

Data de publicação: 09/12/2005

imprimir

Trailer



Edição brasileira ganha ilustrações do artista italiano Alvaro Cattaneo.

         Há mais de cem anos, por volta de 1883, o jornalista e escritor Carlo Collodi publicou a história de Pinóquio em capítulos, no Jornal das Crianças, em Toscana, Itália. Desde então, "As aventuras de Pinóquio", o menino-boneco, tornaram-se um clássico da literatura mundial moderna.
       Isto se explica porque a invenção do velho Gepeto, personagem que criou este menino-boneco de madeira, encarna o que há de mais humano nas pessoas: a eterna luta entre o vício e a virtude. Suspenso entre o sonho e a realidade, Pinóquio, em outras palavras, assim como todos os seres humanos de todas as épocas, deve continuamente fazer escolhas entre o bem e o mal, entre companhias boas e más; tem que resolver o conflito entre os estímulos transgressivos do prazer e os apelos ao dever ético (entre os pífanos e o teatrinho de Come-fogo e ir à escola). E Collodi insiste mesmo na caracterização positiva e negativa também de outros personagens (vejam-se o Gato e a Raposa, a Fadinha, o Grilo Falante), que representam um amplo repertório de comportamentos humanos.
          Nesta nova edição brasileira, destaque para as ilustrações do renomado artista Alvaro Cattaneo, natural da região da Lombardia. A novidade proposta por Alvaro é uma leitura simbólica que procede, primeiramente, através da análise dos personagens, isolados e colocados dentro do que se pode definir como a "sua" (do pintor) paisagem. A originalidade da interpretação do artista está, antes de tudo, na cifra estilística do pintor, na técnica usada para estender a tinta na tela, utilizando a ponta fina da espátula com uma "ininterrupta" seqüência de cortes monocromáticos. Não existe esfumaturas (conjugação de sombras em um desenho) nas suas imagens, não existem passagens de cor, só sobreposições e aproximações de cores puras.
          Outro aspecto, talvez ainda mais significativo na originalidade das ilustrações do pintor, refere-se à escolha de representar com ícones o dilacerante contraste entre o bem e o mal, motivo dominante do escrito de Collodi.
          A história de Pinóquio contém um ensinamento universal: em qualquer parte do mundo e em qualquer época, a vida do ser humano é marcada por vícios e por virtudes, pela bondade e pela perfídia, pela honestidade e pela hipocrisia, mas, em todos os tempos, cada um deve agir pelo triunfo do bem, impreterivelmente.

Livro: As aventuras de Pinóquio
Autor: Carlo Collodi
Ilustrações: Alvaro Cattaneo
Páginas: 208
Preço: R$ 36,80

Paulinas Editora
Departamento de Comunicação
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
imprensa@paulinas.com.br
Tel: (11) 5081-9333 / 7203-8595


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Padre Agnaldo José lança single em honra ao Doce Coração de Maria
Com participação de Fátima Souza, a composição de Pe. Agnaldo José e Pe. Paulo Sérgio de Souza homenageia a primeira discípula do Senhor. Com ela, aprendemos a cantar o Magnificat em louvor aos feitos de Deus em nossas vidas.

Catequese em família com Padre Zezinho, scj
Resumo: A série “Catequese em Família”, com uma linguagem didática e objetiva, aborda situações concretas do cotidiano dos casais e filhos. As inspirações desta primeira temporada partem do livro “Amores que deram certo”.

Antônio Cardoso lança single sobre a conscientização a ecologia integral e o cuidado com a Casa Comum.
O cantor Antônio Cardoso acaba de lançar o single “Sob a luz dos mártires da fé (Um pacto pela Amazônia)” inspirado nesse compromisso solene e na missão de levar, através da música, à conscientização sobre a ecologia integral e o cuidado com a Casa Comum.

Nos passos de Santa Cecília e o encontro do " Vinil ao Digital".
Por ocasião do dia da padroeira dos músicos, Santa Cecília, celebrada em 22 de novembro, vamos refletir sobre a música cristã e o seu relevante papel na liturgia e atividades pastorais.Confira também como foi o encontro do “Vinil ao Digital”.

Donana e Titonho no Prêmio Jabuti
Na última quinta-feira (31/10), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou os cincos finalistas de cada uma das 19 categorias do prêmio, que chega em 2019 à sua 61ª edição.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados