Livro “O menino que tinha medo, mas muito medo” é selecionado para o acervo básico FNLIJ 2019
Data de publicação: 09/09/2019

.jpg)
O livro “O menino que tinha medo, mas muito medo”, escrito e ilustrado por Cláudio Martins (in memoriam), foi selecionado para o Acervo Básico FNLIJ 2019 (produção 2018), na categoria Criança.
A obra apresenta uma linguagem lúdica, com imagens fantasmagóricas, mas carregadas de humor e fantasia, em contraste com o enorme medo que o personagem sentia.A forma bem-humorada e caótica de lidar com o medo revoluciona a cidade onde se passa a história, seus moradores e o próprio medo. As soluções encontradas para vencer o medo são interessantes, e o estapafúrdio ganha espaço no desenrolar da trama.
As ilustrações imprimem um dinamismo e um passeio por diferentes focos e perspectivas, e as imagens trazem movimento e surpresas, com elementos não mencionados no texto, sem, no entanto, trair a proposta da história. A linguagem verbal e a não verbal comungam da ideia de comunicar a história com inventividade.
A obra é recomendada a crianças de todas as idades, pois trabalha um sentimento universal, que é o medo, sem lições de moral, mas com propostas cheias de humor e de fantasia. Um bom modo de as crianças mergulharem no universo dos sentimentos desconhecidos, sem explicação.
Sobre o autor:
Formado em Desenho Industrial, ilustrou cerca de 300 livros infantis e criou mais de mil capas para várias editoras. É autor de mais de 40 livros para crianças, tendo recebido vários prêmios como ilustrador e escritor. Pela Paulinas Editora, publicou os livros “Buraco de minhoca”, “Era uma vez duas casas”, “Fortuna”, “Fruta-pão”, “O menino que tinha medo, mas muito medo” e “Vovó”, além de ter ilustrado diversas obras de outros autores, entre elas “Enquanto seu lobo não vem”, “Ciranda, Cirandinha”, “Rimandinho” e “Um, dois, bolinho de arroz”.
Cláudio Martins recebeu dois prêmios Jabuti (1991 e 1992), foi nominado para o Prêmio Catalunha de Ilustração, na Espanha, e constou na Lista de Honra do International Board on Books for Young People (Ibby).
Contato para a imprensa
Luciana Sales
Tel.: (11) 5081-9333
Luciana Sales
Tel.: (11) 5081-9333
Fonte:
Sala de imprensa
Postado por:
Sala de Imprensa