BUSCA

Contemplando o passado, mas prontas para os desafios do futuro, as Irmãs Paulinas celebram os 90 anos de missão no Brasil

Data de publicação: 16/08/2021

imprimir

Trailer




Comemorações tiveram início em agosto, com uma missa na Catedral da Sé, e se estenderão até outubro, mês de aniversário da missão no país.


Segundo ramo da Família Paulina, idealizado pelo Bem-Aventurado Tiago Alberione, com a colaboração da Venerável Irmã Tecla Merlo, as Filhas de São Paulo, ou Irmãs Paulinas, congregação fundada na Itália em 1915, levaram a missão para fora do país de origem, primeiramente ao Brasil, quando, em 21 de outubro de 1931, desembarcou no porto de Santos (SP) a irmã Dolores Baldi. Dá-se, então, o marco inicial da missão das Irmãs Paulinas no Brasil.


Instaladas em São Paulo, mais precisamente na Vila Mariana, as Irmãs Paulinas iniciaram seu trabalho imprimindo e difundindo materiais de evangelização e espiritualidade. Mas, de acordo com a orientação visionária de Tiago Alberione, buscaram levar o Evangelho por todos os meios de comunicação acessíveis na época. Em 1934, trouxeram para o Brasil a ideia de uma revista para a família, com assuntos variados. Assim surgiu a revista Família Cristã, que, por 86 anos, teve sua versão impressa e, hoje, migrou para o virtual, tornando-se um portal de informação da família.


Além de São Paulo, as Paulinas estão presentes em todas as regiões do Brasil, totalizando 31 livrarias, que são pontos de encontro e de evangelização, pois oferecem, além de livros e produtos religiosos, cursos e eventos, muitos virtuais, em função da pandemia.


Hoje, a Paulinas é uma entidade múltipla, com publicações em áreas díspares, como Espiritualidade, Catequese, Psicologia Educacional e Familiar, Comunicação, Sociologia, Filosofia e Teologia, além de documentos da Igreja, biografias, estudos acadêmicos e Literatura Infantojuvenil. 


Além disso, com a criação da gravadora Paulinas-Comep, surgiram ícones da música católica, como o padre Zezinho, Cantores de Deus, padre Fábio de Melo, Ir ao Povo, Vida Reluz, Adriana Arydes e tantos outros.


O futuro – Como o mundo da comunicação vive um momento de transição do físico para o virtual, as Paulinas cumprem sua missão de utilizar todos os meios para evangelizar e estão presentes de forma ativa nas redes sociais, seja com lives e cursos, seja com posts e campanhas. Assim, você encontrará as Paulinas em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e tantas outras. 


Como disse irmã Marlene Konzen, superiora provincial das Paulinas no Brasil, “a trajetória das Irmãs Paulinas é marcada pelos grandes desafios da modernidade: da composição manual à editoração eletrônica, do vinil à música digital, do telefone à internet, e dos pontos de venda às livrarias virtuais”.


Campanha – As celebrações de comemoração dos 90 anos de presença das Irmãs Paulinas no Brasil tiveram início, como foi dito, com uma missa celebrada no dia 8 de agosto na Catedral da Sé, em São Paulo, pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. A campanha alusiva à data tem como slogan: “Paulinas – 90 anos de caminhada no Brasil – Vocação, Palavra e Missão”.

Em cada mês, um dos elementos do tripé será ressaltado, sendo que, em agosto, a Vocação é o tema, com lives vocacionais e ações nas livrarias, como a distribuição, para os clientes, de um marca-página com um QR code que dá acesso gratuito ao e-book “Tecla Merlo: Mulher forte”, sobre vocação. 

Em setembro, quando se comemora o Mês da Bíblia (que as Irmãs Paulinas ajudaram a criar, há 50 anos), o tema será a Palavra. A celebração segue com lançamento de livros sobre o tema do Mês da Bíblia (“Carta aos Gálatas”) e sobre seus 50 anos (“Mês da Bíblia – Memórias, desafios e perspectivas”). Além disso, será feita uma campanha de descontos para os clientes todas as quartas-feiras do mês. Os visitantes da livraria ainda ganharão, de presente, um marca-página com um QR code que dá acesso a um e-book grátis, com curiosidades da Bíblia, chamado “A Bíblia esclarece”. 

Em outubro, mês do aniversário, falaremos da Missão Paulina, com lives especiais, publicações nas redes sociais e mais um marca-página com um e-book grátis, inspirado no Apóstolo Paulo, chamado “365 dias com a ternura de Paulo”.


Se levarmos em conta a máxima de que “o caminho é mais importante que o destino”, a caminhada de 90 anos das Irmãs Paulinas renderam frutos e as prepararam para o futuro, sempre cumprindo a missão de “viver e comunicar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, com os meios de comunicação social”.



Agenda de entrevistas e contato para a imprensa: Marco ASA | Tel.: (11) 5081-9333 | WhatsApp: (13) 96585 -1710 | imprensa@paulinas.com.br



Fonte: sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Assim é o Natal: uma canção de paz de Antonio Cardoso
Assim é o Natal, paz, Antônio Cardoso, Natal, nascimento de Jesus, música de natal, música natalina, é natal, música para o natal, playlist de natal, paulinas comep, irmãs paulinas, paulinas brasil

Centro Social Irmã Tecla Merlo: há 30 anos semeando esperança na vida das pessoas
Há 30 anos era fundado o Centro Social Irmã Tecla Merlo, que oferece suporte na formação humana para famílias inteiras na região do Grajaú, na capital paulista, um local com um dos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixos do Brasil.

Livros da Paulinas e do Saberes e Letras farão parte do acervo de salas de leitura e bibliotecas das escolas municipais de São Paulo
Lvros da Paulinas e de seu selo Saberes e Letras vão compôr o acervo das salas e dos espaços de leitura das escolas municipais de São Paulo.

Bellinha, a Ovelhinha apresenta o seu novo clipe, “Criança Aprendiz”
Além da canção, o clipe é uma forma prática para ensinar sobre os seus direitos e responsabilidade e está disponível no canal da Bellinha no YouTube.

Livro “Como é que está aí?” fala da preocupação com o outro no mundo pós-pandemia
O livro "Como é que está aí?"nos ajuda a compreender as perdas e a amparar pessoas queridas que passam por isso.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados