BUSCA

Morre o chileno Pablo Richard, um arqueólogo da Bíblia e um cristão comprometido com a realidade da pobreza na América Latina

Data de publicação: 20/09/2021

imprimir

Trailer



Um dos mais importantes estudiosos da Bíblia e da realidade social na América Latina, o chileno Pablo Richard faleceu hoje, aos 82 anos, no Chile. Filósofo, doutor em Teologia e Ciências Bíblicas, licenciou-se nas Sagradas Escrituras no Pontifício Instituto Bíblico de Roma, especializando-se em Jerusalém. Autor de vários livros, alguns lançados pelas Paulinas, Pablo Richard tinha uma consciência cristã e política sobre a questão da pobreza na América Latina, sendo uma das peças-chaves na concepção da Teologia da Libertação em todo o continente latino-americano.

Ele sempre buscou e promoveu a Igreja das Comunidades Eclesiais de Base, a “Igreja dos pobres” e, por isso, foi perseguido como outros teólogos da Teologia da Libertação. Como colaborador de dom Oscar Romero, arcebispo de El Salvador, Pablo Richard lançou pela Paulinas o livro “A força espiritual da palavra de Dom Romero” no qual, após uma breve biografia do arcebispo, destaca mais de cinquenta passagens curtas extraídas das homilias pronunciadas desde 1977 até a véspera de seu assassinato.

Recebia críticas e oposições ao abordar assuntos polêmicos como a homossexualidade e a aceitação das mulheres em altos cargos da Igreja. Pablo Richard se conceituava como um “provocador teológico”, cujo teor provocativo segue em citações: “temos que devolver a Bíblia ao povo” ou “enquanto houver pobres, haverá a Teologia da Libertação”.

Pela Paulinas Editora, Pablo Richard lançou os livros Globalizar a esperança, O movimento de Jesus depois da ressurreição - uma interpretação libertadora dos Atos dos Apóstolos, O grande Jubileu do ano 2000 e Força ética e espiritual da teologia da libertação - no contexto atual da globalização, todos já fora de catálogo, exceto A força espiritual da palavra de Dom Romero.

Livro A força espiritual da palavra de Dom Romero

48 páginas / Lançamento: 2005

 https://www.paulinas.com.br/produto/forca-espiritual-da-palavra-de-dom-romero-a-3692

 

Biografia de Pablo Richard - Eminente teólogo e biblista com 82 anos. Pablo Richard nasceu no Chile em 02/01/1939. Entre 1961 e 1963, estudou Filosofia em Viena. Em 1966, obteve licenciatura em teologia pela Universidade Católica do Chile. Em 1969, obteve licenciatura em Escrituras Sagradas pelo Instituto Bíblico de Roma. Entre 1969 e 1970, esteve na Escola Bíblica de Jerusalém. Em 1973, após o golpe militar de Pinochet, se exilou na França, onde viveu até 1978. Em 1977, obteve o Título de "doutor honoris causa" pela Faculdade Livre de Teologia Protestante de Paris. Em 1978, obteve doutorado em Sociologia da Religião pela Universidade de Sorbonne em Paris. Em 1978, mudou-se para a Costa Rica, onde passou a integrar a equipe do Departamento Ecumênico de Investigações (DEI), do qual foi diretor. Foi professor de teologia na Escola Ecumênica de Ciências da Religião da Universidade Nacional da Costa Rica e foi integrante da Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina (CEHILA). Participou de um programa de formação permanente de Agentes de Pastoral em toda a América Latina.

Sobre Paulinas:

Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais. Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.

 

 



Fonte: sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Em missa em Aparecida, Irmãs Paulinas são homenageadas por seu “ardor bíblico e a comunicação que salva”
Nas comemorações dos 90 anos de presença das Irmãos Paulinas no Brasil, foi celebrada uma missa no Santuário de Aparecida (SP) no último dia 10 de outubro, presidida por Dom Orlando Brandes

Só um coração: novo single de Antonio Cardoso ressalta problemática da pobreza e homenageia padre Júlio Lancelotti
Na contagem regressiva para o V Dia Mundial dos Pobres, o compositor e cantor lança a música neste 14 de outubro, exatamente a um mês da data especial.

Irmãs Paulinas celebram seus 90 anos de Brasil no Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP)
Uma missa realizada no próximo domingo (10), às 8h00, no Santuário de Aparecida (SP) vai celebrar os 90 anos das Paulinas no Brasil.

Paulinas conclui cadastramento de seu catálogo em metadados e potencializa busca de seus produtos na internet
Paulinas dá um passo gigante ao oferecer ao mercado todo o seu catálogo em metadados, firmando contrato com a empresa Metabooks

SETEMBRO AMARELO - Considerado um assunto tabu, o suicídio é o tema de livro lançado pela Paulinas
No Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, o suicidólogo Padre Lício de Araújo Vale lança um livro que ajuda a entender e prevenir o suicídio

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados