BUSCA

OPINIÃO: UMA TRILOGIA

Data de publicação: 09/09/2022

imprimir vídeo

Trailer



“Pedagogia do silêncio”, “Pedagogia da alegria” e “Pedagogia da ternura”

(Éder Vasconcelos) - Em grego antigo, paídos significa “criança”, e agodé indica “condução”; agregados e adaptados ao português, esses termos nos dão a palavra “pedagogia”. Na Grécia Antiga, o paidagogo era o condutor da criança. No mundo clássico, ele era aquele que guiava a criança ao local de ensino das primeiras letras e ao local da ginástica e dos exercícios físicos. Portanto, pedagogo significa condutor de crianças, aquele que ajuda a conduzir ao ensino, à formação. Foi a partir desse conceito de pedagogia que eu me lancei o desafio de escrever a trilogia “Pedagogia do silêncio”, “Pedagogia da alegria” e “Pedagogia da ternura”, inspirado nas palavras, nas atitudes e nos gestos do Santo Padre, o Papa Francisco. 


A pedagogia do silêncio quer nos conduzir para o lugar da interioridade pessoal e comunitária. Ela quer ser um caminho rumo a nossa casa interior, para permanecermos na escuta atenta do mistério que perpassa a nossa existência. A pedagogia do silêncio tem como meta essencial educar-nos para falar e calar, para sentir e perceber etc. Ela não faz oposição entre palavra e silêncio. Parte do princípio de que toda palavra gestada no silêncio é capaz de transformar o mundo.


A pedagogia da alegria é uma senda que conduz, desperta, traz vivacidade. É uma trilha para viver a alegria do Evangelho, que enche o coração e dá sentido à vida de todos aqueles que se encontram com Jesus de Nazaré, o Verbo encarnado. Alegria como uma pedagoga que abre constantemente possibilidades existenciais ante a cotidianidade dura e, às vezes, aniquiladora. A alegria é o núcleo de irradiação do Evangelho, mas é também a primeira e a última palavra do Evangelho.


A pedagogia da ternura quer recuperar em nós a capacidade de encantamento, admiração e espanto diante da vida presente em cada pessoa, na criação e nas mais ínfimas criaturas saídas das mãos do divino Criador. A pedagogia da ternura, como via para o amor e a beleza, deseja conduzir-nos a um afeto interior vivido no dinamismo vital da Trindade, que implica sair do próprio eu para encontrar com o tu em uma relação de reciprocidade e proximidade. Assim, ela almeja despertar um estilo de vida que implica uma atitude de crescimento e amadurecimento capaz de doar, acolher e compartilhar o precioso dom da vida com os mais pobres e vulneráveis. Assim, querido leitor, querida leitora, as três pedagogias têm o propósito de nos conduzir, guiar para o mistério do silêncio, da alegria e da ternura. Quem nos conduz? O Divino Pedagogo. Ele é o mestre na arte de nos conduzir pela mão para passear pelos caminhos do silêncio e pelos jardins da alegria e da ternura.

 

Sobre o autor :  Irmão franciscano. Estudou Filosofia, Teologia e Ciências da Religião. É terapeuta holístico e massoterapeuta. O seu apostolado é direcionado para a formação pastoral, espiritual e missionária de leigos das diversas paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus. Tem livros publicados pelas editoras Vozes, Sinodal, Fonte Editorial e Paulinas Editora, pela qual publicou a trilogia Pedagogia do silêncio, Pedagogia da Alegria e Pedagogia da Ternura.

 

Sobre Paulinas: Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais. Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.

Siga as Paulinas Brasil nas redes sociais.



Fonte: sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Brasil recebe as relíquias de Santa Teresa de Lisieux (ou Santa Teresa de Jesus) e fiéis brasileiros demonstram sua devoção à santa francesa
A jornada mundial com as relíquias de Santa Teresa de Lisieux, ou Santa Terezinha de Jesus, tem mobilizado milhares de fiéis no Brasil, tendo começado neste mês e seguindo até dezembro.

Paulinas estará presente em mais uma Festa Literária, desta vez em Mogi das Cruzes
A Paulinas Editora e o selo Saberes e Letras participarão da segunda edição da Feira Literária de Mogi das Cruzes, nos dias 6, 7 e 8 de outubro.

Encontro “Perdas da viuvez” quer renovar a alegria de viver em quem perdeu alguém no pós-pandemia
O encontro “Perdas da viuvez” será realizado no próximo dia 24 de setembro, das 8h às 17h, no auditório da Paulinas Livraria, na Vila Mariana, em São Paulo.

CNBB divulga mensagem aos brasileiros sobre o momento atual
Em mensagem, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil expõe sua posição sobre o momento atual vivido no país.

Irmãs Paulinas trilham o caminho da vocação em Ribeirão Preto e região
Irmãs, postulantes, noviças e aspirantes Paulinas voltaram a viver essa missão de forma presencial, e isso aconteceu durante a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (SP).

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados