BUSCA

Defesa da causa Xingu rende Nobel Alternativo a Dom Erwin Kräutler

Data de publicação: 06/12/2010

imprimir

Trailer



"Não estou feliz em meu nome, mas por causa da Amazônia e dos povos indígenas que merecem esse reconhecimento!"

O Bispo Dom Erwin Kräutler recebe hoje o Prêmio Right Livelihood 2010, o prêmio Nobel Alternativo dos Direitos Humanos, oferecido pela fundação Right Livelihood Award para homenagear e apoiar os que "trabalham na busca e aplicação de soluções para as mudanças mais urgentes e necessárias no mundo atual". A entrega é feita em Estocolmo, no Parlamento sueco, onde também se realiza a entrega anual do Prêmio Nobel.

O bispo da prelazia do Xingu é um dos quatro ganhadores de 2010 e foi contemplado por sua defesa à causa indígena e dos povos ribeirinhos no alto do Xingú, uma luta que se tem intensificado diante da decisão do governo federal de construir na região a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Os organizadores citam na indicação “a vida dedicada ao trabalho com direitos humanos e ambientais dos povos indígenas, e por seu incansável esforço para salvar a Amazônia da destruição". Para dom Erwin, que vive há quase 50 anos na região, a alegria de receber o prêmio é muito grande. “Não estou feliz em meu nome, mas por causa da Amazônia e dos povos indígenas que merecem esse reconhecimento!”

Para o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, a indicação é um gesto de reconhecimento à atuação “pastoral e profética” de Dom Erwin junto aos mais fracos e aos povos indígenas. Ele lembra que também Dom Helder Câmara recebeu esse prêmio na época do regime ditatorial no Brasil, quando lhe foi negado o Prêmio Nobel da Paz. “Quero parabenizar Dom Erwin e a nossa igreja, por ter em seu meio um lutador pela justiça social, pelo meio ambiente e pela vida dos povos indígenas!”, declara.



Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

VIVER E CELEBRAR: HORA VOCACIONAL PAULINAS - REZANDO COM @ PALAVRA PELAS VOCAÇÕES - UM ANO DE TRANSMISSÃO, PROMOVENDO A CULTURA VOCACIONAL
A Paulinas Livraria de São Luís (MA) realiza a primeira edição do programa “HORA VOCACIONAL PAULINAS – Rezando com a PALAVRA pelas vocações”, com o nome terço vocacional, apresentado às quintas-feiras, no horário da manhã.

Agosto Lilás: livro da Paulinas apresenta vários pontos de vista sobre o combate à violência contra a mulher
Para o "Agosto Lilás", o livro “Violência doméstica e familiar contra a mulher – Um problema de toda a sociedade” reúne artigos que falam sobre a prevenção, o cuidado, o comportamento e até o socorro em caso de agressão.

Paulinas São Luís: Campanha Janeiro Branco aviva equipes da Paulinas Livraria e é sucesso de adesão as obras literárias por parte dos clientes
A campanha Janeiro Branco, que chamou a atenção para os cuidados com a saúde mental e emocional, fez sucesso entre os clientes das filiais, tendo como exemplo a Paulinas São Luis, no Maranhão.

Paulinas Editora marca presença na 1ª Bienal Virtual do Livro de SP
A Paulinas Editora, presente em todas as edições físicas da Bienal do Livro de São Paulo, marcará presença também na primeira edição virtual da Bienal, que acontece de 7 a 13 de dezembro.

Programas da Paulinas WebRádio chegam ao YouTube
Agora os ouvintes poderão ficar mais conectados à Paulinas WebRádio por meio do YouTube.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados