BUSCA

Filosofia, pra quê? Elementar, meu caro: fazer pensar!

Data de publicação: 27/08/2009

imprimir

Trailer



"Assim é a Filosofia: em meio a tanto discurso, seu objetivo único é o de fazer pensar"

Filosofia, sim, mas com uma boa dose de ironia. E a provocação é o melhor caminho para nos fazer pensar. Em um descontraído bate-papo, a filósofa e professora Márcia Tiburi monopolizou a atenção dos convidados durante o sarau filosófico promovido na noite da última quarta-feira, 26, na filial de Paulinas Livraria, na Vila Mariana, em São Paulo. Com suas provocações, ela conseguiu o que queria: fazer com que refletissem sobre a importância do processo do pensamento na vida de cada um; ao contrário do que se imagina, as respostas não estão somente na mão dos filósofos.

Nesse sentido, Márcia desmistificou a crença de que os filósofos raciocinam mais que os outros. “Pura crendice.” E avaliou que, por achar assim, a sociedade se tem mostrado tão interessada na opinião dos pensadores sobre assuntos de nosso dia-a-dia. “Por um lado, isso é bom; ao se interessarem por filosofia, as pessoas automaticamente se interessam por pensamentos, mas é muito ruim achar que apenas os filósofos detêm o conhecimento. Isso só reforça o caráter precário do próprio senso comum”, avaliou.

Entre os muitos pensadores, Márcia lembrou Sócrates como o exemplo de ‘filosofia irônica’. “Temos dificuldades em entender quem é irônico; dizem uma coisa e, na verdade, querem dizer outra. O irônico fala, fala, fala e quem ouve entende o que quiser. Assim é a Filosofia: em meio a tanto discurso, seu objetivo único é o de fazer pensar”, conclui.

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

VIVER E CELEBRAR: HORA VOCACIONAL PAULINAS - REZANDO COM @ PALAVRA PELAS VOCAÇÕES - UM ANO DE TRANSMISSÃO, PROMOVENDO A CULTURA VOCACIONAL
A Paulinas Livraria de São Luís (MA) realiza a primeira edição do programa “HORA VOCACIONAL PAULINAS – Rezando com a PALAVRA pelas vocações”, com o nome terço vocacional, apresentado às quintas-feiras, no horário da manhã.

Agosto Lilás: livro da Paulinas apresenta vários pontos de vista sobre o combate à violência contra a mulher
Para o "Agosto Lilás", o livro “Violência doméstica e familiar contra a mulher – Um problema de toda a sociedade” reúne artigos que falam sobre a prevenção, o cuidado, o comportamento e até o socorro em caso de agressão.

Paulinas São Luís: Campanha Janeiro Branco aviva equipes da Paulinas Livraria e é sucesso de adesão as obras literárias por parte dos clientes
A campanha Janeiro Branco, que chamou a atenção para os cuidados com a saúde mental e emocional, fez sucesso entre os clientes das filiais, tendo como exemplo a Paulinas São Luis, no Maranhão.

Paulinas Editora marca presença na 1ª Bienal Virtual do Livro de SP
A Paulinas Editora, presente em todas as edições físicas da Bienal do Livro de São Paulo, marcará presença também na primeira edição virtual da Bienal, que acontece de 7 a 13 de dezembro.

Programas da Paulinas WebRádio chegam ao YouTube
Agora os ouvintes poderão ficar mais conectados à Paulinas WebRádio por meio do YouTube.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados