BUSCA

Intelectuais se reúnem para falar de Alceu Amoroso Lima

Data de publicação: 19/06/2009

imprimir

Trailer



Uma homenagem a Dr Alceu marcou o encontro de lançamento do livro "Dr. Alceu, 'da persona' à pessoa", do autor Cândido Mendes, nesta última quarta-feira, 17 de junho.


Em clima de homenagem e com ‘casa cheia’, intelectuais se reuniram para o lançamento de Dr Alceu, ‘da persona’ à pessoa, nesta última quarta-feira, 17 de junho, no auditório da Paulinas Livraria, da Vila Mariana, em São Paulo. Escrito pelo professor, educador, advogado, sociólogo, cientista político e ensaísta brasileiro, Cândido Mendes de Almeida, o livro traz um relato completo sobre a vida e a obra de Alceu Amoroso Lima, crítico-fundador de nossa modernidade literária e considerado a figura primacial do laicato católico brasileiro.

O encontro contou com a presença de Alceu Filho, que optou por ser breve, sucinto. “Quero lembrar as palavras citadas sempre por meu pai: liberdade, naturalidade, simplicidade, humildade, sinceridade, silêncio, compromisso, limite, futuro, juventude, senso de humor, fé, ética, estética, beleza, transcendência, abertura, transparência, justiça, amor, censura, alegria, caridade e horário para começar e terminar.”

Chiquito, neto do “homenageado”, ressaltou a importância desta para a literatura brasileira: “Este livro não é apenas um Google da ‘Tristânia’. É um livro para reflexão”, disse, adiantando que prepara um documentário sobre o pensador católico, humanista, crítico literário e escritor. Padre José Oscar Beozzo, mediador do debate, e a teóloga Maria Helena Arrochellas destacaram passagens da obra. Professora e presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP, Maria Luiza Marcilio, por sua vez, considerou de “filial reverência” a visão do autor sobre Alceu. “A linguagem do livro é clara, rebuscada, transita facilmente pelas citações. Acredito que Cândido Mendes tenha ficado impressionado pela conversão de Alceu.”

Cândido Mendes ressaltou a opulência de nossa língua portuguesa e lembrou que sua obra não é apenas uma biografia. “O evento histórico de Dr. Alceu é muito nobre; o evento interior é realmente gigantesco; e é por isso que me pareceu, em uma obra de tributo, (necessário) mostrar que a vida e os “vestígios da vida” dele têm que ser continuados pela representação de suas ideias.”

Em seguida, Padre Beozzo finalizou o encontro, convidando os presentes para um coquetel e sessão de autógrafos.
 

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Paulinas Editora marca presença na 1ª Bienal Virtual do Livro de SP
A Paulinas Editora, presente em todas as edições físicas da Bienal do Livro de São Paulo, marcará presença também na primeira edição virtual da Bienal, que acontece de 7 a 13 de dezembro.

Programas da Paulinas WebRádio chegam ao YouTube
Agora os ouvintes poderão ficar mais conectados à Paulinas WebRádio por meio do YouTube.

Mês da Bíblia na Paulinas
Ser amigo da Palavra é levar a Palavra de Deus a mais e mais pessoas. É presentear com uma Bíblia em todas as ocasiões. É ler a Bíblia para outras pessoas. Ser amigo da Palavra também é viver de acordo com os ensinamentos do Evangelho.

Troféu Louvemos o Senhor - Indicados Paulinas-COMEP
Mais uma edição do maior prêmio da música católica no Brasil acontecerá neste ano. No dia 30 de setembro, o público conhecerá os vencedores do Troféu Louvemos o Senhor e, no último dia 03 agosto, foi divulgada a lista dos indicados.

Pelo Sangue de Jesus: o novo single de Marília Mello
Com uma letra e melodia forte, o novo single de Marília Mello, "Pelo Sangue de Jesus", leva uma experiência profunda com Cristo, que derramou Seu sangue para salvar o mundo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados