BUSCA

Violência em nome de Deus. Uma reflexão em busca da Paz

Data de publicação: 24/04/2009

imprimir

Trailer



"A irracionalidade da violência sempre volta para quem a pratica".
Maria Clara Bingemer

Guerras, verdades e mentiras, a falsa paz em nome de Deus. É possível discutir um assunto tão sério de forma atraente e ao mesmo tempo descontraída? Paulinas Editora mostrou que sim ao realizar na noite do dia 23 de abril, o Sarau Teológico com o tema "Religião e Violência", um bate-papo com os teólogos Maria Clara Bingemer e Fernando Altemeyer.

Os convidados, católicos, leigos e protestantes, foram recepcionados ao som do violão e envolvidos por poesias recitadas pela contadora Leila Terra que, abriu o evento com uma história de guerra e paz entre cristãos e muçulmanos.

Fernando Altemeyer deu início às suas reflexões lembrando o personagem bíblico Jonas. Altemeyer o apresentou como um homem desobediente a Deus, que sempre quis manipular os acontecimentos em sua vida. “Jonas viveu uma saga, ele fez tudo para desfazer a vontade de Deus, uma bela parábola para os dias de hoje”, diz o teólogo. O perigo das religiões como donas da verdade também foi assunto para Fernando. “Isso é utopia, causa conflitos, a mesma água serve todas as religiões”, conclui.

A teóloga Maria Clara trouxe nomes que são referências quando se fala em paz, Dom Helder Câmara, Papa João Paulo II e Dalai Lama. “O Papa João Paulo II pediu perdão pelas vezes que a igreja usou de violência no mundo, Dom Helder foi um apóstolo da não violência ativa, e Dalai Lama está à frente do budismo, este que, não tem casos de violência em sua história”, disse Maria Clara.

Por fim, os participantes fizeram perguntas e compartilharam casos sobre o tema.



Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Taís González e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Paulinas Editora marca presença na 1ª Bienal Virtual do Livro de SP
A Paulinas Editora, presente em todas as edições físicas da Bienal do Livro de São Paulo, marcará presença também na primeira edição virtual da Bienal, que acontece de 7 a 13 de dezembro.

Programas da Paulinas WebRádio chegam ao YouTube
Agora os ouvintes poderão ficar mais conectados à Paulinas WebRádio por meio do YouTube.

Mês da Bíblia na Paulinas
Ser amigo da Palavra é levar a Palavra de Deus a mais e mais pessoas. É presentear com uma Bíblia em todas as ocasiões. É ler a Bíblia para outras pessoas. Ser amigo da Palavra também é viver de acordo com os ensinamentos do Evangelho.

Troféu Louvemos o Senhor - Indicados Paulinas-COMEP
Mais uma edição do maior prêmio da música católica no Brasil acontecerá neste ano. No dia 30 de setembro, o público conhecerá os vencedores do Troféu Louvemos o Senhor e, no último dia 03 agosto, foi divulgada a lista dos indicados.

Pelo Sangue de Jesus: o novo single de Marília Mello
Com uma letra e melodia forte, o novo single de Marília Mello, "Pelo Sangue de Jesus", leva uma experiência profunda com Cristo, que derramou Seu sangue para salvar o mundo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados