Paulinas na ExpoCatólica: Integrar para crescer
Data de publicação: 13/08/2007

Com a adoção do CRM, empresa busca atendimento mais personalizado com clientes de todo o País e resultados já começam a aparecer.
Confiante. Assim Paulinas chega à 5ª edição da ExpoCatólica, a realizar-se de 16 a 19 de agosto no Expocenter Norte, em São Paulo: confiante por causa do melhor desempenho do primeiro semestre; pelos primeiros resultados já alcançados com a profunda reestruturação comercial iniciada no final de 2006 e a adoção do Consumer Relation Management (CRM); pelo forte elenco de novidades em livros, CDs e DVDs e pelas ousadas campanhas promocionais que preparou para receber atacadistas e varejistas. "É uma feira de vital importância para o grupo e, como tal, preparamos muitas promoções para o atacado", comenta a diretora comercial Irmã Terezinha Dambros.
O visitante vai perceber tamanha animação logo na entrada do estande, uma estrutura de 140 m2, 40% maior que a da edição de 2006. O layout quer evidenciar a identidade e a grande interação entre os diversos departamentos e atividades do grupo. Assim, é possível observar produtos das áreas da Comep (perto de 600 títulos em CDs e DVDs), Editora (com mais de 1.600 obras), Grupo Revistas (Família Cristã, Diálogo e Super Mais), Rádio, TV, Sepac e SAB. Ganham destaque, ainda, o trabalho de cunho social do Grupo (Centro de Promoção Irmã Tecla Merlo) e o Espaço Vocacional, preparado para jovens que quiserem saber mais sobre a missão de Paulinas.
Uma sala exclusiva foi montada para receber clientes e amigos. "Preparamos uma campanha de desconto com frete gratuito e uma ação especial para lojistas de diversos pontos do País, além de uma mais específica para trabalhar com as novidades em cartões de Natal", adianta Irmã Terezinha, sem entrar em detalhes.
Lançamentos
Atenta ao tema da Expocatólica este ano, Paulinas apresenta o recém-lançado Gestão e espiritualidade - uma porta entreaberta, livro do pedagogo Afonso Murad. Ele percebeu que, para muitas organizações sociais e religiosas, é grande a dificuldade em harmonizar as exigências da vida espiritual com as necessidades do mercado e, por sua vez, nas empresas ditas comerciais, percebe-se a busca de um modelo de gestão que articule bons resultados com qualidade de vida. "Há uma busca dos dois lados - pessoas e organizações que desenvolveram somente a habilidade da gestão sentem que necessitam de valores mais elaborados; e aquelas que se caracterizam pela identidade humanista e espiritual buscam profissionalismo e cultura de resultados", diz Murad.
O grande número de lançamentos em livros, CDs e DVDs é parte da receita para superar as expectativas de vendas no evento. Não à toa, grandes nomes da música católica, como Ziza, Padre Zezinho e Adriana, reservaram a Expocatólica para apresentar os novos trabalhos. Adriana está de DVD (o primeiro) e CD novos, gravados ao vivo no Palácio das Convenções do Anhembi em março último e já em fase de finalização. Padre Zezinho, scj, que só este ano lançou três CDs, prepara seu DVD internacional, resultado das andanças por países como Argentina, China, França...
Ziza Fernandes chega com o quinto CD pela Comep, mais intimista, mais autoral, e surpreende pela voz, pelas letras, pelos arranjos. Espaço também para novos talentos: com um som ousado e melodias marcantes, a banda Via 33, do Grande ABC, apresenta CD homônimo, pop rock puro, e marca a adesão de Paulinas-Comep ao estilo. Já os DJs do ElectroCristo prepararam o lançamento do segundo CD, A festa não pára, remix de conhecidas músicas católicas. Até Padre Zezinho ganhou versão do grupo para a inesquecível "Maria de Nazaré". Marquinhos, no sax, e Gilbert, no teclado, vão brindar os visitantes do estande com música instrumental de qualidade na tarde de sábado.
Na comemoração dos trinta anos, o Setor Rádio lança Palavras Sagradas de Paulo Apóstolo, livro e CD de programas radiofônicos e encontros de reflexão bíblica. A proposta é auxiliar as comunidades na preparação dos momentos de oração em grupos e programas de rádio. Frei Luiz Turra, autor das músicas (estilo mantras) que acompanham as citações do programa, marcará presença na ExpoCatólica com os locutores Cidinha Fernandes e Altieri Barbiero.
Os produtos sazonais (cartões de Natal, agendas tradicionais e bíblicas, calendários, etc.), que têm no segundo semestre o melhor período, prometem fazer bonito para conseguir se destacar em meio a tantas novidades. "Todo o mix foi repensado", garante a responsável pelo marketing de produtos, Elisângela Almeida.
Em nome do relacionamento
A ExpoCatólica será também a oportunidade de Paulinas mostrar os resultados já conseguidos com a adoção do CRM (Consumer Relationship Management), iniciado no final de 2006 com o apoio dos serviços de uma consultoria. A estratégia tem como pontos-chave o marketing de relacionamento e a tecnologia de informação para se chegar a um atendimento mais adequado ao perfil de cada cliente e ao desenvolvimento de ações mais personalizadas. A empresa acredita que, por meio do uso de informações integradas e de canais de relacionamento mais compatíveis com cada cliente, será possível alcançar melhor rentabilidade a custos mais baixos. "Tratar clientes diferentes de formas diferentes. A palavra-chave é compatibilidade", resume o consultor Flávio Silva.
Responsáveis por cerca de 40% dos negócios de Paulinas, os lojistas foram divididos em três setores, levando em conta seus hábitos de compras, de modo a criar e manter um bom e rentável relacionamento. Depois de contratar mais três profissionais para a área comercial, a empresa avalia e redefine metas de desempenho por região. À exceção do RS, os Estados do Sul e Sudeste passam a ser atendidos por uma única estrutura. O Centro-Oeste é também uma área que promete ser mais bem trabalhada pela empresa.
Mais competitividade
Uma das saídas de Paulinas para enfrentar o grande número de empresas chegando ao segmento religioso é a diversificação de produtos e serviços - trabalho intensificado nos últimos dois anos. A proposta é posicionar-se junto ao mercado como uma empresa antenada com os assuntos em pauta na atualidade.
Livros e produtos de multimídia são os que mais evidenciam este novo posicionamento. Até dezembro, o grupo estréia a loja digital, estruturada para ajudar a superar a crise por que passa o mercado fonográfico. Por parte da editora, são perceptíveis a especial atenção a autores ousados, com propostas inovadoras, e as incursões por outras áreas da literatura como saúde, pedagogia, administração, auto-ajuda etc. Mesmo a área de literatura infantil, em que Paulinas acumula bagagem de mais de dez anos, vem sendo mais bem trabalhada para responder a contento aos desafiantes problemas de pais e educadores na formação de nossas crianças.
Paulinas Editora
Sala de Imprensa
Joana Fátima, Taís Gonzáles, Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
divulgacao@paulinas.com.br
O visitante vai perceber tamanha animação logo na entrada do estande, uma estrutura de 140 m2, 40% maior que a da edição de 2006. O layout quer evidenciar a identidade e a grande interação entre os diversos departamentos e atividades do grupo. Assim, é possível observar produtos das áreas da Comep (perto de 600 títulos em CDs e DVDs), Editora (com mais de 1.600 obras), Grupo Revistas (Família Cristã, Diálogo e Super Mais), Rádio, TV, Sepac e SAB. Ganham destaque, ainda, o trabalho de cunho social do Grupo (Centro de Promoção Irmã Tecla Merlo) e o Espaço Vocacional, preparado para jovens que quiserem saber mais sobre a missão de Paulinas.
Uma sala exclusiva foi montada para receber clientes e amigos. "Preparamos uma campanha de desconto com frete gratuito e uma ação especial para lojistas de diversos pontos do País, além de uma mais específica para trabalhar com as novidades em cartões de Natal", adianta Irmã Terezinha, sem entrar em detalhes.
Lançamentos
Atenta ao tema da Expocatólica este ano, Paulinas apresenta o recém-lançado Gestão e espiritualidade - uma porta entreaberta, livro do pedagogo Afonso Murad. Ele percebeu que, para muitas organizações sociais e religiosas, é grande a dificuldade em harmonizar as exigências da vida espiritual com as necessidades do mercado e, por sua vez, nas empresas ditas comerciais, percebe-se a busca de um modelo de gestão que articule bons resultados com qualidade de vida. "Há uma busca dos dois lados - pessoas e organizações que desenvolveram somente a habilidade da gestão sentem que necessitam de valores mais elaborados; e aquelas que se caracterizam pela identidade humanista e espiritual buscam profissionalismo e cultura de resultados", diz Murad.
O grande número de lançamentos em livros, CDs e DVDs é parte da receita para superar as expectativas de vendas no evento. Não à toa, grandes nomes da música católica, como Ziza, Padre Zezinho e Adriana, reservaram a Expocatólica para apresentar os novos trabalhos. Adriana está de DVD (o primeiro) e CD novos, gravados ao vivo no Palácio das Convenções do Anhembi em março último e já em fase de finalização. Padre Zezinho, scj, que só este ano lançou três CDs, prepara seu DVD internacional, resultado das andanças por países como Argentina, China, França...
Ziza Fernandes chega com o quinto CD pela Comep, mais intimista, mais autoral, e surpreende pela voz, pelas letras, pelos arranjos. Espaço também para novos talentos: com um som ousado e melodias marcantes, a banda Via 33, do Grande ABC, apresenta CD homônimo, pop rock puro, e marca a adesão de Paulinas-Comep ao estilo. Já os DJs do ElectroCristo prepararam o lançamento do segundo CD, A festa não pára, remix de conhecidas músicas católicas. Até Padre Zezinho ganhou versão do grupo para a inesquecível "Maria de Nazaré". Marquinhos, no sax, e Gilbert, no teclado, vão brindar os visitantes do estande com música instrumental de qualidade na tarde de sábado.
Na comemoração dos trinta anos, o Setor Rádio lança Palavras Sagradas de Paulo Apóstolo, livro e CD de programas radiofônicos e encontros de reflexão bíblica. A proposta é auxiliar as comunidades na preparação dos momentos de oração em grupos e programas de rádio. Frei Luiz Turra, autor das músicas (estilo mantras) que acompanham as citações do programa, marcará presença na ExpoCatólica com os locutores Cidinha Fernandes e Altieri Barbiero.
Os produtos sazonais (cartões de Natal, agendas tradicionais e bíblicas, calendários, etc.), que têm no segundo semestre o melhor período, prometem fazer bonito para conseguir se destacar em meio a tantas novidades. "Todo o mix foi repensado", garante a responsável pelo marketing de produtos, Elisângela Almeida.
Em nome do relacionamento
A ExpoCatólica será também a oportunidade de Paulinas mostrar os resultados já conseguidos com a adoção do CRM (Consumer Relationship Management), iniciado no final de 2006 com o apoio dos serviços de uma consultoria. A estratégia tem como pontos-chave o marketing de relacionamento e a tecnologia de informação para se chegar a um atendimento mais adequado ao perfil de cada cliente e ao desenvolvimento de ações mais personalizadas. A empresa acredita que, por meio do uso de informações integradas e de canais de relacionamento mais compatíveis com cada cliente, será possível alcançar melhor rentabilidade a custos mais baixos. "Tratar clientes diferentes de formas diferentes. A palavra-chave é compatibilidade", resume o consultor Flávio Silva.
Responsáveis por cerca de 40% dos negócios de Paulinas, os lojistas foram divididos em três setores, levando em conta seus hábitos de compras, de modo a criar e manter um bom e rentável relacionamento. Depois de contratar mais três profissionais para a área comercial, a empresa avalia e redefine metas de desempenho por região. À exceção do RS, os Estados do Sul e Sudeste passam a ser atendidos por uma única estrutura. O Centro-Oeste é também uma área que promete ser mais bem trabalhada pela empresa.
Mais competitividade
Uma das saídas de Paulinas para enfrentar o grande número de empresas chegando ao segmento religioso é a diversificação de produtos e serviços - trabalho intensificado nos últimos dois anos. A proposta é posicionar-se junto ao mercado como uma empresa antenada com os assuntos em pauta na atualidade.
Livros e produtos de multimídia são os que mais evidenciam este novo posicionamento. Até dezembro, o grupo estréia a loja digital, estruturada para ajudar a superar a crise por que passa o mercado fonográfico. Por parte da editora, são perceptíveis a especial atenção a autores ousados, com propostas inovadoras, e as incursões por outras áreas da literatura como saúde, pedagogia, administração, auto-ajuda etc. Mesmo a área de literatura infantil, em que Paulinas acumula bagagem de mais de dez anos, vem sendo mais bem trabalhada para responder a contento aos desafiantes problemas de pais e educadores na formação de nossas crianças.
Paulinas Editora
Sala de Imprensa
Joana Fátima, Taís Gonzáles, Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
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Fonte:
Paulinas
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