BUSCA

A leitura infinita

Data de publicação: 02/04/2015

imprimir

Trailer



A Palavra bíblica é uma janela, um espelho, uma fonte ou uma lâmpada, e em todas essas modalidades é imprescindível não só a construção do caminho do crente, mas também a maturação cultural.

A Bíblia é lugar de prova só não o sabe quem nunca dela se aproximou. Livro Sagrado para crentes de mais de uma religião, superclássico da literatura, chave indispensável de decifração do pensamento e da história. Ela tem uma espessura histórica inalienável que é preciso considerar: escrita a dois, três mil anos, em línguas com uma expressividade muito diferente da que têm as nossas. Por isso, de acordo com o autor da obra “Leitura infinita” é preciso interpretá-la.

Com grande sensibilidade pelas tradições bíblicas, o teólogo-biblista e poeta português José Tolentino Mendonça aproxima o seu leitor ao mistério da leitura dos textos pertencentes às Sagradas Escrituras. Nesse sentido, destaca uma série de elementos que caracterizam as tradições bíblicas: sua qualidade poética, sua linguagem metafórica, sua capacidade de fazer uma leitura da pessoa humana e do mundo, seu impulso de silenciar o homem, levando este último à contemplação do mistério e ao encontro com Deus.

No mais, o livro do Tolentino se destaca por sua acessibilidade e suas formulações literariamente bonitas. A leitura do texto é simplesmente prazerosa. De forma poética, o leitor pode sentir-se convidado a pensar sobre as questões mais profundas que a vida lhe apresenta.

E isso tudo o livro de Tolentino consegue por colocar-se a serviço de outro livro, que é a Bíblia. Ou seja, favorece-se, de forma humilde, a dinâmica de o finito se colocar à disposição do infinito.

Obra: A leitura infinita – A Bíblia e a sua interpretação
Escritor: José Tolentino Mendonça
ISBN: 978-85-356-3879-0
Código: 52697-5


Fonte: sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados